Curiosidades do Mundo Automobilístico

Mercedes GTR: confira suas principais características

Desempenho, comportamento dinâmico e esportividade. Essas são as características que formam a essência de um supercarro, e hoje, falaremos sobre um modelo que honra essa categoria. Afinal, você já ouviu falar do belíssimo Mercedes GTR? Caso não, sem problemas!

Como perceberá durante a leitura, esse é um dos modelos mais sofisticados, tecnológicos e raros no lineup da Mercedes-Benz. Não por acaso, é um dos carros mais cobiçados da marca, que tem uma longa tradição no desenvolvimento de modelos que unem o luxo à esportividade. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é um carro Gran Turismo?

Luxo e alto desempenho. Esse é o DNA de um legítimo GT. Por conta disso, as montadoras não desperdiçam essa sigla em qualquer modelo, utilizando essa atribuição apenas nos veículos que merecem essa designação, comprovando seu valor onde mais importa — nas pistas.

Gran Turismo é uma designação antiga da indústria automobilística. Tanto no esporte como no mercado, o termo é utilizado para indicar modelos de performance apurada, que são legítimos carros de corrida, mas que podem ser utilizados no dia a dia — também conhecidos como carros de pista, legalizados para o uso urbano.

Na indústria, existem vários exemplos do uso dessa sigla para denominar sucessos automotivos, tais como o bólido Hennesey Venom GT, o indomável Porsche Carrera GT, o sofisticado McLaren GT e o lendário Ford GT. Em comum, todos esses modelos entregam uma experiência real de um carro de corrida aos seus proprietários.

Por isso as montadoras têm tanto respeito pela sigla. Esses modelos precisam incorporar o que há de melhor na marca, e se inspirar no automobilismo para entregar o melhor projeto possível. É isso que faz os GTs serem considerados esportivos, superesportivos e hiperesportivos — em suas respectivas categorias.

Outro detalhe interessante é que, atualmente, esses modelos chegam com uma proposta bem diferente do que acontecia no passado. Antigamente, as montadoras criavam os GTs e os colocavam para competir nas pistas, com o objetivo de trazer visibilidade e prestígio para os demais modelos da marca.

Um exemplo disso é o emblemático Ford GT40, criado na década de 1960, tetracampeão das 24 horas de Le Mans e, à época, intitulado como o Matador de Ferraris. Foi, inclusive, o primeiro veículo a vencer uma Ferrari nesse circuito — um feito tão histórico que foi retratado no cinema, no longa Ford vs Ferrari de 2019.

Hoje em dia, em contrapartida, as marcas já contam com história e reputação consolidadas. Além disso, o mercado de carros de luxo e alta performance está mais aquecido do que nunca. Os modelos GTs atuais estão mais velozes, elásticos e performáticos do que nunca, e continuam sendo criados e testados para as pistas.

No entanto, o público não está restrito a um seleto grupo de pilotos do automobilismo. Hoje, basta você ser um entusiasta e contar com os recursos necessários para adquirir o bólido dos sonhos. O ápice da engenharia e da tecnologia nunca esteve tão acessível quanto nos dias atuais.

Quais os principais destaques do Mercedes GTR?

Apesar de chamarmos o veículo dessa forma, vale notar que seu “nome completo” é ainda mais imponente — Mercedes-AMG GT R Pro. O destaque começa pelo nome, em que fica claro que esse é um modelo de preparação AMG, a divisão que desenvolve os modelos esportivos para a marca alemã.

Em seguida, há o acréscimo: GT R Pro. Essa nova versão é o suprassumo técnico e estético da marca. Em todo o mundo, apenas 750 unidades foram fabricadas, com apenas 5 sendo encomendadas para o mercado brasileiro. O GT R Pro é uma evolução mecânica do já consagrado Mercedes-AMG GT.

O modelo já era amplamente agraciado pela imprensa e comunidade internacional como um dos melhores designs automotivos da década. Com uma carroceria coupé, baixa, imponente e “presa ao chão”, o GT em sua versão mais “comportada” já apresentava imponência e propensão às pistas.

Com o GT R Pro, a expectativa se torna realidade. Em meados de 2019, quando os cinco modelos foram encomendados para o Brasil, ele foi comercializado por cerca de R$1,7 milhão. Hoje, se considerarmos não apenas a variação cambial, mas também a raridade e demanda, essa cifra já decolou consideravelmente.

Para além desse modelo superlativo, também existiu o bestial GT Black Series, com ainda mais potência e torque, lançado em meados de 2021. Abaixo, compilamos os principais Mercedes GTs lançados nos últimos anos e suas especificações técnicas, sendo os principais modelos encontrados aqui no Brasil:

  • 2016 Mercedes-AMG GT 4.0 V8 — 462 cavalos de potência e 61,2 kgfm de torque;
  • 2016 Mercedes-AMG GT S 4.0 V8 — 510 cavalos de potência e 66,3 kgfm de torque;
  • 2020 Mercedes-AMG GT R Pro S 4.0 V8 — 585 cavalos de potência e 71,4 kgfm de torque;
  • 2021 Mercedes-AMG GT Black Series 4.0 V8 — 730 cavalos de potência e 81,6 kgfm de torque.

No fim das contas, independentemente do Mercedes GT que esteja comprando, você tem a certeza de que está adquirindo uma máquina feita para as pistas, mas que é comportada o suficiente para tolerar as estradas e limites urbanos. As versões GT e GT S apresentam um visual mais sofisticado e limpo.

Já as versões GT R Pro e GT Black Series não fazem nenhuma questão de serem discretas, pois contam com body kits e aerofólios que sinalizam, claramente, que o lugar deles é nas pistas. Em todos os casos, são veículos que geram deslumbramento e encanto por todos os lugares que passam.

Para encerrar, vale saber como a Paíto pode atender a sua demanda e interesse por um carro esportivo. Caso não saiba, vale notar que somos uma das maiores representantes nacionais no mercado de veículos de luxo e alta performance, com um dos estoques mais cobiçados da América Latina.

Com mais de uma década de mercado, nós contamos com uma reputação perfeita, criada na base da transparência e da qualidade, refletindo as virtudes das marcas e veículos que nós comercializamos.

Agora que você conhece os principais destaques do Mercedes GT, aproveite para agilizar a aquisição do seu com quem mais entende do assunto. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!