Curiosidades do Mundo Automobilístico

Car detailing: tudo que você precisa saber sobre a técnica que deixa seu carro brilhando de novo

O car detailing é uma técnica que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado automobilístico. Apesar de caro e demorado, ele oferece um resultado impecável e uma completa transformação nos carros, deixando-os novinhos em folha.

Nesse texto, você saberá o que é o car detailing, qual o objetivo dessa técnica e quais as etapas que a envolvem, e entenderá o que é feito com o seu veículo em cada uma delas. Vamos lá?

O que é car detailing?

O car detailing é uma técnica que devolve o brilho à lataria e outras partes do carro, deixando-o com um aspecto de novo mesmo depois de certo tempo de uso. Apesar de ser uma técnica relativamente nova, ela já vem fazendo sucesso no país e sendo utilizada por diversos tipos de motoristas.

Ele também pode ser conhecido como “detalhamento”, e consiste em uma higienização do interior do carro, além de espelhamento da lataria e recuperação de materiais. Outros tipos de procedimento podem ser feitos a depender do estado do veículo.

Fonte: Reprodução do site: InOutCarWash Auto Detailing

É importante que o car detailing seja feito em etapas e não tudo de uma vez só. Dentre essas etapas destaca-se a avaliação, a primeira desse processo, pois é por meio dela que serão elencados os procedimentos que devem ser realizados no veículo.

Abaixo você pode conferir em de modo geral todas as etapas do processo de nosso Detail Center interno na Paíto Motors:

A seguir, você entenderá quais os objetivos dessa técnica e porque ela é importante para manter uma boa aparência do veículo, o que pode trazer algumas vantagens ao longo prazo.

Qual o objetivo do car detailing?

O objetivo da técnica de detalhamento é dar uma requintada e minuciosa limpeza aos veículos, abordando pontos específicos que precisam de um ajuste, uma higienização profunda ou uma repaginada.

Diferentemente de outros tipos de limpeza, o car detailing utiliza materiais biodegradáveis, assim, além de ajudar o meio ambiente, também não danifica o carro, promovendo um resultado bastante profissional e que agrada até mesmo os motoristas mais exigentes.

Fonte: Reprodução do site: QuotientApp Car Detailing Quote

Uma vantagem de realizar o car detailing é justamente o efeito final, que é bem satisfatório. Isso fará com que o carro tenha a aparência de recém-saído da fábrica, atraindo olhares positivos das pessoas.

Caso você tenha o desejo de vendê-lo ou expô-lo publicamente em um evento, ele precisará estar em ótimas condições para ter um resultado positivo entre os futuros compradores ou admiradores do seu veículo.

Como funciona essa técnica?

Como explicamos, o car detailing funciona em algumas etapas, sendo cada uma delas imprescindível para um bom resultado de detalhamento.

Variados tipos de carros podem passar pela técnica de detalhamento, desde aqueles mais antigos e com alto valor sentimental, até os considerados como relíquias, ou então modelos mais novos que, por algum motivo, precisam passar por uma repaginada no seu visual.

Outra informação importante sobre esse processo que ele não é um procedimento rápido: estima-se que o detalhamento de um carro pode durar entre uma e duas semanas, a depender das necessidades do veículo.

É preciso ter em mente que esse é um processo minucioso, e que os profissionais levam muito a sério. Por isso, é preciso a garantia de que ele seja bem-feito.

Caso você esteja com pressa para ver o seu carro novinho em folha, talvez o car detailing não seja o melhor procedimento para o seu veículo. Apenas o processo de pintura pode levar 4 dias para ser completamente concluído.

No próximo tópico, detalharemos cada uma das fases dessa técnica para que você entenda como ele chega ao resultado esperado.

Quais são as etapas do car detailing?

O processo de detalhamento de veículos é dividido em etapas, tudo para garantir o máximo de qualidade no resultado final. Veja a seguir quais são essas etapas e o que é feito em cada uma delas.

Avaliação

A primeira etapa é a de avaliação. Nela, será verificado o que pode ser limpo, modificado ou restaurado no carro. É nessa etapa em que também é feito o gerenciamento de expectativas, quando o profissional da técnica e o cliente alinham como será o resultado final da reforma.

É muito importante ter esse alinhamento com o cliente, já que a depender do estado atual do carro, ele poderá ter uma melhor na aparência de 100%, 80% ou necessitar de uma reforma mais pesada, caso apresente problemas mais graves.

Lavagem

Na lavagem, é feita uma limpeza completa no veículo: caixa de roda, rodas, carroceria, parte interior do veículo, guarnição de porta, motor e diversas outras partes do veículo. São utilizados métodos e produtos específicos para esse procedimento.

Fonte: Reprodução do site: Auto Colorwi Car Wash Protects

Esse cuidado com a lavagem é importante, já que certos produtos podem comprometer a lataria ou causarem problemas no acabamento interno ou externo do carro ao longo prazo.

Secagem

No processo de secagem, os carros podem passar por um jato de ar para garantir um acabamento perfeito. Entretanto, poderão ser utilizadas outras técnicas para preservar a integridade do veículo e obter uma boa finalização.

Descontaminação

Por conta da poluição do ambiente e do uso diário do carro, algumas partes podem ser danificadas naturalmente, como os tecidos e plásticos presentes em diferentes partes do veículo. Assim, nessa etapa, eles são trocados ou recebem de volta a sua cor natural.

Aqui também é feita uma limpeza ainda mais profunda, retirando toda a sujeira e resíduos que podem ter sido esquecidos ou que não puderam ser eliminados na etapa anterior.

Espelhamento da carroceria/ Detalhamento interno

Agora, o profissional consertará defeitos na pintura do carro utilizando medidores de espessura de tinta e lâmpadas especiais para encontrar os menores e mais imperceptíveis problemas, para deixar a lataria completamente perfeita.

Abaixo um pouco do processo de pintura e retoques do nosso Detail Center aqui na Paíto Motors:

Finalização

Por último, o processo de detalhamento passa pela fase de finalização, na qual o profissional fará uma revisão de todo o trabalho feito, procurando imperfeições ou problemas que podem ter passado despercebidos.

Conhecendo melhor o car detailing, quais os seus objetivos e por quais etapas um automóvel passa durante essa técnica, você poderá investir nesse processo para ter um carro perfeito. Além disso, é importante escolher uma empresa de confiança e qualidade para garantir um resultado ainda melhor.

Gostou do texto? Então, compartilhe nas suas redes sociais e mostre para mais pessoas como a técnica de car detailing funciona.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

PPF: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

PPF: entenda o que é e como funciona

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

VER MAIS

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!

VER MAIS

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!