Curiosidades do Mundo Automobilístico

Quais são os 5 carros mais rápidos já produzidos pela Audi?

A Audi é uma montadora conhecida por produzir os carros mais rápidos do mundo. São diversos modelos que podemos destacar e alguns marcaram época e se tornaram objeto de desejo de muitas pessoas.

Assim como muitas outras fabricantes de carros, os primeiros anos da Audi foram, para dizer o mínimo, atribulados. O fim do século XIX e início do XX foram marcados pela criação em profusão de empresas dedicadas à fabricação de automóveis.

Neste texto, você conhecerá melhor a história da Audi e verá alguns dos carros mais rápidos já produzidos pela marca. Se você é um apaixonado por velocidade, continue a leitura!

Fonte: Reprodução do Site Trabalhos Escola: Indústria automotiva história geral

A história da Audi

Antes de conhecer o carro mais rápido do mundo que a Audi já fabricou, é importante conhecer um pouco mais sobre a montadora, como ela surgiu e os motivos que fizeram dela uma das mais conhecidas do mundo.

Nos primeiros anos de existência da indústria automotiva, ela não agregava tanta importância à economia de um país ou no mundo. Afinal, os carros eram artigos de extremo luxo. Somente pessoas muito abastadas financeiramente conseguiriam um exemplar.

Contudo, não demorou muito para que os veículos se popularizassem no mundo. Aos poucos, surgiram modelos mais acessíveis, transformando o carro em um item equivalente a um artigo de luxo, mas com conforto e, até mesmo, com potencial para ser usado a trabalho.

Era o nascimento de uma indústria que se tornaria uma das mais importantes da economia global e responsável por mudanças fundamentais no modo de se locomover, alcançando entusiastas e amantes de veículos em todo o mundo.

Como todo nascimento, porém, um pouco de caos se fazia presente. Na mesma velocidade que abriam portas, empresas e marcas fechavam ou eram vendidas a outras.

Fonte: Reprodução do site FlatOut: história da Auto Union

A Audi sofreu com essa instabilidade. No caso da marca dos 4 anéis, porém, o processo parece ter sido um pouco mais demorado. Isso aconteceu mesmo que em suas primeiras décadas os alemães tenham tido bons resultados, sendo inclusive pioneiros na fabricação de veículos de 6 cilindros com tração dianteira na Europa.

Após a Segunda Guerra Mundial, a marca Audi praticamente sumiu das ruas, embora a empresa tenha continuado a produzir. Foi apenas na década de 1960, com a compra pela Volkswagen, que a marca ressurgiria e estabeleceria sua história como referência em qualidade e confiabilidade.

Fonte Reprodução do Site Motorsports Logo Audi

A Audi começa a surgir de verdade

Na década de 80, entretanto, a Audi começou a se desprender cada vez mais da Volkswagen. Além disso, nesse período, ela lançou a QUATTRO, sendo uma derivação do cupê da década.

O veículo conseguiu vencer várias competições de rali, além de lançar tendências, já que as suas tecnologias foram replicadas em outros carros, por conta de sua inovação e eficiência.

Em 91, a Audi já tinha o seu próprio departamento de marketing e, no outono, já estava com alguns estudos encaminhados para carros esportivos. Nascia, então, o Audi Quattro Spyder e o Audi Avus Quattro.

Fonte: Reprodução do site: Motor 1 Audi Quattro Spyder Concept

Os quatro anéis que formam o símbolo da Audi foram criados em 1932, no ano em que a empresa se associou com as marcas Horch, DKW e Wanderer, formando, assim, a Auto Union, que nomeou os seus carros assim até 1965.

A Audi chegou ao Brasil em 1993, por meio do Tricampeão Mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna. Um ano depois, as importações do carro começaram, após uma apresentação no hangar da extinta Varig.

Os veículos da Audi são comercializados em 48 lojas brasileiras, sendo a mais recente inaugurada em 2017, em São Paulo.

Você sabia que, além dessas características, os alemães também são capazes de produzir veículos velozes que concorrem com qualquer esportivo? Veja a seguir quais são os 5 carros mais rápidos já produzidos pela Audi!

Os 5 carros mais rápidos já produzidos pela Audi

A seguir, você confere alguns dos carros mais rápidos já produzidos pela empresa e poderá atestar a sua qualidade, e velocidade, além de entender um pouco mais sobre cada um dos veículos.

1. Audi R8 V10 Plus:

O primeiro lugar não poderia ser outro que não o monstro Audi R8, produzido baseado no carro-conceito Audi Le Mans Quattro. O seu nome é uma referência a uma corrida que recebe o nome de “As 24 Horas de Le Mans” na Alemanha.

