Curiosidades do Mundo Automobilístico

PPF: entenda o que é e como funciona

O PPF (Película de Proteção de Pintura) é um material utilizado na aplicação da superfície de veículos. Ele consiste em um tipo de adesivo eficaz para prevenir contra danos, raios UV, lavagens, riscos e arranhões e, também, contra a ação natural do tempo.

Além disso, o PPF mantém o visual do automóvel mais brilhante e evita que a sujeira e a água se fixem na pintura do carro. Ou seja, funciona como uma capa protetora que envolve toda a lataria e os faróis, conferindo maior proteção contra avarias.

Quer entender o que é PPF e por que vale a pena aplicar o material no veículo? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

O que significa PPF?

Em inglês, PPF significa Paint Protection Film, uma película de proteção termoplástica transparente fabricada a partir de poliuretano resistente. O envelopamento com PPF é um procedimento estético de alto nível, sendo um adesivo capaz de proteger por completo a pintura e a lataria dos automóveis.

O objetivo do material é prolongar o brilho dos carros novos por muito mais tempo. Isso porque ele funciona como uma segunda pele que conserva a pintura original da carroceria e dos faróis. O procedimento se tornou muito atraente nos últimos anos, sobretudo para proprietários de veículos de luxo.

A película transparente é desenvolvida com o uso de nanotecnologia e, por isso, forma uma espécie de escudo contra pequenos impactos, como raspões, arranhões e batidas leves. Além disso, o PPF protege contra manchas e riscos, mantendo o automóvel intacto.

Como o PPF funciona?

O envelopamento com PPF é utilizado tanto na aplicação da superfície de carros quanto em motos, trailers, barcos e aeronaves. O material é hidrofóbico, hidro-repelente e autorregenerativo, ou seja, não absorve água e evita manchas e agressões.

A técnica, por ser altamente resistente, não exige outros tipos de tratamentos para a proteção do veículo. Sendo invisível, o PPF cobre todas as áreas da lataria de maneira potente e duradoura.

Com isso, é possível manter a originalidade da pintura e do brilho, repelindo o excesso de sujeira do automóvel. A instalação é feita por profissionais especializados e leva, em média, de três a quatro dias, já que o processo exige técnicas e habilidades específicas.

Como é feito o procedimento de aplicação nos carros?

Em geral, a aplicação de PPF segue o mesmo procedimento de envelopamento veicular. A diferença é que o material do PPF é transparente e tem mais a função protetiva que estética. Antes de tudo, o carro passa por uma limpeza e descontaminação completa, além de polimento da carroceria.

Só então a película é aplicada com a ajuda de uma espátula específica. Com isso, os profissionais utilizam um estilete para cortar o excesso do PPF com bastante cuidado e detalhamento. O material é disponibilizado em forma de rolo e a maneira mais eficiente de aplicá-lo é mesclar água desmineralizada com uma solução secante.

A vantagem é que a película pode ser aplicada em todo o veículo ou em apenas algumas partes expostas e sujeitas a danos. Por ser tão resistente, não é necessário utilizar qualquer outro tipo de proteção, como selantes ou sobrecapas. O objetivo é, justamente, o PPF ser a melhor solução para manter a cor da pintura do carro intacta.

Qual a durabilidade do PPF?

Os materiais utilizados no processo de PPF têm garantia de fábrica e variam conforme a marca. Em relação à durabilidade, a película pode durar de 5 a 7 anos. No entanto, é importante manter a manutenção em dia, como limpeza regular e aplicação de produtos de proteção para prolongar a vida útil.

Uma das principais vantagens é que o PPF mantém a originalidade da pintura, sem alterar a aparência do carro. Ou seja, adapta-se muito bem em diferentes partes do veículo, como maçanetas, faróis, porta-malas, pára-lamas, tetos, soleiras, retrovisores e muito mais.

Como é a manutenção do PPF?

A manutenção do PPF é simples e rápida, basta aplicar água e shampoo automotivo neutro para remover qualquer tipo de sujeira e impureza da superfície. Como citamos, é fundamental utilizar produtos específicos para PPF para manter a durabilidade do material.

A indicação é que o procedimento seja realizado entre 15 a 30 dias para evitar rachaduras, pontas soltas ou amarelamento da película. Atualmente, é possível encontrar inúmeras empresas especializadas em manutenção de PPF que seguem técnicas e protocolos apropriados que não danificam o envelopamento.

Quais os cuidados necessários ao aplicar PPF?

Como todo procedimento estético, a aplicação de PPF requer alguns cuidados básicos. O carro pode ser lavado normalmente, mas é essencial utilizar os produtos específicos para proteger ao máximo a película, como sabão neutro e água, e evitar químicos.

Da mesma forma, como citamos, os reparos e manutenções ao longo do tempo são fundamentais. O ideal é não tentar reparar o PPF sozinho para não estragar o material ou até mesmo a pintura. A indicação é visitar locais especializados no serviço para ter mais garantia.

Quando vale a pena aplicar o PPF nos carros?

O PPF é especialmente atraente para veículos de coleção e carros de luxo, já que oferece proteção contra pequenos impactos e arranhões. O benefício é que o PPF mantém o brilho original dos automóveis e também tem propriedades capazes de regenerar riscos superficiais.

Por isso mesmo, o PPF garante que os automóveis estejam em perfeito estado, sobretudo quando for vendido. Mesmo que a aplicação tenha um custo mais elevado quando comparado a outros procedimentos estéticos, certamente investir em PPF vale a pena.

Diversos proprietários têm buscado cada vez mais pelo PPF para cobrir diferentes modelos de carros. Até porque é uma forma de ter mais tranquilidade e a garantia de que a lataria não sofrerá danos irreversíveis de possíveis ações naturais do tempo.

A tecnologia que o PPF oferece para os automóveis proporciona resistência, durabilidade e alta proteção. É importante ter em mente que a aplicação do material depende de inúmeros fatores que podem alterar o preço no mercado. Entretanto, o custo-benefício a longo prazo certamente compensa o investimento.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira as principais características da Mercedes GTR!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

PPF: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

PPF: entenda o que é e como funciona

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

VER MAIS

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!

VER MAIS

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!