Curiosidades do Mundo Automobilístico

9 lendas do automobilismo

Quando se fala em lendas do automobilismo, muitas pessoas se lembram de grandes nomes de outros países. Porém, não podemos nos esquecer dos grandes pilotos que são de origem nacional. O Brasil tem uma grande tradição em algumas categorias e esses precisam ser valorizados.

O universo do automobilismo já nos deu grandes nomes, a exemplo de Ayrton Senna, apenas para citar um dos mais famosos. Porém, alguns deles viveram em épocas passadas e não são tão conhecidos por pessoas mais jovens. Pensando nisso, nós resolvemos escrever este artigo.

Fonte reprodução do site Jornal do comércio Formula 1

Nele, mostramos os 9 principais nomes nacionais e internacionais que são considerados verdadeiras lendas do automobilismo. Confira!

1. Ayrton Senna

Quem tem mais de 30 anos conseguiu acompanhar um pouco do sucesso daquele que é considerado uma das maiores lendas do automobilismo mundial. Ayrton Senna conquistou três títulos mundiais na Fórmula 1, que ocorreram nos anos de 1988, 1990 e 1991.

Fonte reprodução do site Ayrton Senna

Ele iniciou sua carreira na categoria em 1984, na equipe Toleman-Hart. Entretanto, foi na McLaren que ele se consagrou tricampeão mundial de F1. Sua carreira foi tragicamente interrompida no ano de 1994, enquanto liderava a prova do grande prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália.

Senna é aclamado até os dias de hoje. Pilotos que estão na ativa o consideram um dos maiores nomes da Fórmula 1 do mundo. Não é nenhum exagero quando vemos vídeos dele espalhados pela internet realizando feitos incríveis.

Senna era perito em ultrapassagens arriscadas em curvas e tinha desempenho brilhante na chuva. Em uma corrida histórica, conseguiu pilotar com o carro sem a terceira, quarta e quinta marchas por sete voltas — e vencer a prova!

2. Alain Prost

Alain Prost foi um piloto francês que venceu o campeonato mundial de Fórmula 1 por quatro vezes. Isso aconteceu nos anos de 1985, 1986 e 1989, com a McLaren, e 1993, com a Willians. Ele era um competidor muito inteligente, o que rendeu o apelido de Le professeur que, traduzindo para o português, significa o professor.

Fonte reprodução do site EssentiallySports F1 Legend Prost

Ayrton Senna foi seu colega de equipe na época da McLaren. Esse momento rendeu uma das rivalidades mais espetaculares da Fórmula 1.

3. Niki Lauda

O austríaco Niki Lauda conquistou três títulos de campeão mundial na Fórmula 1. A primeira vitória foi no ano de 1975, com a Ferrari que, inclusive, não vencia um campeonato de F1 desde o ano de 1964.

O piloto sofreu um grave acidente durante a sua carreira. O veículo pegou fogo e rendeu grandes marcas de queimadura pelo corpo do piloto.

Fonte reprodução do site Blogs GAzeta Esportiva Niki Lauda

Porém, esse fato não desanimou essa lenda do automobilismo mundial. Mesmo depois do acidente, Niki Lauda venceu o campeonato mundial por mais duas vezes, sendo nos anos de 1977 e 1984.

4. Nelson Piquet

Nelson Piquet é um dos brasileiros que iniciaram a sua carreira na Fórmula 1 no ano de 1978. Ele entrou na categoria com uma grande responsabilidade, de substituir o campeão mundial Niki Lauda.

Fonte reprodução do site Lance Nelson Piquet

Nessa época, ele corria pela equipe Brabham e foi campeão por duas vezes, nos anos de 1981 e 1983. Em 1987, Piquet venceu seu terceiro título mundial, com a Willians. Atualmente, ele atua como um professor ou tutor do seu próprio filho, Nelson Piquet Junior, para quem procura transmitir seus conhecimentos agregados ao longo da vitoriosa história na F1.