Com a primeira versão lançada em 2006, o Audi R8 foi um dos melhores e mais potentes carros de estrada da década passada. A segunda geração, que chegou em 2015, deu continuidade a esse legado, nos brindando ainda com a versão V10 plus.

Fonte: Reprodução do site Audi: R8 Car

O Audi mais veloz já produzido conta com 610cv, alcança os 330 Km/h , faz de 0 a 100 k/h em 3.2 segundos e de 0 a 200 Km/h em apenas 9.9 segundos.

Uma curiosidade: o Audi R8 é também uma estrela de cinema e foi o veículo do personagem Tony Stark, aparecendo em diferentes versões em 7 filmes do universo cinematográfico da Marvel (Homem de Ferro I, II e III, Vingadores: A era de Ultron, Capitão América: Guerra Civil, Homem-Aranha De Volta para Casa e Vingadores: Ultimato.

Outro detalhe importante sobre esse supercarro está relacionado à sua estrutura. Ele é feito de alumínio e fibra de carbono, um material utilizado no desenvolvimento de veículos da Fórmula 1. Isso faz com que a máquina fique mais leve e, ao mesmo tempo, rígida.

Em outras palavras, é um material que impacta positivamente no seu desempenho, graças ao peso reduzido. Porém, isso não significa que é um carro sem segurança. Muito pelo contrário, a fibra de carbono é um material muito resistente.

Além disso, ele tem uma tecnologia que proporciona a seleção de 5 modos de condução totalmente diferentes. O primeiro é o automático, que é para uma utilização intermediária no dia a dia das cidades ou em estradas com velocidades controladas.

A segunda opção é a confortável, que garante uma condução mais tranquila para os ocupantes. A terceira é a dinâmica, que mescla entre momentos de maior desempenho e conforto. A quarta opção é a esportiva, focada na velocidade, utilizando ao máximo o motor e o sistema aerodinâmico.

Por fim, temos o módulo personalizado que dá liberdade ao condutor sobre a forma que deseja dirigir o veículo. Em termos de desempenho, ele consegue chegar muito perto do Porsche 911, fazendo de 0 a 100 em 3,4 segundos.

Fonte reprodução do site Wheels Ca

Desempenho

Esse veículo pode ser utilizado tanto nas ruas quanto na pista, já que consegue desempenhar um bom papel nesses dois ambientes. Entretanto, para usufruir ao máximo desse veículo, é interessante que ele ande em um local que o permita ter velocidade.

Sua rodagem é mais firme, diferentemente do modelo suave que estávamos acostumados a ver no R8 antigo. É possível sentir o mínimo desnivelamento ou obstáculo encontrado pelo carro de dentro da cabine.

As suspensões contam com um duplo A sobreposto na traseira e na dianteira do veículo. O carro também conta com os grandes pneus Pirelli P Zero, com 305/30 na traseira e 245/30. As rodas contam com aro de 20 polegadas.

Uma tecnologia aplicada ao veículo é um seletor, que permite ao motorista identificar ao carro qual o tipo de pista a ser percorrida para que ele consiga se adaptar às atuais condições da estrada.

O Audi R8 V10 plus conta com um sistema de tração Quattro, que consegue transferir até 100% da força do carro para um único eixo. Além disso, ele também tem seu diferencial dianteiro arrefecido com água, o que auxilia no ganho de velocidade.

2. R8 V10 RWD

Aqui, também vale uma menção honrosa ao Audi R8 V10 RWD, uma versão altamente esportiva da marca. Uma das características marcantes desse modelo é que ele só conta com tração traseira.

Essa característica faz muita diferença em um veículo e exige um pouco mais de habilidade do condutor, principalmente nas curvas e saídas muito velozes. A falta de atenção nesses momentos pode fazer o carro perder o centro da direção e dificultar o controle. Isso é ainda mais fácil de acontecer com um veículo com uma motorização tão potente.

Por outro lado, carros com tração traseira são muito divertidos de dirigir, principalmente quando se trata de um Audi R8 V10 RWD.

Ele conta com saias laterais e um difusor pintado de preto brilhante, também podendo ser trocado por fibra de carbono. É possível encontrar uma versão mais esportiva e também mais conversível.

Ele tem uma motorização de 5.2 V10 aspirado, com 540 cv e 55 kgfm de torque traseiro, por meio da dupla embreagem S-tronic de 7 marchas e diferencial traseiro mecânico. Tudo isso permite que o carro consiga alcançar 100 km/h em apenas 3,7 segundos.

Versões anteriores tinham tração integral. A remoção desse elemento do modelo mais novo economizou cerca de 65kg no seu peso total. Essa diminuição no peso melhora consideravelmente o desempenho do veículo. Ainda sobre a tração traseira, essa opção deixou o carro mais barato.

