Curiosidades do Mundo Automobilístico

Mercedes SL 2021: confira as reformulações que foram feitas

Luxo, elegância e tecnologia. Da forma como percebemos, essas são as principais qualidades do novo Mercedes SL 2021. Ao longo de toda a sua história, o belo coupé cabriolet alemão foi considerado como um dos carros mais cobiçados do mercado, tanto no Brasil como no restante do mundo.

Por isso, elaboramos este artigo especial sobre o tema. Aqui, apresentaremos os principais detalhes desse belo Mercedes e explicaremos a razão de tamanho sucesso. Para fechar com chave de ouro, compilamos uma lista com os diferenciais dessa nova geração, que encanta por desempenho, beleza e sofisticação. Acompanhe!

A apresentação do Mercedes-Benz SL ao mundo

O mundo automotivo é repleto de datas emblemáticas, e 22 de abril de 1996 é uma delas. Foi nesse dia que a renovação do Mercedes SL foi apresentada ao mundo, não mais em modelo conceito, mas já em sua versão de produção. O palco para essa apresentação foi o Salão Internacional do Automóvel em Turim.

À época, foi lançado como SLK. Sua imponência era evidente. Um desenho austero, que refletia a qualidade leve do alumínio e a elegância poética do design alemão. O modelo foi um sucesso absoluto, sendo, inclusive, considerado um dos veículos mais importantes para a ascensão da Mercedes-Benz na transição aos anos 2000.

Dizemos isso por um ponto de vista mercadológico. Foi quando a marca descobriu que lançar um coupé conversível, alemão, potente e tecnológico era a chave de ouro para o sucesso, sobretudo entre o público mais jovem que, antes, via os carros da marca como opções muito discretas, sérias e sisudas.

Com o SL, a Mercedes provou que entendia de diversão. O modelo teve um apelo imediato, sobretudo entre o público afluente de regiões litorâneas. Não por acaso, até hoje, Mercedes SL’s de todos os anos e versões são encontrados desfilando por Pebble Beach e outras encostas ensolaradas da Califórnia.

Mas a Mercedes não encantou apenas por entregar algo desejável. Na realidade, a marca também mergulhou o modelo em ideias inusitadas de engenharia, tecnologia e sofisticação. O exemplo mais carismático foi o teto retrátil em aço, em alternativa ao tradicional tecido e suas peculiaridades.

Do final da década de 1990 até agora, o modelo segue sendo uma das vitrines mais importantes para a marca. Até os dias atuais, toda nova geração do SL abriga tecnologias inéditas da montadora, com um design cada vez mais provocativo, atraente e elegante. Não por acaso, é um dos carros importados mais desejados do mundo.

O Mercedes SL 2021

25 anos depois da sua apresentação ao mundo, o SL continua chocando por todos os bons motivos. Observar o modelo, seja presencialmente ou por meio de fotografias, deixa claro o carinho que a marca tem por esse veículo, e sua importância para a projeção que a Mercedes-Benz tem hoje em todo o mundo.

Como destacamos no tópico anterior, antes do SL, a Mercedes já era uma marca renomada, mas reconhecida, predominantemente pelos seus sedans sofisticados, claro, mas sisudos demais para uma projeção global. Por isso que o SL foi um turning point tão importante para a marca.

Em 2021, o SL chega ao mercado herdando muitas qualidades da geração anterior, mas com renovações pontuais de design, luxo e sofisticação. Na geração atual, o modelo é, praticamente, uma obra de arte. O desenho é impecável, com uma das linhas de cintura mais bem resolvidas em toda a história da indústria.

Mundialmente, a nova geração do SL vem sendo agraciada como uma homenagem ao tempo áureo da estética automotiva — época essa que produziu clássicos atemporais como o Jaguar E-Type, que equivale à Mona Lisa do universo automotivo, sendo uma aparição rara até mesmo nos maiores eventos de carros de luxo.

No entanto, ser uma obra-prima não significa ser avesso à tecnologia. Na realidade, boa parte da alma do SL é o apreço descomunal da Mercedes por técnica, otimização, performance e engenharia. Esses detalhes estão presentes em todos os cantos do carro, em seus motores, maçanetas, mostradores, telas e acabamentos.

Os principais diferenciais do Mercedes SL 2021

Primeiro, é importante falar dos destaques técnicos. A geração 2021 foi absolutamente minimalista, entregando ao mercado o que havia de melhor em uma versão, o SL500. Sob o capô, há um conjunto mecânico 4.7 turbo V8 capaz de gerar 455 cavalos de potência e estúpidos 71 kgf.m de torque.

Essa potência descomunal movimenta um corpo relativamente leve, com pouco mais de 1.700 kg. Combine a isso o fato do SL ser um veículo de perfil extremamente baixo, com menos de 1,32 m de altura. A cereja do bolo é a moldura do seu corpo, longilíneo e largo, com 4,64 m de comprimento e 1,87 m de largura.

O resultado dessa equação é um carro absolutamente divertido de guiar, ainda mais no litoral curvilíneo da beira-mar brasileira. Com um centro de gravidade baixo, carroceria longa e larga, o SL consegue entregar um desempenho pregado no chão, que convida o condutor a exigir cada vez mais da sua condução.

Para controlar a fera, a Mercedes equipou discos ventilados em todas as rodas, capazes de frear as pilotagens mais agressivas, que remontam às curvas sinuosas de Nürburgring. Mas apenas velocidade e tecnologia não criam um Mercedes. Isso fica evidente no câmbio de 9 velocidades e no luxo embarcado.

A nova geração não ignora nenhuma funcionalidade voltada ao conforto. Tudo o que você encontra em um S-Class de topo, também encontra a bordo desse roadster, criado para proporcionar diversão da maneira mais elegante, tecnológica e sofisticada possível.

No fim das contas, não há como definir o SL de maneira mais objetiva do que descrever o que ele realmente é: uma obra de arte sobre rodas. Do ponto de vista entusiasta, fica evidente que essa geração será lembrada com o mesmo saudosismo e admiração com que tratamos ícones como Ferrari Testarossa, Lamborghini Miura e afins.

Agora que você conhece os principais detalhes e curiosidades do Mercedes SL 2021, aproveite o momento para espalhar este conteúdo entre os seus colegas que também são entusiastas no tema. Para isso, basta compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Mercedes Classe E: novidades da nova geração do carro

VER MAIS

Mercedes Classe E: novidades da nova geração do carro

5 dicas para manutenção de carro importado

VER MAIS

5 dicas para manutenção de carro importado

7 vantagens de ter um SUV importado

VER MAIS

7 vantagens de ter um SUV importado

Carros sustentáveis: conheça 6 modelos!

VER MAIS

Carros sustentáveis: conheça 6 modelos!