Curiosidades do Mundo Automobilístico

Confira os tipos de motor de carro e a diferença entre eles

As questões mais frequentes que chegam a vendedores de concessionárias estão quase sempre relacionadas ao motor de carro. De fato, esse é um ponto importante para escolher um veículo de qualidade, que atenda aos objetivos do motorista. Por essa razão, explicamos neste conteúdo os principais tipos de motor e suas diferenças.

Abordamos os seguintes modelos: 1.0, 1.4, 1.6, 1.8, 2.0 e as particularidades do motor turbo. Vale lembrar que esses números se referem ao número de cilindradas do motor. O motor 1.0 é um motor com 1.000 cilindradas, o motor com 1.4 tem 1.400 cilindradas e assim por diante.

Fonte reprodução do site News24

Consideramos a cilindrada o fator usado na classificação porque ela mede a capacidade do motor. É importante recordar que os motores contam com cavidades chamadas de cilindros, onde ocorre a queima de combustível que transforma energia química em energia cinética e depois em calor, resultando no movimento do veículo.

Agora que você recordou um pouco mais dos detalhes a respeito da cilindrada, vamos explicar como funcionam os principais tipos de motor de carro e as diferenças entre eles. Confira e tire suas dúvidas!

Motor 1.0

Por via de regra, os carros com motor de 1.000 cilindradas são os mais econômicos do mercado, pois exigem menos combustível para operar com tranquilidade. O 1.0 é bastante usado em carros de entrada e serve com certo conforto para motoristas que têm o objetivo de se locomover no dia a dia.

Vale ressaltar que um carro com motor de 1.0 não é o mais econômico para todos os tipos de motorista. Isso vai depender muito do uso do carro na rotina de cada um. Por exemplo, se o motorista precisa enfrentar ruas com muita variedade de declinações, é bem possível que o motor de 1.0 exija um gasto de combustível maior que o esperado.

Fonte reprodução do site De Zro a Cem

Motor 1.4

O motor de carro 1.400 cilindradas conta com mais potência que o motor 1.0 e, via de regra, também exige um gasto maior com combustível, embora a diferença não seja grande. O 1.4 é outro modelo perfeito para cenários urbanos e para motoristas que desejam aliar economia com bom desempenho do carro.

Outro detalhe do motor 1.4 é que ele permite a utilização do ar-condicionado no carro sem que a sua potência seja comprometida, o que não acontece tanto no modelo 1.0.

Fonte reprodução do site 101 Veículos

Motor 1.6

Os veículos com motor 1.6 se destacam pela agilidade nas ultrapassagens e no melhor arranque na troca de marchas. É um motor que deixa o veículo com mais potência e é extremamente recomendado para viagens de longa e média distância.

Se você gosta de percorrer as longas estradas, levar família e bagagens para viagens, o motor 1.6 é uma ótima escolha. O maior torque produzido ajuda a manter boas velocidades durante viagens em longas estradas.

Fonte reprodução do site Canal da Peça

O motor 1.0 também serve para viagens, mas o motorista pode ficar desconfortável para trocar de marcha sempre que precisar subir uma ladeira ou ficar com receio de fazer ultrapassagens por conta do baixo torque do motor.

Outra grande diferença do motor 1.6, quando comparado com aqueles com menores cilindradas, está no preço do veículo. Os modelos possuem suas peculiaridades, mas, devido à potência do motor, os carros com 1.6 podem custar até 10% a mais do que modelos com menores cilindradas. O preço mais alto também tem a ver com os diferenciais de acabamento e os equipamentos que geralmente estão em veículos de alta potência.

Motor 1.8

Devido à enorme potência, os veículos com motor de 1.800 cilindradas também não são os mais recomendados para rodar nos centros urbanos. Os modelos que comportam esse motor são os mesmos que o motor de 1.600 cilindradas, carros médios e esportivos. Ele é perfeito para aguentar longas viagens operando com tranquilidade.

Vale a pena saber que não é tão fácil encontrar modelos equipados com o motor 1.8 no país, pois o nosso mercado está mais acostumado a modelos com motor de 1.0, 1.6 e 2.0.

Fonte reprodução do site Blog Auto

Motor 2.0

Além da superpotência ser uma das frentes dos veículos com motor 2.0, eles também são mais caros e maiores que veículos com menos cilindradas, além de contarem com maior espaço interno e recursos tecnológicos acoplados. É a potência máxima de um veículo convencional.

O consumo de combustível do motor 2.0 é alto quando comparado aos veículos com menos cilindradas, embora seu desempenho seja muito acima da média, inclusive para vencer ladeiras e fazer ultrapassagens difíceis nas estradas.

Fonte reprodução do site Motor Show

Motor turbo

O turbo era usado apenas em carros esportivos e superesportivos há alguns anos, mas aos poucos ele vem sendo regra em nosso mercado automotivo, tornando-se equipamento obrigatório dos motores. No Brasil, existem marcas que já fazem sucesso com a venda de veículos com motor turbo, principalmente a Volkswagen, Chevrolet e Hyundai.

A diferença do motor turbo para o motor aspirado convencional é grande. Sua principal característica é o uso dos gases de escape, resultantes da queima da mistura entre ar e combustível.

Fonte reprodução do Mecanica Online

Vale ressaltar que veículos com motor turbo podem exigir manutenções mais complexas quando comparados àqueles que usam motor aspirado, uma vez que trabalham com temperaturas mais altas. O cuidado com a troca de óleo é um detalhe que assegura o perfeito funcionamento de todas as partes do motor.

Ficou com vontade de sentir um motor turbinado? Independentemente da sua escolha de motor de carro, é importante entender que a opção ideal segue seus objetivos e necessidades. Você gosta de viajar muito? A família é grande? Vai usar o carro para ir trabalhar? Essas são algumas perguntas que você deve se fazer antes de escolher o carro novo.

Fonte reprodução do site Quatro rodas

Por exemplo, a 100km/h em uma estrada plana, o motor 1.0 ficará muito mais perto do limite de giro quando comparado a um motor 2.0. Considere esse e outros contextos de uso para escolher o melhor motor de carro e explorar ao máximo os benefícios da sua máquina!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para continuar a visita ao nosso blog, agora para conferir quais são os carros importados de luxo que ganharam destaque em 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

PPF: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

PPF: entenda o que é e como funciona

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

VER MAIS

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!

VER MAIS

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!