Por dentro do veículo temos muito luxo e tecnologia embarcada. Os revestimentos dos assentos são de couro. Além disso, o volante é muito semelhante ao de outros superesportivos da marca. O console central é muito amplo e recebe o controle do câmbio automático e outras opções.

Fonte reprodução do site ANSA R8 V10 RWD

Os difusores de ar têm um contorno pintado na cor do veículo. O painel é 100% digital e repleto de funções, funcionando como uma central multimídia. Sem comprometer absolutamente nada do design interior, o Audi R6 mergulha o proprietário em uma atmosfera exclusiva.

Essas características são evidenciadas pelos seus belíssimos assentos que têm um forte apelo esportivo com costura diferenciada que gera um interessante contraste com a cor do couro. Trata-se de um acabamento de qualidade impecável, oferecendo muito conforto a bordo.

3. Audi RS7:

O Audi RS7 é uma versão de alta performance do modelo A7, o bem-sucedido carro executivo lançado pela marca em 2010. O RS7 foi produzido pela primeira vez em 2013 e logo se tornou o segundo veículo mais rápido já produzido pelos alemães.

Além disso, ele também é considerado um dos mais belos da marca que vieram para o Brasil. Trata-se de um veículo muito completo com um desempenho inacreditável, mas sem deixar de lado o luxo e o conforto a bordo.

Essa supermáquina é comercializada no Brasil há aproximadamente 5 anos. Logo, como tem pouco tempo em nosso país, não é fácil encontrá-los na rua. Isso também se deve ao seu preço. Há quem diga que ele é o mais “salgado” dos outros modelos da Audi vendidos aqui em nosso país.

Tendo por origem um modelo executivo, o tamanho e beleza do RS7 também chamam a atenção — há quem o considere um dos mais bonitos da marca.

Fonte: Reprodução do site Diesel Station: Audi A7

Na versão comum, o RS7 entrega velocidade máxima de 250 Km/h, sendo possível optar por conjuntos de opcionais que elevam a velocidade a 280 km/h ou 305 km/h. Além disso, ele conta com 600 cavalos de potência.

Apesar de ter um design mais robusto, como um Fiat Toro, ele consegue manter uma alta velocidade, já que sua estrutura foi pensada para ser leve e não impedir que o veículo “voe” no asfalto.

Fonte: Reprodução do site Motor1: Audi rs7

Ele foi disponibilizado no Brasil em 2014, mas ainda é bastante requisitado, afinal, é um dos veículos mais potentes já produzidos pela Audi. Na época, ele era tido como o segundo carro mais caro da marca.

Características técnicas

Seu torque é bastante alto: 81,5kgfm. Seu anúncio foi feito no Salão do Automóvel de Frankfurt, considerada a maior edição do evento no mundo. Seus números têm sido comparados aos do Porsche 911 Carrera S, que está em um nível bem semelhante.

Ele também conta com uma tecnologia híbrida, leve, de 48V, fazendo com que o carro consiga economizar combustível e diminuir as emissões de C02 na atmosfera, o que é ótimo para o meio ambiente.

O RS7 ainda conta com um superalternador, que auxilia na redução do consumo de combustível. Por aliviar o trabalho do motor, é possível poupar 0,8 litro a cada 100 50 rodados. Mesmo sendo uma economia pequena, pode fazer diferença a longo prazo.

Seu câmbio é um Tiptronic automático com 8 velocidades e com tempos de mudanças menores, se comparado a outros modelos da linha. Com relação à sua tração, ela é distribuída nos eixos dianteiro e traseiro na proporção 40:60, por meio do diferencial central.

Assim, é possível recriar a sensação de uma tração traseira forte, algo que é encontrado nos concorrentes da marca, como BMW. Caso uma roda escorregue na pista, é possível redirecionar para o eixo com menos tração.

Aqui no Brasil, o RS7 pode ser encontrado em apenas uma versão de acabamento. Sendo assim, o esportivo de 4 portas também é único. A versão mais recente ultrapassa os R$ 700.000,00. Sim, é bem salgado, mas não está nada fora do tamanho de sua performance, luxo e conforto.

No ano de 2019 ele foi considerado o carro de linha esportiva mais caro sendo comercializado no mercado brasileiro. Em termos de conforto, ele conta com apoio de braços dianteiros. Seus bancos são elétricos e têm apoio lombar de até quatro vias.

O banco do motorista tem memória, assim, você pode programar algumas configurações diferentes, caso tenha outras pessoas que também utilizam o carro. Além disso, os assentos dianteiros também são aquecidos.

Fonte reprodução do site Motor 1

O volante é feito com a base achatada e revestido em couro. Na parte de trás encontramos os paddle shifts para a troca de marchas. O ar-condicionado tem incríveis 4 zonas e é totalmente digital e automático.

