Curiosidades do Mundo Automobilístico

Conheça a história da BMW e como se tornou uma marca de sucesso!

Você conhece a história da BMW? Quando se fala em carros de luxo algumas marcas sempre vêm a cabeça das pessoas e, sem dúvidas, essa montadora é um dos principais sinônimos de supercarro em todo o mundo. Não há quem não suspire forte quando vê uma máquina dessa marca passando em sua frente.

Fonte reprodução do site BMW m

Contudo, nem sempre foi assim. Essa marca foi fruto de muito trabalho em uma época complicada no continente Europeu. Toda elegância e sofisticação demorou anos para se consagrar, passando por grandes mudanças que ocorreram no mundo ao longo do século XIX.

Ficou curioso para conhecer mais sobre a história da BMW? Então, confira o artigo que preparamos para você.

A importância da BMW para o universo automobilístico

A BMW é uma das poucas montadoras de veículos luxuosos que resistem os séculos. Sendo assim, qual seria o segredo desse sucesso? Afinal, os carros produzidos por ela são direcionados a um público específico e não tão aberto como os de veículos tradicionais.

Um dos motivos para a consagração da marca está na construção de cada um dos elementos do carro. BMW é sinônimo de confiabilidade e durabilidade, e isso é muito fácil de ser percebido, principalmente, nos veículos mais antigos da montadora.

Fonte reprodução do site World Auto News BMW old car Archives

Por exemplo, você consegue encontrar modelos mais antigos, como os dos anos 2000 a 2005 em perfeito estado de uso. Somente um veículo com uma construção robusta e confiável seria capaz de ultrapassar décadas rodando perfeitamente.

Assim, a BMW conseguiu aliar toda essa robustez, confiabilidade e potência em veículos extremamente luxuosos. Modelos consagrados como a X5 ou X6 exalam todo esse ideal pela busca da união de todos esses fatores. Desse modo, transformando simples veículos em autênticos supercarros que marcaram toda uma era.

Fonte reprodução do site Auto Livraria Bmw x5 x6

A história da BMW

Apesar de a BMW ser uma empresa de veículos e motocicletas, ela iniciou em um nicho de mercado completamente distinto. Ela surgiu por volta dos anos de 1916 em meio a 1ª Guerra Mundial. Nessa época, ela produzia motores para os aviões da força aérea alemã.

Como a derrota do então Império Alemão, foi assinado o famoso Tratado de Versalhes no ano de 1919. Entre diversas sanções impostas à nação, existia a proibição da fabricação de armas terrestres e aéreas. Assim, a poderosa indústria de aeronaves precisou se reinventar.

Contudo, os simples produtores de motores de avião resolveram partir para um mercado totalmente novo e pouco explorado. Assim, em 1922 surgia a Bayerische Motoren Werke que, em português, significa Fábrica Bávara de Motores ou, BMW como conhecemos atualmente.

Os fundadores nessa época foram Karl Rapp, Gustav Otto, Camillo Castiglioni e Franz Josef Popp. O símbolo da marca, utilizado até os dias atuais, remetia a hélices de um avião girando em alta velocidade. A história da BMW pode ser dividida em 3 partes: primeira, está relacionada a sua fundação, as duas seguintes discorrermos nos próximos tópicos.

Fonte reprodução do site Turbine A Brief History bmw logo

A BMW na 2ª guerra mundial

Uma das chagas na história da BMW foi a participação ativa na 2ª Guerra Mundial. Durante o regime nazista a empresa voltou a fabricar armamentos militares e motores para aeronaves para as forças de batalha alemãs. Quando o conflito chegou ao fim a empresa perdeu toda sua identidade.

Aos fundadores, restou apenas a fabricação de eletrodomésticos que mal garantiam a existência da montadora de veículos. Com esse fracasso, os veículos da BMW não eram mais produzidos.

O retorno triunfal nos anos 50

O momento de dificuldade não durou muitos anos, pouco tempo após o fim do conflito, ela retomou a produção de veículos — dessa vez, iniciando pelas motocicletas em 1952. Mesmo assim, a empresa encontrou dificuldades e em 1959 quase foi vendida para sua eterna rival, a Mercedes-Benz.

Contudo, ela foi salva pelo investimento do filho de um de seus fundadores, Herbert Quandt, ao adquirir cerca de 47% das ações da companhia, que se mantém na família até os dias atuais. Assim, a marca conseguiu se reerguer e emplacar veículos que marcaram época.

Os modelos que marcaram época

Entre os principais carros que a marca lançou a partir dos anos 50 foram esses:

– O cupê de luxo BMW 507;

Fonte reprodução do site Uncrate One Owner BMW 507 1957

– O sedã BMW 2002 que catapultou a montadora ao mercado internacional;

Fonte reprodução do site Uncrate One Owner BMW 507 1957

– O BMW M3 E30, considerado um dos melhores carros já produzidos pela marca;

Fonte reprodução do site PlanetCarsz BMW E30 1986

– O BMW série 1, já no mercado atual mundial;

Fonte reprodução do site Universo Motor BMW Serie 1 estreia 3 geração

– A famosa série X da BMW, que ficou muito famosa em nosso país;

Fonte reprodução do site BMW MW x

– O híbrido e extremamente tecnológico BMW i8.

Fonte reprodução do site BMW i8 Wallpaper

A BMW como pioneira no segmento de carros elétricos

Quem vê os belíssimos e luxuosos carros elétricos da Tesla nem faz ideia que foi a BMW que começou todo esse processo. Além disso, ela também abriga a vanguarda desse tipo de veículos. Segundo dados da revista Quatro Rodas, são mais de 300 mil veículos elétricos circulando pelo mundo que levam a marca BMW.

Alguns modelos com esse tipo de motorização sustentável são o BMW Série 5 e 7. Além disso, também temos o i3, o primeiro elétrico a surgir em nosso país. Esses carros não são mais algo muito distante da realidade da humanidade. Com toda a preocupação com o meio ambiente é muito provável que esses veículos dominem cada vez mais as ruas e rodovias.

Por fim, podemos concluir que a história da BMW mostra o porquê de ela ser uma montadora reconhecida em todo o mundo. O seu passado de dificuldades ensinou muito aos seus fundadores, migrando da construção de armas destruidoras para veículos elétricos ou híbridos que contribuem para o bem geral da humanidade.

Gostou da história deste artigo? Então, compartilhe ele em suas redes sociais. Assim, mais pessoas conhecerão mais sobre essa montadora tão aclamada em todo o mundo.

Comentários

  1. Ronaldo dos Prazeres Rodrigues disse:

    Tenho uma BMW X1, sou suspeita para daer uma declaração, mas com toda certeza é o melhor veículos que possuímos. Não deixa a desejar em nada, conforto, desempenho e economia….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!