Curiosidades do Mundo Automobilístico

Mercedes Classe E: novidades da nova geração do carro

O novo Mercedes Classe E chega ao Brasil completamente reestilizado, contendo três diferentes modelos, duas opções de motorização e diversos novos equipamentos e recursos depois de mais de quatro anos de sua última estreia no país.

Se você é um entusiasta da marca e deseja se informar a respeito do novo Classe E, confira este artigo. Nele, abordaremos um breve histórico da ascensão desse automóvel, que é um ícone da renomada marca alemã, e você conhecerá os principais destaques de sua nova versão. Boa leitura!

Ascensão do Mercedes Classe E

O legado da Mercedes Classe E teve início há mais de 50 anos a partir do lançamento do modelo Stroke 8 da série 114, e há cerca de 30 anos com a origem dos cabriolets da série 124, tendo recebido o título “Classe E” apenas em 1993. Naquela época, estavam disponíveis as versões de quatro cilindros, sendo elas a E 200 com 136 cavalos e a E 220 com 150 cavalos, e a de seis cilindros, denominada E 320, que contava com 220 cavalos.

Desde então, a Mercedes-Benz vem aprimorando a série de veículos Classe E a cada novo lançamento. O comprometimento da marca alemã em entregar a melhor experiência automobilística aos clientes resultou em significativos avanços em termos de potência, velocidades, design, conforto, segurança e tecnologia, como você poderá acompanhar a seguir.

O novo Mercedes Classe E

O novo Mercedes Classe E está disponível em três modelos, sendo eles o E 300 AMG Line, o E 300 Exclusive e a versão topo de linha, denominada AMG E 63 S 4MATIC+. Abaixo, mostraremos os principais destaques em termos de visual exterior e interior, performance e recursos de segurança, a fim de que você possa conhecer as especificidades de cada um e os avanços que os últimos modelos tiveram em relação aos lançamentos anteriores. Confira!

Visual exterior

Os destaques do visual exterior do modelo E 300 AMG Line são o sistema de iluminação full LED, a nova tampa do porta-malas e o emblema da Mercedes-Benz incorporado à grade, a qual é constituída por uma lâmina.

Quanto à versão E 300 Exclusive, a grade é feita de lâminas duplas, pontos cromados e contém a insígnia da marca no capô, além de novos faróis multifeixe de 84 LEDs. Já o exemplar AMG E 63 S 4MATIC+ dispõe de uma grade maior contendo o símbolo da empresa incorporado e lâminas verticais com as letras AMG. O emblema da Mercedes também aparece no capô do veículo.

Sobre o para-choque dianteiro, as aberturas de ar são maiores, a fim de ventilar melhor o motor e os freios. Convém destacar, ainda, que os faróis são semelhantes aos do Exclusive, ou seja, multifeixe de LED.

Performance

No que diz respeito à performance dos dois primeiros modelos, eles possuem um motor 2.0 quatro cilindros com turbo twin-scroll, o qual oferece potência de 258 cavalos e 37,7 kgfm. Vale lembrar que as versões anteriores partiam de um motor 2.0 turbo, o qual resultava em 211 cavalos e 35,7 kgfm.

Cabe mencionar que, com a inclusão do turbo twin-scroll, os exemplares passaram a atingir 100 km/h em apenas 6,2 segundo, lembrando que os modelos anteriores alcançavam essa quilometragem em 6,9 segundos. Outras características semelhantes entre o Exclusive e o AMG Line é a velocidade máxima de 250 km/h e a transmissão com câmbio automático de nove velocidades 9G-Tronic.

A versão topo de linha conta com um motor V8 4.0 biturbo com 612 cavalos de potência e 83,6 kgfm, o qual permite atingir 100 km/h em somente 3,4 segundos. Outros detalhes que se destacam é a velocidade máxima de 300 km/h, a transmissão de nove velocidades (AMG Speedshift MCT 9G) e o modo Drift, que possibilita que o veículo se movimente apenas com a tração traseira.

Visual interior

As três versões do Mercedes Classe E apresentam um painel com novo volante e acabamento preto reluzente com silhuetas em prata, sistema multimídia User Experience (MBUX), tela sensível ao toque e dois visores de 12,3 polegadas, ou seja, uma a mais se comparado aos modelos predecessores.

Falando nos exemplares anteriores, os novos modelos também são integrados ao Android Auto e Apple Car Play, mas contam com uma novidade. Agora, o condutor tem a opção de intercalar entre quatro modos, sendo eles Modern Classic, Sport, Progressive e Discreet.

Convém salientar que apenas o modelo E 300 Exclusive possui a opção de acabamento em tom marrom, além do couro nappa preto presente nos outros exemplares.

Recursos de segurança

Sobre os recursos de segurança, as três versões Mercedes Classe E dispõem do sistema Urban Guard, o qual realiza o monitoramento do automóvel enquanto ele está estacionado por meio de sensores que detectam movimento. Portanto, se o veículo for rebocado, danificado devido a uma colisão ou sofrer tentativa de arrombamento, o sistema registra e, nesse último caso, aciona o alarme antirroubo.

Os novos Classe E também possuem sensores no volante, os quais enviam um alerta caso não captem as mãos do motorista e, se não obterem resposta, ativam a Assistência de Frenagem de Emergência.

Ademais, os novos modelos contam com o sistema de estacionamento automático PARKTRONIC, o qual auxilia na escolha de vagas para estacionar e manobras de entrada e saída de espaços.

Em virtude de tudo que foi dito, percebe-se que, assim como os lançamentos anteriores, a Mercedes-Benz mais uma vez supera as expectativas dos entusiastas da marca ao trazer modelos ainda mais potentes, velozes e suntuosos.

Como você pôde observar, o novo Mercedes Classe E traz consigo o que há de melhor dos modelos que o precederam e une essas qualidades ao que de melhor o avanço tecnológico pode proporcionar, resultando em novas opções de design e o mais alto desempenho, os quais estão entregues em três diferentes versões que contemplam as necessidades de diferentes perfis de condutores.

Se este artigo foi útil para você, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais com outros entusiastas da marca que, certamente, estão ansiosos para adquirir algum dos três modelos disponíveis. Estamos presentes em diversas redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!