5. Emerso Fittipaldi

Continuando com os brasileiros no automobilismo, temos Emerson Fittipaldi. Ele iniciou sua carreira na Fórmula 1 pela Lotus, em 1970. Logo em 1972, conquistou seu primeiro título mundial, com apenas 26 anos.

Fonte reprodução do site EBiografia Emerson Fittipaldi

Ele também venceu em 1974, com a McLaren. Fittipaldi foi um dos principais responsáveis pela disseminação da F1 no Brasil. Especialmente, por ter sido o piloto mais jovem a ser campeão na época.

6. Michael Schumacher

Não poderíamos deixar de citar Michael Schumacher nessa lista de lendas do automobilismo. Ele foi campeão com a Ferrari nos anos de 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004. Tendo iniciado a sua carreira em 1991, bateu diversos recordes, tornando-se uma verdadeira lenda no esporte.

Durante alguns anos, criou uma grande rivalidade com seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello. O brasileiro é outra lenda que, apesar dos memes maldosos e engraçados, foi um grande piloto de F1, respeitado por todos os que atuam na categoria atualmente.

Fonte reprodução do site Extra Online

Em 2013, Michael Schumacher sofreu um acidente em uma pista de neve, enquanto esquiava. Pouco se sabe sobre o seu estado de saúde atual.

7. Mario Andretti

Apesar de Mario Andretti ter corrido pouco tempo na Fórmula 1 — sendo campeão no ano de 1978 —, fez seu nome como uma das lendas do automobilismo na Fórmula Indy. Além disso, conquistou três títulos da USAC nos anos de 1965, 1966 e 1969, e um de kart, em 1984.

Fonte reprodução do site Amazonaws Winner Mario Andretti

Outro grande feito foi a chegada em primeiro lugar nas 500 Milhas de Indianápolis, em 1969. Ele também deixou seu legado para o filho, Michael Andretti, que conquistou mais de 40 vitórias na fórmula Indy e deixou sua marca no automobilismo mundial.

8. Ken Miles

Ken Miles foi um piloto muito conhecido na década de 60 por dois grandes feitos realmente inacreditáveis e restritos a poucos pilotos, tanto daquela época quanto de hoje em dia. Ele venceu um grande prêmio chamado 24 horas de Daytona e 12 horas de Sebring.

Fonte reprodução do site Road & Track Racing Hero

Nessa época, esse tipo de corrida que durava horas era muito conhecido e aqueceu muito o setor automobilístico. Isso porque as montadoras de veículos participavam dessas provas e era um grande canal de marketing para elas.

Miles era uma pessoa polêmica, mas conquistou a confiança de outro grande nome que mencionaremos neste artigo, o piloto Carrol Shelby. Ambos participaram da criação do Ford GT40, que venceu outra grande competição, chamada 24 horas de Le Mans.

Fonte reprodução do site Road & Track Racing Hero

9. Carrol Shelby

Quem conhece os veículos Shelby Cobra ou Shelby Mustang nem sempre faz ideia de que o idealizador desses ícones foi o piloto Carrol Shelby. Ele é considerado uma das lendas do automobilismo por ter vencido as 24 Horas de Le Mans, no ano de 1966.

Fonte reprodução do site Petrohead Corner Carrol Shelby

Uma parte da sua história é contada no filme Ford vs Ferrari. Uma boa alternativa para quem é amante do mundo do automobilismo, vale a pena assistir.

Cada um desses nomes são verdadeiras lendas do automobilismo mundial em suas respectivas categorias. Independentemente do estilo de vida que levavam, foram responsáveis por transmitir emoção, torcida e patriotismo para seus fãs e, por isso, jamais devem ser esquecidos.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam esses grandes nomes do automobilismo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã

VER MAIS

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã

[agosto/2021] Os 10 carros importados mais vendidos 2021

VER MAIS

[agosto/2021] Os 10 carros importados mais vendidos 2021

Novo MINI: conheça as versões One, Cooper e Cooper S

VER MAIS

Novo MINI: conheça as versões One, Cooper e Cooper S

Conheça os melhores SUVs de luxo mais vendidos do Brasil

VER MAIS

Conheça os melhores SUVs de luxo mais vendidos do Brasil