Curiosidades do Mundo Automobilístico

História da Mercedes-Benz: Conheça essa poderosa marca alemã!

Você conhece a história da Mercedes-Benz? Não há quem esteja imerso no universo do automobilismo que não conheça essa gigante montadora. Afinal, ela é sinônimo de luxo, conforto, confiança e durabilidade. Existem carros que já completaram mais de uma década de seu lançamento e que ainda circulam pelas ruas das cidades.

Assim como muitas marcas, ela surgiu de forma simples e ganhou o mundo rapidamente, posicionando-se no mercado de carros de luxo. Pensando na importância da montadora no cenário automobilístico, nós resolvemos escrever este artigo.

Nele, contaremos tudo sobre a história da Mercedes-Benz, sua origem, motivo do nome, entre outros aspectos e curiosidades. Acompanhe!

O que é a Mercedes-Benz?

A Mercedes-Benz é uma montadora de veículos de luxo que atua em diversos países ao redor do mundo. Contudo, ela não se limita a esse mercado. Existem segmentos como o de caminhões e carretas que também são explorados pela companhia.

Além disso, também existe a linha Sprinter de vans, que tem uma grande participação nesse segmento.

Fonte reprodução do site Autoindustria Sprinter Conectividade

Quais foram seus fundadores?

Os fundadores da Mercedes-Benz foram Emil Jellinek e Carl Benz. Contudo, existem outros nomes importantes na história da companhia, como Gottlieb Daimler, proprietário da marca que forneceu os primeiros modelos para a Mercedes.

Além disso, temos a participação de um engenheiro chamado Wilhelm Maybach, responsável pelo desenvolvimento do primeiro veículo entregue para os fundadores. Também, temos pessoas que serviram de inspiração para a marca, que são a filha de Emil Jellinek e até mesmo a esposa de Daimler. Continue lendo que explicaremos melhor essa história.

Como a empresa surgiu?

A história dessa montadora teve início na Alemanha e se confunde com os primeiros capítulos da motorização veicular no mundo. Os protagonistas dessa história são Gottlieb Daimler, Emil Jellinek e Carl Benz, que já descrevemos anteriormente.

Tudo começou na mente de Jellinek. Ele adquiriu um veículo da marca Daimler na Alemanha no ano de 1897. Ao retornar para casa, percebeu que o modelo adquirido fez muito sucesso em sua cidade.

Batizado de Mercedes, Jellinek percebeu que o veículo poderia ser uma ótima oportunidade de negócios. No mês de abril de 1900 Emil Jellinek e a montadora DMG assinaram um acordo de distribuição de veículos e motorizações.

Fonte reprodução do site FM2s Mercedes 35PS

Poucos dias depois, Jellinek encomendou mais 36 veículos ao preço de 550 mil marcos, correspondendo a 5,5 milhões de marcos nos dias atuais. Foi uma grande negociação, mesmo para os dias atuais. A motorização dos carros era chamada de 8 HP.

O primeiro dos carros foi direcionado para competições e ficou pronto em dezembro de 1900. Esse primeiro Mercedes foi desenvolvido pelo construtor chefe da DMG Wilhelm Maybach. O veículo tinha baixos pontos de apoio, quadro de aço pesado, motor leve e de altíssimo desempenho.

No ano de 1900 também ocorreu o falecimento do proprietário da fábrica que fornecia os carros para Emil Jellinek, Gottlieb Daimler. Nesse cenário, surge o nome de um engenheiro responsável pela inclusão de durabilidade e consistência dos veículos, de nome Carl Benz.

Em março de 1901, ocorreu um evento chamado de Semana de Nice. Os carros de Emil Jellinek e Carl Benz foram imbatíveis em todos os requisitos. Isso fez com que a marca ganhasse uma publicidade extraordinária.

Logo em seguida, foram lançados outros modelos como o 12/16 HP e o 8/11 HP. As encomendas foram tantas que excederam a capacidade de produção da fábrica Daimler.

Qual a origem do seu nome?

A origem do nome Mercedes-Benz tem dois pontos. O primeiro termo é uma homenagem à filha de Emil Jellinek de apenas 11 anos que tinha o nome de Mercedes. O termo Benz é o sobrenome do segundo fundador, Carl.

