Curiosidades do Mundo Automobilístico

Como limpar e hidratar bancos de couro? Saiba aqui!

Na hora de escolher o material ideal para o interior de um veículo, muitos motoristas optam pelos bancos de couro — e não é por acaso. Esse material conta com diversas vantagens sobre outros tecidos, além de ser considerado esteticamente superior. Isso faz com que muitas pessoas o considerem, até mesmo, para artigos que aumentam o luxo do automóvel.

Contudo, na hora de aproveitar esses diversos benefícios, é preciso ter em mente que o couro exige alguns cuidados específicos. Ao serem utilizados adequadamente, eles mantêm o interior do carro bonito e permitem que o revestimento dure mais tempo.

Fonte: Reprodução do site Carros 2018 maserati

Se você deseja saber como limpar e hidratar os seus bancos, não deixe de conferir as informações deste artigo!

Quais são as principais características do couro?

Além de ser extremamente durável, esse material é fácil de limpar e conta com um brilho diferenciado. Sua resistência é um dos principais chamativos, em especial para os carros esportivos e superesportivos, que exigem uma atenção extra na hora de preservar a qualidade do automóvel. Afinal, é bem mais fácil rasgar e furar tecidos moles e frágeis do que os rígidos e sólidos, certo?

Contudo, a escolha de bancos de couro vai além dessas características. Eles são confortáveis, têm um preço que, de fato, é capaz de agregar elegância ao veículo e são bastante fáceis de cuidar.

Entretanto, os motoristas que desejam prolongar a vida útil do interior de seus veículos, além de contar com todos os elementos citados pelo máximo de tempo possível, precisam ter consistência na hora de cuidar do tecido, além de conhecer as dicas certas para isso.

De quanto em quanto tempo é ideal limpar e hidratar os bancos de couro?

Um dos primeiros cuidados citados é a periodicidade. Afinal, é ela que permite que toda a atenção necessária seja dada ao interior do carro, prolongando a sua durabilidade. A função da limpeza do banco é a de impedir que sujeiras grudem permanentemente no tecido.

Assim como acontece com as roupas, quanto mais tempo uma mancha é deixada sem atenção, maior será a dificuldade em removê-la. Portanto, para evitar que produtos abrasivos e capazes de ferir a integridade do tecido precisem ser usados, separe um momento de seu mês e cuide de seus bancos de couro.

Fonte: Reprodução do site: Nelson Bays Nissan Leather Seat

Após higienizar o veículo, é imprescindível realizar uma boa hidratação. Sua função é a de evitar ressecamentos, além de manter o estofado conservado. Realize esse processo no mesmo dia da retirada da sujeira, economizando tempo e trabalho. Contudo, certifique-se de que o tecido esteja completamente seco antes de hidratá-lo. Essa atitude otimiza a segunda parte do processo e ainda evita o mofo.

O período recomendado, de uma vez por mês, deve variar de acordo com as necessidades de cada motorista. Caso você tenha animais de estimação ou filhos que derrubam migalhas ou líquidos no carro, é essencial diminuir a janela de cuidados.

Como devem ser realizadas a limpeza e a hidratação?

Agora que você sabe qual é a relevância dessas operações na manutenção da qualidade dos bancos de couro, é hora de partir para a ação. A seguir, foram separadas algumas dicas que ajudam você a conservar o estofado em seu melhor estado. Confira!

Sabão neutro e água

Caso haja regularidade na limpeza, é improvável que você precise de mais do que esses dois elementos para higienizar o tecido. Inclusive, se não houver nenhuma grande mancha no veículo, é aconselhável utilizá-los sempre. A água e o sabão neutro são materiais capazes de realizar um excelente asseio, pois não afetam a qualidade do interior do automóvel.

Contudo, se o veículo estiver sem higienização há bastante tempo — ou contar com manchas difíceis de retirar —, será necessário utilizar materiais abrasivos na intenção de solucionar o problema. Nessa hora, produtos específicos para a limpeza do couro podem ajudar. Lembre-se, apenas, de certificar-se da procedência do item, certo? Ele deve ser de qualidade e adequado à função.

Fonte: Reprodução do site Maserati of central NJ Leather car seats

Finalmente, caso o couro seja claro, é preciso ter alguns cuidados extras. São eles:

  • aumentar a frequência das operações;
  • evitar produtos que manchem a cor, como os alvejantes;
  • investir em uma hidratação potente;
  • dificultar a entrada de alimentos e líquidos no carro etc.

Esponja macia

Mesmo que seja um material resistente, o couro pode ser arranhado e, até mesmo, rasgado. Evite problemas desse tipo ao apostar em uma esponja macia. Lembre-se que uma boa limpeza está desassociada da força que você faz ao esfregar.

Fonte: Reprodução do site LAcarGuy Leather seat care

O ideal é realizar movimentos suaves, repetitivos e circulares. Caso não tenha nenhuma esponja em mãos, utilize uma flanela ou pano sem rugosidade. Isso ajudará na conservação do couro.

Hidratante refinado

Finalizada a limpeza e secagem do veículo, que pode ser feita por meio da passagem de panos macios, é hora de hidratá-lo. Na intenção de criar uma camada protetora e que realmente seja absorvida pelas fibras do tecido, é fundamental escolher um material de alta qualidade.

Além disso, é preciso ter em mente que os hidratantes líquidos penetram melhor, enquanto os pastosos precisam ser massageados para serem absorvidos por completo. Caso esteja utilizando a primeira opção, basta aplicá-la e aguardar, em média, 40 minutos. Já na segunda, realize a massagem e aguarde o mesmo período. Em seguida, passe uma flanela limpa no estofado. Conte com hidratantes específicos.

Fonte: Reprodução do site: Car Bibles The best leather Conditioners

Finalmente, monitore o local e certifique-se de que o tecido esteja realmente absorvendo os produtos aplicados nele. Se você perceber que há qualquer ressecamento ou uma porosidade excessiva, aposte em trocar os materiais usados na limpeza e na hidratação.

Conforme visto, os bancos de couro são simples de cuidar e benéficos aos motoristas que apostam neles. Prolongue a vida útil de seu estofado ao dar atenção a ele de maneira periódica. Isso evita que os ressecamentos e as sujeiras graves tomem forma. Desse modo, você poderá aproveitar as vantagens citadas neste artigo por mais tempo e curtir a elegância do interior de seu carro!

Se você gosta de artigos desse tipo, receba as melhores novidades na hora de cuidar de seu esportivo ou superesportivo por e-mail assim que elas saírem. Assine a nossa newsletter!

Comentários

  1. Sempre optei pelo couro em revestimento de automóveis, até abusando das cores claras que deixam o carro com muito destaque, saindo um pouco fora do totalmente preto (que também tem seu valor). Uma dica de hidratante para couro automotivo é o antigo óleo Johnson , se é bom para bunda de nenê vai ser bom para nossos bancos de couro…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Qual a diferença entre carros de competição e carros normais

VER MAIS

Qual a diferença entre carros de competição e carros normais

Carros híbridos de luxo disponíveis no Brasil

VER MAIS

Carros híbridos de luxo disponíveis no Brasil

7 dicas para evitar problemas ao deixar o carro parado

VER MAIS

7 dicas para evitar problemas ao deixar o carro parado

Potência do motor: saiba o que considerar ao escolher seu novo carro

VER MAIS

Potência do motor: saiba o que considerar ao escolher seu novo carro