Toda a assinatura ótica do carro é em LED, tanto seus faróis quanto lanternas traseiras e luzes indicadoras. Por fim, o modelo é equipado com teto solar elétrico e sistema de escapamento esportivo.

4. Audi S8:

Na quarta colocação está o Audi S8, luxuoso sedan de grande porte que teve sua primeira versão lançada em 1996. O S8 é o melhor que a linha S da Audi pode oferecer em todos os sentidos, quem conhece o modelo se espanta com o fato dele bater de frente com muitos esportivos.

Fonte: Reprodução do site Car and Driver 2017 Audi S8 Review

Afinal, não é todo dia que se vê um carro grande e luxuoso como ele sendo capaz de acelerar de 0 a 100 Km/h em apenas 3.6 segundos. Isso por conta de um motor V8 de 520 hp. No ano de 2020 foi lançada uma nova versão que combina luxo e desempenho, continuando a saga de um supercarro de tirar o fôlego.

Ele é equipado com um sistema 48V híbrido muito leve, que é combinado com um acionador de partida. O desempenho no 0 a 100 impressiona, alcançando a velocidade em menos de 4 segundos, ainda mais ao percebermos que estamos tratando de um carro com nada mais nada menos que 2.230 kg. Afinal, sua carroceria tem quase 5 metros de extensão.

O Audi S8 é perfeito para quem busca o conforto de um sedan, mas não abre mão da velocidade. Seu visual é bastante discreto, o que contrasta com a sua grande potência. Ele conta com cavalaria sob o capô e emblemas do S8 na grade frontal e na traseira do veículo.

Além disso, também foram feitas algumas mudanças sutis: as saias laterais são levemente mais pronunciadas, além dos braços das rodas serem mais abertos. O carro também conta com alguns detalhes pintados em cinza-fosco.

Outra novidade nesse modelo é que ele conta com um sistema de desativação de cilindros, que visa diminuir combustível e deixar o carro mais econômico. O sistema elétrico de 48 volts também foi pensado para essa finalidade.

Ele também tem um sistema de suspensão muito interessante. São pneumáticas com um dispositivo preditivo que tem por objetivo controlar a rotação e inclinação da gigantesca e pesada carroceria.

Também existem dois atuadores eletromecânicos nas barras anti-roll que têm por objetivo variar a resposta e a excursão de cada uma das rodas. Assim, esse sistema modifica a aerodinâmica e a atitude do carro dependendo do terreno e velocidade.

5. Audi R8 GT Spyder

Finalizando a lista nós temos o Audi R8 GT Spyder. Ele é considerado um dos conversíveis mais rápidos, caros e mais exclusivos da marca Audi, tendo um bom desempenho até mesmo em pistas sob chuva forte. Em 2016, existiam apenas dois modelos do veículo no Brasil.

Por ser um veículo exclusivo, apenas 333 modelos foram criados, sendo comprados por apaixonados por carros de todo o mundo. A maior chance de vê-lo foi durante o Salão do Automóvel do ano, evento em que ele foi apresentado.

Durante a feira, ainda foi feita uma ação promocional, na qual os visitantes puderam dirigir o veículo e ver como é a sua potência e velocidade. Cada carro conta com o seu número de fabricação, cravado no pomo do câmbio de cada automóvel.

Fonte: Reprodução do site Best Cars R8 GT Spyder

Seu motor é um V10 5.2, que emite um alto som a cada arrancada. Seu torque é de 55 mkgj e só precisa de 4,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Como velocidade máxima, a Audi promete que ele consegue alcançar os 319 km/h.

Toda a sua estrutura foi pensada para diminuir o seu peso, e consequentemente, deixá-lo mais rápido. Sua composição é feita de uma mistura de materiais leves e pesados. Sua carroceria é feita de alumínio e magnésio, além de polímeros reforçados.

A ideia é ter uma estrutura de alta resistência que usa peças inteiras, sem a necessidade de soldagem para que o veículo se torne mais rígido, sem que isso aumente o seu peso.

Conhecendo a história da Audi e quais os 5 carros mais rápidos já criados por ela, você poderá entender melhor o sucesso dessa marca de luxo e até mesmo pensar em adicionar um desses modelos para a sua coleção.

Por fim, agora que conhece o carro mais rápido do mundo fabricado pela Audi, tem uma boa gama de opções para preencher a sua garagem. Lembrando que esses são veículos que priorizam a velocidade, mas também têm muita tecnologia e conforto para proporcionar ao usuário.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam esses modelos incríveis.

Comentários

  1. Vinicius Walter disse:

    Material muito bem elaborado. Parabéns a toda equipe paito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

VER MAIS

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

O que é um chip de potência e o que ele proporciona? Descubra

VER MAIS

O que é um chip de potência e o que ele proporciona? Descubra

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

PPF: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

PPF: entenda o que é e como funciona