Qual o significado da estrela que simboliza a marca?

O mundialmente conhecido símbolo da Mercedes-Benz teve uma história muito interessante. Ela representa a triplicidade das atividades da Daimler. A logo foi idealizada no ano de 1909 após a morte de Gottlieb Daimler.

Fonte reprodução do site Mercedes Benz Classic History

Ela foi inspirada em uma figura que existia em papéis postais que remeteram à esposa de Daimler. Em vida, ele proferia o seguinte comentário: “um dia essa estrela brilhará sobre minha obra”.

Durante anos, o símbolo foi sendo alterado. Em 1923 o famoso círculo foi inserido. Após 3 anos, as empresas de Daimler e Benz foram fundidas, incluindo a coroa de louros do logotipo. A forma definitiva foi criada em 1933, mantendo-se inalterável até hoje.

Quando ela veio para o Brasil?

A história da Mercedes-Benz em nosso país iniciou no ano de 1956. Uma curiosidade interessante é que ela iniciou no Brasil com a comercialização de caminhões. A produção ocorria na cidade de São Bernardo do Campo e o modelo fabricado era o L-312, que foi um sucesso na época.

Fonte reprodução do site MerceDenco L312

Ao se consolidar no mercado de caminhões, ela começou a inserir alguns veículos. Os primeiros foram os Classe C e Classe S. Em 1990 a montadora lançou outro sucesso que domina outro mercado até os dias de hoje. Estamos tratando da famosa van Sprinter.

Fonte reprodução do site Estradão Sprinter 415

Depois de todo esse sucesso, a empresa abriu a porta dos supercarros para o Brasil. Ao longo dos anos foram inseridos vários modelos de lançamento mundial. Assim, os consumidores brasileiros puderam ter acesso aos luxuosos e potentes veículos da Mercedes-Benz.

Qual a importância da história da Mercedes-Benz para o nosso país?

Para nós, amantes de supercarros, o que mais chama a atenção na montadora são os incríveis veículos que ela produz. Contudo, a importância da história da Mercedes-Benz vai muito além dos carros que circulam nas cidades.

A Mercedes-Benz— apesar de ter muitos modelos de luxo — tem uma atuação muito forte no mercado de caminhões e carretas. Inclusive, durante os anos 80, 90 e 2000 modelos como 1113, 1519 e 1620 dominaram esse mercado. A partir do segundo milênio, outras marcas passaram a explorá-lo. Contudo, a montadora ainda abrange uma grande fatia dos consumidores desse setor.

Logo, muitos caminhões da marca carregaram produtos, alimentos e outros bens pelas estradas do nosso enorme país, levando desenvolvimento e atendendo as necessidades de muitos brasileiros.

Uma curiosidade interessante é que você encontra milhares de caminhões dos anos 80 e 90 funcionando em perfeito estado, rodando pelas rodovias. Isso fortalece ainda mais a ideia de que essa montadora foca na durabilidade dos seus veículos.

Assim, nós podemos concluir que a história da Mercedes-Benz é de muito sucesso. Ela trouxe desenvolvimento para o país e, principalmente, veículos de altíssimo desempenho para o deleite dos amantes de automóveis.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais. Assim, mais pessoas conhecerão a história dessa grande montadora.

Comentários

  1. Ailton disse:

    Muito interessante a história da Mercedes Benz

  2. OLIVAL MENEZES DA SILVA disse:

    Sou tão apaixonado por essa marca que hoje sofro por ver minha branquela xodó Sprinter cdi 311 teto alto furgão ano 2003, encostada por ter batido o motor e sem condições de comprar um outro motor. fiz toda refoa da parte estética e após finalizada tive essa surpresa de bater o motor. Gastei mais de 9 mil reais em peças e 3 dias após montar, apresentou novamente problema danificando todas as peças novas. Segundo o mecânico, a bomba de óleo não estava lubrificando. Hoje, estou trabalhando com um celta agregado a uma carrocinha. MAS TENHO FE EM DEUS que um dia ainda verei ela funcionando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!