Curiosidades do Mundo Automobilístico

Carro do futuro: Quais são as inovações tecnológicas que vão invadir as ruas?

Já pensou como será o carro do futuro? As montadoras já trazem novidades para as ruas, que demonstram quais serão as inovações que logo mais impactarão o setor automobilístico. Soluções que agregam sustentabilidade e inteligência artificial são algumas características que muitos projetam no carro do futuro, mas não para por aí.

Estudo recente da consultoria inglesa IHS Automotive estima que, até 2025, haverá cerca de 2 bilhões de carros que produzem 30 teraybtes nas ruas. A quantidade de dados se refere a processos, em parte, já feitos pelos veículos, como informar rotas, estados das estradas, localizações, condições de trânsito e muito mais.

Fonte reprodução do site Quebedeaux Collision

De acordo com os projetos das montadoras, a expectativa é que a conectividade dos carros aumente exponencialmente, garantindo ainda mais sofisticação, segurança e conforto para os modelos do futuro. Neste post, vamos esclarecer como funcionam as principais inovações tecnológicas que invadirão as ruas nos próximos anos.

Confira!

Inteligência artificial

A inteligência artificial já começou a ser inserida em alguns carros. Atualmente, a tecnologia é usada em automóveis de luxo com sensores de distância, ultrapassagem assistida e frenagem automática. Os compradores também já podem encontrar veículos capazes de fazer ajustes na direção, acelerar e travar, tudo de maneira automática.

De modo geral, a inteligência artificial se refere a soluções tecnológicas que permitem às máquinas fazer funções sem a intervenção humana. No mercado automobilístico, espera-se que essa tecnologia cumpra cada vez mais funções em novos veículos. Além de praticidade e conforto, a inteligência artificial garante segurança para os motoristas.

Fonte reprodução do site Continental Technologies for Future Mobility

Um dos primeiros modelos vendidos no Brasil com essa tecnologia é o Volkswagen Virtus, que conta com a ajuda de um aplicativo para celular para detectar problemas. O motorista tira uma foto e o app informa a possível causa do alerta. O novo Mercedes-Benz Classe S é outro modelo que faz sucesso por conta da inteligência artificial. Algumas das suas vantagens são a frenagem automática e o sistema de condução semiautomático.

Carros autônomos

Carros autônomos conseguem correr pelas estradas sem a ajuda de motoristas. A base para esse avanço é a inteligência artificial. Hoje, já existem modelos que exploram as características de um autônomo, mas os projetos para carros sem motoristas ainda estão em fase de testes nas montadoras e empresas de tecnologia, como Google e Apple.

Fonte reprodução do site Top Speed Apple car

Diversos componentes devem trabalhar em conjunto para garantir que carros autônomos tenham as orientações necessárias para uma condução eficiente e segura. Sensores, radares e câmeras interpretam sinais de trânsito, detectam pedestres, relevos e outros obstáculos nas estradas. Uma das vantagens desse projeto é que os carros autônomos devem captar situações que não são interpretadas pelos motoristas com facilidade, o que é uma garantia de mais seguranças nas estradas.

Realidade aumentada

A realidade aumentada tem ganhado destaque em aparelhos eletrônicos como videogames, PCs e celulares, mas a indústria automobilística também investe em modelos com essa tecnologia. É uma das grandes tendências que marcarão o carro do futuro.

Você já pode encontrar modelos que usam a realidade aumentada no mercado. Um recente modelo da Jaguar Land Rover, por exemplo, tem um para-brisa que exibe dados de vários tipos em realidade aumentada para o motorista. Dessa forma, fica mais fácil receber e consultar informações sem perder o foco nas estradas.

Fonte reprodução do site Mundo conectado

A iniciativa é nova, mas os modelos do futuro prometem ainda mais funcionalidades com a realidade aumentada. Nos próximos anos, esperamos modelos que consigam exibir mapas, condições do trânsito, funcionalidades, entre ouras informações não apenas em painéis multimídias, mas também diretamente nos vidros.

Internet das coisas

Carros com funcionalidades movidas à internet. Essa é a premissa da Internet das coisas (do inglês, Internet of Things ou IoT), tecnologia que mostra grande influência no mercado automobilístico e que está base dos carros autônomos. A IoT já desempenha aplicações interessantes nos modelos que circulam nas ruas e promete ainda mais sofisticações.

Um dos grandes destaques é a manutenção preventiva com telemetria. Por meio da leitura de dados, sensores instalados no carro conseguem enviar sinais para uma central capaz de interpretar possíveis problemas. Dessa forma, ela pode informar ao motorista quando o carro precisa passar por uma manutenção.

A IoT também já contribui para a prevenção contra acidentes nas estradas. A frenagem do veículo por meio de sensores permite que o motorista evite até trocar de faixa diante da presença de outro carro nas proximidades.

Biometria

A biometria ganhou destaque em dispositivos móveis como recurso para a liberação de tela. Contudo, a tecnologia não é uma regra na indústria automobilística. Já existem até modelos que permitem destravar e dar partida apenas com a impressão digital, como o Hyundai Santa Fe SUV 2019, mas a tecnologia ainda tem muito a ser explorada nos próximos anos.

Poderemos encontrar a biometria em diferentes níveis no carro do futuro. Por exemplo, em sensores para detectar funções vitais do motorista; eletroencefalograma no encosto, capaz de identificar se o motorista conduz o carro com sono e emitir um alerta; ou em sensores no cinto de segurança para monitorar batimentos cardíacos.

Fonte reprodução do site Motor1 Hyundai Santa Fe

Carros 100% elétricos

A demanda por sustentabilidade em diferentes indústrias permitirá que os modelos elétricos ganhem cada vez mais espaço no mercado automobilístico. As montadoras já trabalham para desenvolver novas proporções para os modelos que não contam com motor a combustão dianteiro, traseiro ou central definindo a silhueta.

A linha Família ID da Volkswagen, por exemplo, por conta da Plataforma WEB (desenvolvida para veículos 100% elétricos), apresenta uma nova proporção, com balanços traseiro e dianteiro compactos, maior distância entre os eixos e rodas maiores. Os modelos da nova linha têm um amplo espaço interno, o que garante o conforto de quem está a bordo.

Os salões automotivos são palco para carros-conceito, modelos com design inovadores e tecnologias incríveis. Então, se quiser acompanhar de perto as próximas novidades do mercado automobilístico, conheça os principais eventos de carros de luxo no Brasil. É uma excelente oportunidade para conferir de perto as inovações que marcarão os modelos de carro do futuro.

Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar a newsletter da Paíto e começar a receber nossas novidades e dicas exclusivas sobre automobilismo por e-mail. Esperamos por você!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

PPF: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

PPF: entenda o que é e como funciona

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

VER MAIS

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!

VER MAIS

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!