Curiosidades do Mundo Automobilístico

PPF: entenda o que é e como funciona

O PPF (Película de Proteção de Pintura) é um material utilizado na aplicação da superfície de veículos. Ele consiste em um tipo de adesivo eficaz para prevenir contra danos, raios UV, lavagens, riscos e arranhões e, também, contra a ação natural do tempo.

Além disso, o PPF mantém o visual do automóvel mais brilhante e evita que a sujeira e a água se fixem na pintura do carro. Ou seja, funciona como uma capa protetora que envolve toda a lataria e os faróis, conferindo maior proteção contra avarias.

Quer entender o que é PPF e por que vale a pena aplicar o material no veículo? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

O que significa PPF?

Em inglês, PPF significa Paint Protection Film, uma película de proteção termoplástica transparente fabricada a partir de poliuretano resistente. O envelopamento com PPF é um procedimento estético de alto nível, sendo um adesivo capaz de proteger por completo a pintura e a lataria dos automóveis.

O objetivo do material é prolongar o brilho dos carros novos por muito mais tempo. Isso porque ele funciona como uma segunda pele que conserva a pintura original da carroceria e dos faróis. O procedimento se tornou muito atraente nos últimos anos, sobretudo para proprietários de veículos de luxo.

A película transparente é desenvolvida com o uso de nanotecnologia e, por isso, forma uma espécie de escudo contra pequenos impactos, como raspões, arranhões e batidas leves. Além disso, o PPF protege contra manchas e riscos, mantendo o automóvel intacto.

Como o PPF funciona?

O envelopamento com PPF é utilizado tanto na aplicação da superfície de carros quanto em motos, trailers, barcos e aeronaves. O material é hidrofóbico, hidro-repelente e autorregenerativo, ou seja, não absorve água e evita manchas e agressões.

A técnica, por ser altamente resistente, não exige outros tipos de tratamentos para a proteção do veículo. Sendo invisível, o PPF cobre todas as áreas da lataria de maneira potente e duradoura.

Com isso, é possível manter a originalidade da pintura e do brilho, repelindo o excesso de sujeira do automóvel. A instalação é feita por profissionais especializados e leva, em média, de três a quatro dias, já que o processo exige técnicas e habilidades específicas.

Como é feito o procedimento de aplicação nos carros?

Em geral, a aplicação de PPF segue o mesmo procedimento de envelopamento veicular. A diferença é que o material do PPF é transparente e tem mais a função protetiva que estética. Antes de tudo, o carro passa por uma limpeza e descontaminação completa, além de polimento da carroceria.

Só então a película é aplicada com a ajuda de uma espátula específica. Com isso, os profissionais utilizam um estilete para cortar o excesso do PPF com bastante cuidado e detalhamento. O material é disponibilizado em forma de rolo e a maneira mais eficiente de aplicá-lo é mesclar água desmineralizada com uma solução secante.

A vantagem é que a película pode ser aplicada em todo o veículo ou em apenas algumas partes expostas e sujeitas a danos. Por ser tão resistente, não é necessário utilizar qualquer outro tipo de proteção, como selantes ou sobrecapas. O objetivo é, justamente, o PPF ser a melhor solução para manter a cor da pintura do carro intacta.

Qual a durabilidade do PPF?

Os materiais utilizados no processo de PPF têm garantia de fábrica e variam conforme a marca. Em relação à durabilidade, a película pode durar de 5 a 7 anos. No entanto, é importante manter a manutenção em dia, como limpeza regular e aplicação de produtos de proteção para prolongar a vida útil.

Uma das principais vantagens é que o PPF mantém a originalidade da pintura, sem alterar a aparência do carro. Ou seja, adapta-se muito bem em diferentes partes do veículo, como maçanetas, faróis, porta-malas, pára-lamas, tetos, soleiras, retrovisores e muito mais.

Como é a manutenção do PPF?

A manutenção do PPF é simples e rápida, basta aplicar água e shampoo automotivo neutro para remover qualquer tipo de sujeira e impureza da superfície. Como citamos, é fundamental utilizar produtos específicos para PPF para manter a durabilidade do material.

A indicação é que o procedimento seja realizado entre 15 a 30 dias para evitar rachaduras, pontas soltas ou amarelamento da película. Atualmente, é possível encontrar inúmeras empresas especializadas em manutenção de PPF que seguem técnicas e protocolos apropriados que não danificam o envelopamento.

Quais os cuidados necessários ao aplicar PPF?

Como todo procedimento estético, a aplicação de PPF requer alguns cuidados básicos. O carro pode ser lavado normalmente, mas é essencial utilizar os produtos específicos para proteger ao máximo a película, como sabão neutro e água, e evitar químicos.

Da mesma forma, como citamos, os reparos e manutenções ao longo do tempo são fundamentais. O ideal é não tentar reparar o PPF sozinho para não estragar o material ou até mesmo a pintura. A indicação é visitar locais especializados no serviço para ter mais garantia.

Quando vale a pena aplicar o PPF nos carros?

O PPF é especialmente atraente para veículos de coleção e carros de luxo, já que oferece proteção contra pequenos impactos e arranhões. O benefício é que o PPF mantém o brilho original dos automóveis e também tem propriedades capazes de regenerar riscos superficiais.

Por isso mesmo, o PPF garante que os automóveis estejam em perfeito estado, sobretudo quando for vendido. Mesmo que a aplicação tenha um custo mais elevado quando comparado a outros procedimentos estéticos, certamente investir em PPF vale a pena.

Diversos proprietários têm buscado cada vez mais pelo PPF para cobrir diferentes modelos de carros. Até porque é uma forma de ter mais tranquilidade e a garantia de que a lataria não sofrerá danos irreversíveis de possíveis ações naturais do tempo.

A tecnologia que o PPF oferece para os automóveis proporciona resistência, durabilidade e alta proteção. É importante ter em mente que a aplicação do material depende de inúmeros fatores que podem alterar o preço no mercado. Entretanto, o custo-benefício a longo prazo certamente compensa o investimento.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira as principais características da Mercedes GTR!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!