Curiosidades do Mundo Automobilístico

O que avaliar ao contratar um seguro para carro de luxo?

O seguro para carro é algo imprescindível. Quando observamos os veículos de luxo, esse tipo de serviço se torna ainda mais importante. Afinal, reparos simples podem chegar a valores exorbitantes e alguns tipos de sinistros, como a perda total, o furto e roubo, também podem gerar custos significativos.

Nesse sentido, contar com um seguro que proteja o seu patrimônio nesses momentos é de extrema importância para quem tem veículos de luxo. Pensando na importância do assunto, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos as diferenças de um seguro para carro tradicional e para veículos de luxo, bem como os pontos que você deve avaliar antes de contratar.

Continue lendo!

Como funciona o seguro para carro importado?

No Brasil, existem centenas de corretoras de seguros que trabalham com inúmeras seguradoras, oferecendo variados tipos de serviços para seus clientes. Entretanto, quando tratamos de carros de luxo, as coisas podem mudar consideravelmente. Uma das primeiras discrepâncias é o valor das coberturas.

Como os carros de luxo têm peças e acessórios muito caros, é natural que esse montante pago em caso de sinistro seja maior que os de veículos tradicionais. Existem casos que até mesmo a pintura é algo bastante caro e precisa de cuidados especiais.

Consequentemente, o prêmio — ou seja, o valor que você paga para ter o seguro — também tende a ser maior. Além disso, o reparo em carros de luxo deve ser feito por oficinas especializadas, que nem sempre são encontradas tão facilmente. Isso também acaba por aumentar o valor do prêmio do seguro.

Fonte: reprodução do site proteste Cobertura de seguro automotivo

O que avaliar na hora de contratar seguro para carro importado?

Apesar das diferenças que mencionamos, o seguro para carro importado é um serviço imprescindível para quem tem um veículo desse tipo. Portanto, para ajudar você nessa escolha, separamos algumas dicas que devem ser analisadas.

Acompanhe!

Observe as avaliações da corretora

O primeiro passo é observar as avaliações da corretora selecionada. Atualmente, é possível fazer isso de forma muito simples com a ajuda da internet. Existem pessoas que avaliam as empresas no próprio Google e inserem notas e comentários sobre o atendimento que receberam.

Entretanto, se você mora em uma cidade pequena que não tem grandes corretoras de seguro para carro importado, essa análise pode ser um pouco mais complicada. Nesse caso, vale a pena pesquisar com amigos ou familiares que já contrataram os serviços de determinada empresa e saber a opinião deles sobre a corretora.

Fonte reprodução do site Momento Vox Seguro de Carro

Analise o atendimento

Além dessa breve pesquisa sobre a corretora, também é importante avaliar o atendimento oferecido. Isso é possível de ser observado no primeiro contato que você tem com o corretor ou atendente. Se você perceber certa demora ou um pouco de “má vontade” para receber os documentos do seu veículo, enviar cotações e fazer outros serviços, é importante ligar um sinal de alerta. Pode ser que o atendimento oferecido na empresa não seja dos melhores, sendo necessário procurar outra corretora.

Verifique os serviços oferecidos

O tempo no qual as corretoras de seguro apenas faziam a intermediação entre o segurado e seguradora já acabou. Atualmente, essas empresas precisam prestar uma assessoria mais efetiva para seus clientes. Nesse sentido, vale a pena verificar os serviços oferecidos antes de contratar.

Analise se a corretora oferece suporte em caso de sinistros, ou seja, se ela auxilia o proprietário sobre como ele deve agir para receber o amparo contratado em sua apólice. Além disso, a corretora também precisa ser uma empresa acessível, oferecendo suporte para dúvidas mais simples, como: emissão de faturas, revisão no seguro, vistorias etc.

Fonte reprodução so site Negócios Análise seguros

Conheça as coberturas oferecidas

Saindo um pouco da questão da corretora, é importante que você também avalie as coberturas que a seguradora oferece. O seguro para carros de luxo necessita de algumas que não são muito comuns em veículos convencionais. Como você já sabe, os valores das coberturas para esse tipo de carro são muito maiores. Entretanto, você precisa avaliar se esses montantes são capazes de suprir todo o reparo ou, até mesmo, a troca do veículo caso seja necessário.

