Curiosidades do Mundo Automobilístico

McLaren GT: Saiba os 3 diferenciais que o modelo carrega e mais

Desempenho, estilo e tradição. Da forma como percebemos, essas são algumas das características que orientaram a produção do belíssimo McLaren GT, uma obra-prima da engenharia e da estética inglesa. Por isso, elaboramos este conteúdo exclusivo sobre o modelo, que chegou recentemente ao Brasil.

Caso seja um leitor frequente do nosso portal, já está acostumado a conhecer os principais destaques do automobilismo. Hoje, isso não seria diferente. Aqui, você ficará por dentro de tudo que realmente importa sobre a chegada desse bólido às ruas brasileiras.

Então, não perca tempo e acompanhe!

A chegada do McLaren GT ao Brasil

Considerado um dos modelos mais amados pelas celebridades internacionais, o McLaren GT chegou ao Brasil no segundo semestre de 2019. Na data, o bólido desembarcou no mercado brasileiro custando cerca de R$2,4 milhões. No entanto, essa data marca apenas o anúncio feito pela marca.

Na realidade, as quatro primeiras unidades só tocaram o asfalto nacional por volta de abril e maio de 2020, alguns meses após todo o burburinho provocado pela marca inglesa. Para quem comprou essas primeiras unidades, podemos dizer que fizeram um excelente negócio.

Fonte reprodução do site Motor1 McLaren GT

Como é comum tratando-se de superesportivos, o McLaren GT valorizou razoavelmente a partir da aquisição. Afinal, esse movimento é esperado em veículos de produção limitada, tanto pela raridade como pelo seleto grupo de compradores que almeja ter e preservar um veículo desse porte.

Além disso, vale notar que o GT surgiu cerca de um ano após a chegada da McLaren no Brasil. Portanto, a marca contava com um mercado extenso e ansioso por modelos referenciais do automobilismo inglês — uma demanda que foi bem atendida, tanto pelo GT como pelos demais modelos da marca.

Como muitos sabem, o mercado de superesportivos de luxo é bastante acirrado. Atualmente, o McLaren GT disputa a atenção dos compradores com outros símbolos de esportividade, história e tradicionalismo, possantes de marcas como Porsche, Lamborghini, Ferrari e afins.

Fonte: reprodução do site Car Magazine McLaren GT vs Ferrari vs Honda

Para superar a concorrência, o GT foi concebido sob um objetivo principal: ser o melhor e mais imponente Grand Tourer já lançado no mercado. Hoje, é seguro dizer que a McLaren atingiu essa meta, considerando tanto a ficha técnica como o sucesso estrondoso do modelo em todos os mercados.

Em 2019, o GT chegou ao Brasil munido de um fantástico 4.0 V8 Biturbo, uma motorização imponente, capaz de empurrar o leve esportivo a uma velocidade máxima de 326km/h. Aqui, é válido notar que tudo isso é viabilizado por uma aceleração ridiculamente alta, com mais de 64kgf.m de torque.

Os 620 cavalos são estrategicamente distribuídos pela transmissão automática de 7 velocidades, que escalona potência, aceleração e controle na medida certa. Toda essa orquestra mecânica entra em sincronia, fazendo com que o GT alcance 100km/h em meros 3,2 segundos.

A peculiaridade do McLaren GT

Como você pôde notar, o GT chegou ao mercado com muito fôlego, tanto em mecânica como tecnologia. No entanto, vale notar uma peculiaridade na idealização desse modelo. Mais do que criar um superesportivo, os ingleses queriam um modelo atraente e funcional para ser usado no dia a dia.

Em outras palavras, um carro à prova do futuro, tanto por seu caráter limitado e colecionável como pelas suas qualidades funcionais e cotidianas. Não por acaso, o GT é um dos veículos favoritos de celebridades, que são vistos desfilando no asfalto de Londres e demais capitais cosmopolitas pelo mundo.

Fonte reprodução do site Rolls Royce Motor Cars Greenwich McLaren GT 2020

Quando chegou ao Brasil, um dos diferenciais mais comentados do modelo, em tom de bom humor, foi justamente o espaço do porta-malas. Para quem olha de fora, é impossível imaginar que um Grand Tourer tão compacto, belo e aerodinâmico contaria com vasto espaço de bagageiro.

Mas essa é a realidade e, por isso, os ingleses merecem uma medalha. Apesar do desenho fantástico, fluido e baixo, os artistas responsáveis por essa obra conseguiram entregar 570 litros de porta-malas — espaço superior ao de muitos sedans e SUVs, tanto compactos como médios.

Além disso, vale retornar para os aspectos mecânicos. Pesando meros 1.530kg, o GT é mais de 100kg mais leve que seu concorrente direto. Considerando esse valor, temos um modelo com uma excelente relação peso-potência, de 2,46kg/cv.

Por fim, vale notar os detalhes que fazem o modelo herdar o conforto característico dos ingleses. Com três modos de condução e um dos sistemas de suspensão mais inteligentes e sofisticados da indústria automotiva, o McLaren GT é, seguramente, o superesportivo de rodar mais macio do mercado.

Os 3 maiores diferenciais do McLaren GT

Para encerrar, é momento de conhecer os principais diferenciais e onde comprar o bólido aqui no Brasil.

Confira!

1. Herança GT

Diferentemente do que ocorre em muitos modelos de larga produção, o GT não é um mero rótulo de vendas, concebido para aludir à esportividade. Tratando-se de um dos melhores McLarens já produzidos, o GT faz honra à herança Grand Tourer, o que significa que o modelo é uma besta de desempenho fantástico nas pistas que, por conveniência, tecnologia e decisão de mercado, pode rodar legalmente nas ruas e rodovias.

2. Conforto urbano

O porta-malas gigante não é o único atributo que orienta o McLaren ao público das grandes capitais. Na realidade, a McLaren foi pioneira no desenvolvimento de tecnologias como softwares, algoritmos e sensores, que enriquecem a experiência de condução como nenhuma outra marca.

Fonte reprodução do site Quatro Rodas

3. Raridade

Diferentemente de outros modelos Gran Turismo de montadoras de grande escala, como o clássico Ford GT ou até mesmo o notável Chevrolet Corvette, o McLaren GT corre em sua própria categoria, sobretudo em termos como sofisticação, tecnologia e status.

O modelo tem uma produção extremamente limitada, que é rapidamente direcionada às garagens das principais personalidades do esporte, do empreendedorismo e da mídia — tanto no Brasil como no restante do mundo. Essa raridade contribui para dois pontos: a percepção de status e, logicamente, o potencial de valorização no longo prazo, considerando o aspecto colecionável do super veículo.

Como você pôde ver, o McLaren GT é superlativo em tudo o que faz. Estética, performance e engenhosidade. Seja qual for a categoria, o GT é uma das melhores interpretações da indústria sobre o que é um supercarro — um exagero extraordinário, em mecânica, tecnologia e tradição.

Agora, aproveite o momento para conferir quais são os próximos lançamentos de 2021. Para isso, basta acessar nosso artigo exclusivo sobre o tema, no qual listamos os 7 supercarros mais esperados do ano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!