Curiosidades do Mundo Automobilístico

Novo MINI: conheça as versões One, Cooper e Cooper S

O novo Mini chegou para revolucionar o mercado automobilístico. Mais uma vez, a montadora oferece uma gama de tecnologia muito interessante, além de um design impressionante que arranca os olhares por onde passa.

Em 2021, a Mini trouxe alguns modelos que vale muito a pena conhecer. Foi pensando nisso que nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos alguns detalhes interessantes das 3 principais apostas da montadora.

Assim, apresentaremos um apanhado geral sobre a história dos modelos, os principais detalhes e as diferenças deles para os anteriores. Acompanhe!

Qual a história dos veículos da Mini?

Inicialmente, vamos entender um pouco mais sobre a história dos veículos Mini. A montadora nasceu no ano de 1959 na Inglaterra. Basicamente, o foco foi criar uma marca de veículos muito populares no pós-guerra. A denominação Cooper segue até hoje em seus modelos graças a um de seus fundadores, John Cooper.

Ele era um mecânico de carros de corrida que envenenou bastante as versões do Mini. Contudo, a montadora tinha um destino bem diferente dos rápidos veículos de competição. Assim, ao longo das décadas de 1960 e 1970, a montadora lançou alguns veículos muito populares, quase como o Fusca aqui em nosso país.

É difícil de acreditar que uma supermáquina de altíssimo valor tivesse sido um carro popular no passado. Obviamente, isso mudou muito ao longo dos anos e, atualmente, os veículos da montadora são conhecidos por terem carros bem diferentes e, ao mesmo tempo, encantadores.

O Mini Cooper ganhou um mercado específico graças à sua agilidade em fazer manobras muito apertadas. Em locais que têm ruas estreitas como em algumas cidades da Europa esse pode ser um grandioso diferencial. As suspensões dos primeiros modelos foram idealizadas em material emborrachado. Mais tarde, foram adotadas as Hydrolostic e as juntas de apenas 10 polegadas.

Isso permitia que a suspensão conseguisse ocupar pouco espaço no carro. Assim, estabelecia o habitáculo com espaço maior, permitindo que as pessoas se sentissem em um veículo com dimensões maiores. Isso fez com que o carro tivesse algumas características, entre elas, a economia. Também foi assim que o Cooper ganhou o apelido de mito na história dos automóveis.

A verdade é que atualmente os modelos Mini Cooper são carros de extremo luxo. Eles reúnem esportividade, conforto e muita tecnologia embarcada. Além disso, o design e o porte do carro são muito diferentes. Assim, ele atende a um público que quer ter um carro luxuoso e potente, contudo, não gosta muito do design de alguns modelos mais premium. Afinal, muitos deles são sedãs ou crossover, tornando os veículos maiores.

Quais são os principais modelos do novo Mini para 2021?

Agora, mostraremos as principais versões para o ano de 2021 que já estão sendo comercializadas. Continue lendo e saiba mais sobre eles!

Mini Cooper

No ano de 2021, a versão inicial do Mini Cooper não recebeu tantas modificações. O novo projeto atrasou um pouco e, provavelmente, o facelift ficará para os próximos anos. Contudo, a marca ainda continua trabalhando a todo vapor e pretende desenvolver mudanças sutis no modelo recente.

Assim, as novidades no design desse modelo se concentram na luz dianteira, que é maior e integrada ao para-choque. Além disso, temos novas luzes em LED com aberturas maiores. A traseira mudou de forma muito leve. Basicamente, se resume às novas saídas de escapamentos e à realocação de refletores.

Mini Cooper S

O icônico Cooper S chega com algumas novidades interessantes, e a principal delas é a versão de entrada chamada Exclusive. Ela é disponível com uma carroceria de 2 ou 4 portas. Assim, uma novidade também está ligada ao preço inicial, que parte de aproximadamente R$ 215.000,00.

Essa versão Exclusive de 2 portas é 16 centímetros menor que o de 4 portas. Assim, ele tem 3,82 metros de comprimento e 2,49 metros de entre-eixos. Saindo um pouco da versão de entrada nós temos algumas opções interessantes no modelo mais completo.

Na linha 2021 ele traz mais opções de cores para o teto, além de uma proposta de personalização. Além disso, a série de opcionais dessa versão é maior que a Exclusive. Assim, temos teto solar panorâmico, central multimídia de 8,8 polegadas, rodas de liga leve com 17 polegadas.

A versão mais top adiciona um sistema de som da Harman Kardon, faróis adaptativos, Head-Up Display, entre outros acessórios muito interessantes. Um detalhe importante a ser mencionado é que a diferença de preços entre as versões com 2 e 4 portas é de cerca de R$ 10.000,00.

Motorização

Sem dúvidas, o Mini Cooper S é a versão mais empolgante no ano de 2021. A montadora aposta na direção esportiva, dedicando uma espécie de homenagem ao triunfo do renascimento da marca, que ocorreu em 2000.

Assim, o foco é apostar em uma motorização potente. Desse modo, com o auxílio da BMW, a montadora ofereceu tração dianteira com um motor 2.0 turbo abastecido a gasolina, que é capaz de gerar 192 cavalos de potência. Em termos de transmissão, temos o câmbio Steptronic automatizado de dupla embreagem com 7 velocidades. Esse conjunto consegue gerar 28,5 mkgf ao veículo.

Recentemente, a montadora inglesa comunicou a entrada do primeiro Mini Cooper elétrico no mercado brasileiro. A novidade poderá ser reservada pelo preço sugerido pela marca. É interessante mencionar que ele é mais barato que o Cooper S que acabamos de mencionar.

Apesar de poucas informações sobre o modelo, sabemos que a motorização proporcionará o equivalente a 184 cavalos e 24,5 mkgf. Ou seja, números muito próximos do veículo a combustão.

Quais são as principais mudanças dos modelos do novo Mini?

Os amantes dos Mini Coopers aguardam ansiosos a reestilização, que não chegou no ano de 2021. Afinal, você já percebeu que eles não sofreram grandes alterações além das que já mencionamos.

A principal mudança fica por conta da versão híbrida, que contará com o mesmo conjunto do Countryman. Basicamente, é um motor a combustão de 1.5 turbo com um propulsor elétrico.

Agora que você já conhece o novo Mini e as principais características que as versões possuem, já pode decidir se vai colocar um em sua garagem ou não. Contudo, é muito importante ter atenção quanto à concessionária que comercializará o carro. Portanto, escolha empresas que já têm experiência nesse mercado de veículos de luxo.

Gostou deste artigo? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais para continuar atento a todas as novidades que postarmos em nosso site. Estamos no Facebook, YouTube e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!