Por esse motivo, é importante fazer uma pesquisa prévia quanto os custos de determinadas manutenções ou reparos no tipo de veículo que você tem. Em seguida, veja se a cobertura oferecida é capaz de suprir todos esses gastos. Além disso, também é importante verificar se a seguradora oferece outros tipos de coberturas, tais como: incêndio, troca de peças mais baratas devido a pequenas colisões e, principalmente, o seguro quanto a danos causados a terceiros.

Fonte reprodução do site Gazeta do povo

Informe-se sobre o valor da franquia

A franquia do seguro para carro é o valor pago à seguradora para que o proprietário tenha acesso às coberturas que foram contratadas. Ou seja, além do custo do prêmio, em caso de sinistros, você também pagará por esse valor de franquia. Isso é um assunto muito polêmico e que deixa as pessoas cheias de dúvidas, sendo assim, não entraremos no mérito de discutir a sua validade ou não. O fato é que, caso você sofra algum acidente e precise acionar o seu seguro, esse montante será cobrado.

Para não ser surpreendido na hora que mais precisar do seguro, é importante que você se informe quanto ao valor da franquia antes de fechar qualquer tipo de contrato com seu corretor. Isso porque, em se tratando de carros de luxo, o valor desse pagamento pode ser bastante alto.

Fonte reprodução do site Doutor Multas Valor de seguro do seu carro

Em alguns casos, dependendo do tipo de colisão, nem vale a pena acionar a seguradora. O próprio condutor faz os reparos por conta própria em uma oficina de sua confiança. Portanto, para evitar esse transtorno, sempre pergunte ao seu corretor quanto será o valor da franquia.

Por fim, é importante que você analise, com detalhes, cada um desses pontos. Assim, você pode escolher uma corretora que ofereça todas as garantias que precisa no seguro para carro importado e de luxo, se certificando de que seu veículo esteja protegido quanto a eventuais problemas que possam ocorrer no futuro.

Gostou deste artigo? Se quiser continuar lendo sobre como cuidar do seu carro, confira o artigo que preparamos para você. Nele, mostraremos 7 dicas para evitar problemas com o veículo quando ele fica muito tempo parado.

Comentários

  1. Everson Weslley disse:

    Muito bacana Paíto!

    Sou corretor de seguros e muitas vezes o cliente só percebe a importância na ocorrência de um sinistro. É preciso se atentar para todas as condições e coberturas para não contratar o seguro mais caro do mundo… que é aquele que não te fornece cobertura quando mais precisa. Parabéns pelo conteúdo!
    Sucesso sempre.

  2. Conteúdo muito legal!
    Somos parceiros da Paíto Motors a muitos anos e já tivemos soluções importantes na tratativa de sinistros. Isso nos dá muita satisfação, inclusive!
    Temos atenção redobrada na venda de seguros de carro de luxo, além da cobertura para o veiculo também é importante verificar a cobertura para vidros (que esteja completa com vidros, faróis, retrovisores, lanternas e possivelmente a blindagem) pois caso tenha algum dano, são muito caros e difíceis de repor. A cobertura de vidros tem que ser contratada e completa! Muitas seguradoras não oferecem essa opção.
    Também escolher uma seguradora que permita você escolher a oficina especializada para os reparos lhe dará muita segurança na qualidade do serviço.
    No nosso caso, como corretor, ter um ótimo relacionamento com as seguradoras nos traz muitos benefícios e agilidade para tratar cada caso particular nesse tipo de veículo.
    Cuidar do seu patrimônio e se antecipar a imprevistos faz parte do nosso trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Conheça os carros blindados importados mais luxuosos do mundo

VER MAIS

Conheça os carros blindados importados mais luxuosos do mundo

[Agosto/2021] Por que investir em um Sedan importado? Conheça as vantagens

VER MAIS

[Agosto/2021] Por que investir em um Sedan importado? Conheça as vantagens

Conheça a história da Audi

VER MAIS

Conheça a história da Audi

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã

VER MAIS

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã