Curiosidades do Mundo Automobilístico

Absolutamente icônica em todos os detalhes: conheça a pintura especial nos carros da Rolls-Royce

Que a marca Rolls-Royce é emblemática no segmento de carros de luxo, com imponência e elegância como palavras-chave, não há dúvida. Mas você sabe o porquê de esta marca ser
tão reconhecida em todo o planeta?
Não é possível apontar apenas um motivo para que a marca Rolls-Royce seja o ícone que transcende as décadas. Na verdade, tudo na marca é minuciosamente planejado e detalhado. Desde o motor potente e suave até os detalhes de pintura. E justamente este último é sobre o que vamos falar hoje. Não simplesmente sobre a pintura, mas sim sobre um adorno aplicado à pintura, que eleva a um novo patamar a personalização e a exclusividade.

Você sabe o que é pinstripe?

Segundo o dicionário Cambridge, em tradução livre, “pinstripe” significa uma linha fina em contraste com a cor do fundo, usada em tecidos, roupas ou aplicações artísticas em objetos. Na linguagem popular, é a pintura ou decoração em linhas super finas, feitas à mão livre, lembrando as tatuagens tribais.
O pinstripe é uma expressão artística e, por isso, para ser considerado um pinstripe, o desenho precisa ser manual, fino e feito por um equipamento conhecido por “beugler”. O “beugler” é um tipo de pincel similar a uma caneta, e é usado para aplicar a tinta na superfície a ser decorada.

Você com certeza já viu um pinstripe sem saber que era um. Afinal, até mesmo os desenhos em carrocerias e placas de pára-choques de caminhões são considerados formas de pinstripe, conhecido como “filetagem”. Na verdade, as primeiras ideias deste movimento começaram no século XVIII, com pinturas em carruagens. E ao longo do tempo o conceito de pinstripe fluiu para círculos de arte, cultura, motocicletas, carros e tatuagem.
Foi daí que surgiu o nome “Kustom Kulture”, por volta da década de 50, que, em resumo, foi um movimento de pessoas que customizavam os próprios carros e motos, acrescentando suas personalidades e características às máquinas. Justamente através da pintura com pincéis e aerógrafos.
É impossível dissociar a “Kustom Kulture” do nome Von Dutch, apelido dado a Kenneth Howard, nascido em 1929 no subúrbio de Los Angeles. O americano foi o responsável por transformar o pinstripe em arte, ao customizar centenas de motos e automóveis.

Rolls-Royce e o pinstripe

Nem todos sabem, mas um dos detalhes mais interessantes dos Rolls-Royce são – justamente – as faixinhas pintadas através da técnica de pinstripe. Além de este grafismo ser feito à mão, um por um, que por si só já seria incrível, outro fato curioso é que o mesmo artista, desde 2003, realiza a obra de arte nos carros.
O nome da fera é Mark Court e ele customiza através de pinstripe os Rolls-Royce’s desde 2003. Mark é responsável pelo último passo da fabricação do carro e, em função disso, seu trabalho não tem margem para erro. Qualquer falha no pinstripe significa que todo o processo de pintura precisa ser reiniciado. Assim, o pinstripe de Court, além de arte, deve envolver técnica e precisão. E não é só por isso que seu trabalho é tão valorizado.

Além de personalizar os carros de luxo, ele ainda atende aos gostos pitorescos dos clientes da marca que, ora ou outra, pedem grafismos personalizados para o artista realizar em seus carros. Certa vez, um cliente exigiu que o artista saísse da fábrica da empresa, em Goodwood (West Sussex / Inglaterra) e fosse até os Emirados Árabes, pintar as linhas em seu Rolls-Royce.
Mark Court é uma figura conhecida no mercado dos automóveis de luxo, pois toda esta exclusividade é o que eleva o carro a um nível ainda mais alto. Personalizar “a dedo” os carros e por apenas uma pessoa há mais de 20 anos é simplesmente surreal. Mark, inclusive, não pode tirar férias, para não parar a produção dos automóveis. Isso rende a ele um salário considerado também muito exclusivo. Mas não nos tira da mente a questão: quem continuará o seu legado?
Ao mesmo tempo em que é uma grande estratégia ter este nível de exclusividade para um produto de luxo, depender de uma pessoa, que naturalmente tem um período de vida útil, pode impactar a longevidade da ideia dos pinstripes super customizados dos Rolls-Royce’s.
O próprio artista já declarou que sabe que “o tempo passa e ninguém fica mais jovem com isso”. Portanto, corre pelo mercado a informação não-oficial de que um sucessor para sua posição está sendo treinado. Se é verdade ou não, a realidade é que Mark Court deixou suas marcas na história do pinstripe e do mercado de alto luxo automotivo.

Conheça um pouco mais sobre Mark Court:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Carro conceito: entenda mais sobre!

VER MAIS

Carro conceito: entenda mais sobre!

Saiba quais os cuidados necessários com carro de luxo preto

VER MAIS

Saiba quais os cuidados necessários com carro de luxo preto

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH