Curiosidades do Mundo Automobilístico

Tudo que você precisa saber para escolher e cuidar da cor de um carro de luxo

Existem muitos fatores a serem considerados ao escolher a cor certa para o seu carro de luxo. É uma decisão que não deve envolver apenas o seu gosto pessoal, mas também a manutenção e outras especificidades que afetam a aparência do carro com o tempo. Dito isso, antes de tomar uma decisão sobre a cor do carro de luxo, o ideal é conhecer melhor esses fatores para chegar à escolha certa.

Neste post, vamos elencar o que você precisa saber para avaliar a cor certa do seu veículo premium. Também, trazemos algumas dicas para você conseguir manter a pintura do carro intacta e sob o máximo de proteção. Confira e aproveite as dicas!

Quais são as cores mais indicadas para carros de luxo?

De modo geral, entre os veículos de luxo, as cores neutras, como preto, branco, prata e cinza, representaram boa parte de todos os modelos vendidos. O preto, por exemplo, é uma cor luxuosa que nunca sai de moda, combina bastante com os veículos premium e, não por acaso, está entre as cores mais preferidas nesse segmento.

No entanto, nem todo tom é atemporal no mercado de automóveis exclusivos. A sorte de algumas cores vai e vem. Há alguns anos, os carros da cor verde faziam bastante sucesso, por exemplo. Assim como acontece com as roupas, as tendências para a cor de carros de luxo mudam bastante com o passar do tempo.

Considerando que o gosto pessoal também anda cada vez mais diversificado, grandes montadoras de carros de luxo, como a Bentley, oferecem uma paleta de cores bastante variada, o que melhora os pedidos personalizados. Para os compradores da marca britânica, é oferecida uma paleta com mais de 100 acabamentos exteriores — e uma variedade igualmente impressionante de couros e folheados.

Como escolher a cor do seu carro de luxo?

Um veículo premium é muito mais que um bem funcional para sua rotina. É um investimento que você deve estar feliz quando olha para ele, quando está atrás do volante dirigindo pela cidade ou curtindo uma viagem. A combinação de força e beleza de um veículo de luxo é construída em seus diversos aspectos.

Nesse sentido, a cor pode fazer uma grande diferença na sua experiência como dono de um supercarro. Por essa e outras razões, é natural perguntar a si mesmo qual cor você deve escolher para o carro. Veja como chegar a uma decisão com algumas dicas a seguir.

Considere seu gosto pessoal

A cor preferida pode dizer muito sobre sua personalidade. Se você quiser se destacar com a cor do carro, provavelmente terá preferência por uma paleta marcante, que pode incluir cores como vermelho, amarelo e outros tons brilhantes ou fortes que costuma atrair a atenção da multidão.

Outros motoristas, por outro lado, consideram o minimalismo como a melhor prática estética. Então, cores como branco, prata, cinza e preto devem atrair aqueles que querem manter uma pintura básica, mas elegante. O gosto pessoal não é o único critério a ser considerado, se você quer avaliar seriamente a melhor cor de um carro luxuoso, mas sem dúvidas, esse é um fator prioritário para tomar uma boa decisão.

Entenda o nível de manutenção que a cor exige

Manter a cor do seu carro pode ser uma tarefa e tanto. Tons de pérola e outras cores, como preto e vermelho, exigem cuidados meticulosos, pois arranhões, sujeira e outras marcas irritantes podem ficar facilmente visíveis. É por isso que o polimento e outros cuidados essenciais com a pintura do carro devem ser aplicados com mais frequência, para manter sua aparência deslumbrante — mais à frente neste conteúdo, explicamos todos os cuidados para conservar a pintura.

Por outro lado, algumas das cores mais fáceis de manter são branco, cinza e prata. Ao contrário da maioria das cores escuras, os tons mais claros dificilmente mostram poeira, a menos que seja chuva seca ou água de torneira. Dito isso, se você estiver disposto a dedicar um pouco mais de cuidados para garantir a manutenção da pintura do seu carro, estará qualificado para escolher os tons mais escuros. Contudo, se você preferir uma experiência menos trabalhosa, os tons mais claros podem ser a melhor escolha para você.

Entenda como a cor influencia no calor

Cores escuras absorvem mais calor que as mais claras e isso não se aplica apenas às roupas, mas também aos veículos. Isso se justifica, principalmente, pelo fato de que o metal serve como um excelente condutor de calor. Então, quando seu carro é pintado com uma cor escura, especialmente preto, isso aumentará as qualidades de absorção de calor do metal. Os tons mais escuros retêm o calor, tornando o carro mais quente ao toque, enquanto os tons mais claros refletem o calor.

Saiba que a cor pode influenciar no preço de revenda do carro

A cor escolhida tem impacto no valor de revenda do seu carro, seja lá em qual categoria ele se enquadra, porque existem opções mais populares que outras no mercado. Esse é um cuidado que vale principalmente para as pessoas que desejam alterar a pintura do veículo. Notavelmente, prata e branco são as cores populares e, consequentemente, contribuem para o alto valor de revenda, mesmo após 4 ou 5 anos de uso.

Ao optar por cores impopulares, como ouro e marrom, a cor pode diminuir drasticamente o valor de revenda do seu carro ao longo do tempo. Então, se a revenda do carro é um fator importante na sua decisão, é bom ter esses conhecimentos em mente no momento da escolha.

Como manter a conservação da pintura?

Os motoristas estão sempre de olho nos novos métodos e soluções que surgem no mercado automotivo para conservar a pintura do carro. Isso é uma preocupação válida, afinal, queremos manter os veículos sob o máximo de proteção possível.

No entanto, é importante lembrar de que os cuidados básico com o carro já fazem uma grande diferença. Só depois de fazer a lição de casa, fica mais fácil investir em produtos mais sofisticados para manter a conservação da pintura. Confira algumas dicas a seguir.

Lave e seque regularmente

Lavar o carro, pelo menos, uma vez por semana, se você usá-lo todos os dias, pode reduzir efeitos nocivos dos raios UV sobre a pintura, além de remover toda a poeira acumulada e sujeira que podem prejudicar o acabamento externo. Parece simples, não é? Contudo, muitos não sabem como fazer isso direito. Pior, alguns proprietários não entendem a importância de fazer uma limpeza completa e regular em seus amados carros. Então, vejamos aqui alguns passos essenciais.

Em primeiro lugar, remova poeira e sujeira sobre o carro com um pano limpo e macio de algodão. Você também pode optar por se livrar da sujeira borrifando água. Importante: não use detergente ou sabão comum, pois esses itens contêm produtos químicos que podem estragar o acabamento externo do carro.

Outra dica é usar uma barra de argila para remover manchas de lama e excrementos sem danificar a pintura. Para retirar o excesso de umidade, use um pano de algodão limpo. Resíduos químicos e de água devem ser completamente removidos, para diminuir o risco de manchas de água e proteger a pintura do seu carro.

Faça o polimento com cera

O polimento pode melhorar o brilho do revestimento transparente e, ainda, o manter com aparência de novo. A cera usada no processo também atua como uma camada protetora contra raios UV prejudiciais, excrementos de pássaros e até respingos de insetos. Você pode encontrar a cera de carro em muitas formas, como pastas sólidas e formulações líquidas. Existem fórmulas que simplesmente dão ao seu carro um ótimo acabamento, enquanto outras limpam, protegem e polem o carro de uma só vez.

A cera automotiva oferece ampla proteção contra o calor, é simples de usar e extremamente acessível. No entanto, é importante lembrar de que a proteção é bastante básica e não dura muito. Isso significa que é preciso reaplicar a cera a cada seis semanas. Além disso, pequenas partículas de sujeira e detritos podem ficar presas na cera e danificar o verniz, se não forem observadas.

Use selante de pintura

Os selantes de pintura têm o mesmo efeito que a cera do carro, mas podem apresentar ainda mais vantagens para a conservação da pintura. Eles são bastante simples de usar, funcionam bem com cera e produzem uma aparência brilhante, se aplicados corretamente. Em comparação à cera, os efeitos do selante também duram mais, pois você só precisa reaplicá-lo uma vez a cada seis meses.

Aplique o revestimento sintético

O revestimento sintético ou cerâmico é um revestimento de polímero líquido aplicado ao exterior do carro para deixá-lo com um aspecto brilhante e evitar que a pintura desbote devido à exposição constante à luz solar.

Ele também protege de manchas resultantes de contaminantes ácidos, oferece resistência a arranhões e deixa seu carro mais resistente à água. Sem falar que é uma proteção extremamente durável, mantendo-se por anos.

Cuidado ao estacionar o carro

Uma das principais maneiras de proteger a pintura do seu carro de luxo é procurar sempre estacionar na sombra. Além de ser fácil, é um cuidado barato e infalível. Mantendo seu carro sempre estacionado na sombra, você o protege contra radiação UV e chuva ácida. Uma garagem em casa sob essa condição é o ideal para evitar que a pintura desbote.

Invista em uma capa de carro

Existe um receito comum e justificável de que as capas de carro podem danificam a pintura, mas por que justificável? Pois, algumas capas de baixa qualidade podem, de fato, provocar esse problema. Em vez de proteger, ela pode arruinar a pintura.

Entretanto, não é sempre que isso acontece, principalmente quando você faz uma boa pesquisa antes de comprá-la. Escolha uma capa que ofereça resistência à água para proteger o acabamento do seu carro do excesso de umidade e da chuva ácida. O item também deve conter uma ótima respirabilidade, para evitar o acúmulo de umidade sob a tampa.

Para fazer uma boa escolha, também não se esqueça de buscar um ajuste confortável da capa. Você não vai querer algo grande demais para o seu carro, pois o pano solto pode bater no acabamento externo em dias de vento e arruinar toda a pintura.

Quais são os cuidados necessários com a cor do carro de luxo?

Se você chegou até aqui, deu para perceber que o cuidado com a cor do carro de luxo também se estende às práticas de conservação da pintura. Para ajudar você, separamos outras dicas brilhantes de como manter os cuidados necessários com a cor do carro de luxo. Confira!

Os melhores ingredientes para a lavagem de um carro de luxo

Quando você optar por lavar seu carro no lava-jato, realmente entenda como o local escolhe os ingredientes para a lavagem. Se eles estiverem realmente preocupados, vão optar por um sabonete e/ou xampu automotivo de qualidade, que normalmente tem um pH equilibrado e, certamente, não contém detergente. Isso permite que as cores brilhantes da pintura permaneçam vivas e durem por muito tempo.

O melhor sabonete para a lavagem de carros não deixa as manchas brancas que costumamos encontrar no sabonete ou no shampoo que contém detergente. Por isso, é altamente recomendável usar o shampoo certo, considerando que carros de cores brilhantes são mais propensos a desbotar.

Tintas foscas são casos especiais

As tintas foscas precisam ser cuidadas de uma maneira totalmente diferente. O polimento, por exemplo, não é recomendado, porque os abrasivos nos polidores removem a superfície áspera distinta de uma tinta fosca.

A longo prazo, as escovas de lavagem de carros provocam um efeito de suavização na pintura fosca e os selantes de cera também danificam esse tipo de pintura. Por essas razões, é recomendado enfaticamente a lavagem à mão ou lavadora de alta pressão de carros com pintura fosca, com produtos de limpeza e cuidados especializados.

A manutenção de um carro premium nem sempre tem a ver com o motor e sua potência, mas também com a aparência, principalmente com a cor do carro. Então, para manter a beleza e a boa qualidade da pintura, coloque todas as dicas que você viu aqui em prática.

Para espalhar essas informações de qualidade com mais pessoas, aproveite para compartilhar nosso conteúdo nas suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

PPF: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

PPF: entenda o que é e como funciona

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

VER MAIS

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!

VER MAIS

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!