O Porsche 911 GT3 veio para se tornar o maior desejo de consumo de quem procura por um veículo urbano que se assemelhe a um autêntico carro de corrida. Você perceberá que não se trata do modelo mais potente da montadora alemão, haja vista que o 911 Turbo S dispõe de 650 cavalos, enquanto o 911 GT3 tem 510 cavalos. No entanto, esse último se sobressai às demais versões da Porsche por oferecer elevado downforce, ou seja, capacidade de se fixar à pista.
Tal resultado foi possível graças a diversas alterações feitas no cupê, que vão desde o desenvolvimento de novos componentes aerodinâmicos até a redução de peso. Se você se interessou pelo Porsche 911 GT3 e deseja conhecer mais a respeito dele, separamos as principais características e diferenciais logo abaixo.
Confira!
Aerodinâmica e design
Cada detalhe do Porsche 911 GT3 foi planejado para oferecer a melhor experiência aerodinâmica ao condutor. Para isso, priorizou-se o maior atrito entre as rodas e a pista, a fim de permitir que o automóvel se mova entre as curvas das vias de modo ágil, seguro e com alta performance, claro. Um dos responsáveis pela maior aderência à pista é a nova asa traseira com conexão pescoço de cisne. O novo difusor traseiro também contribui nesse aspecto, oferecendo até quatro vezes mais downforce que a versão anterior.
As rodas foram projetadas contendo tamanhos diferentes, sendo as dianteiras com 20 polegadas e as traseiras com 21 polegadas. Assim, ao dispor de uma maior superfície de contato, aumenta a aderência das rodas, mantendo o carro firme na pista. Toda a tecnologia empregada nessa versão “semipista” da Porsche resulta em um aumento de 50% na pressão aerodinâmica, em relação ao modelo anterior.
Performance
O novo Porsche conta com motor Boxer, aspirado, com 6 cilindros opostos e capacidade de 4.0 litros, o que o confere um estrondoso ronco alto e grave. Ainda, convém salientar que o torque é de 47,9mkgf a 6.100rpm, o câmbio é automático PDK, com 7 marchas, e a potência é de 510 cavalos, ou seja, 10 cavalos a mais em relação à versão passada. Essas qualidades resultam em uma velocidade máxima de 318km/h e a possibilidade de atingir 100km/h em apenas 3,4 segundos. Uma verdadeira nave!
Apesar de não conter um motor turbo, o novo Porsche conta com um sistema de injeção de combustível de alta pressão (250 bar). Além disso, o motor usufrui de peças de metais mais resistentes ao calor, como o alumínio e o titânio, a fim de que o condutor acelere por horas sem nenhum inconveniente.
Outro fator que contribui com o aumento da velocidade está relacionado à seleção dos materiais usados na construção do veículo. Optou-se por materiais leves, feitos de alumínio e plástico reforçado com fibra de carbono. Para ampliar a capacidade de resposta e controle do automóvel, mesmo sob alta velocidade, foram incluídas seis válvulas individuais de aceleração central.
Quanto aos amortecedores, a nova versão recebeu um novo agrupamento de molas e amortecedores com molas auxiliares menores e um sistema que possibilita elevar a altura do automóvel, o que auxilia no acesso a rampas. No que diz respeito aos freios, os componentes do 911 GT3 são mais resistentes, com o intuito de permitir que o veículo pare mesmo sob alta velocidade. Ainda, foram incluídos quatro grandes discos de carbono-cerâmica, com pinças para auxiliar na maior dissipação do calor.
Interior e infoentretenimento
Ao abrir a porta do Porsche 911 GT3, você se deparará com um assento de couro com ajuste parcialmente manual, o qual pode ser direcionado para baixo, possibilitando que o condutor fique muito próximo ao chão. Ao visualizar o interior do automóvel, você encontrará displays do modelo TFT de 7 polegadas e uma tela touch screen de 0,9 polegadas, na qual você poderá verificar e ajustar as configurações e os recursos do veículo.
O referido modelo conta com os aplicativos Porsche Track Precision — que desfruta de um recurso que permite mensurar, registrar e analisar o desempenho do condutor —; e Porsche Connect, que possibilita que você possa conferir informações sobre o trânsito em tempo real, acessar serviços de música, entre outros.
Também, há o pacote Navigation & Infotainment, o qual consegue calcular a distância do trajeto, a fim de auxiliar o condutor a chegar mais rápido ao seu destino. Ademais, o cupê conta com recurso de reconhecimento de voz, que possibilita que o motorista pesquise informações e notícias sem retirar a mão do volante e possa conferir o conteúdo sem retirar os olhos da estrada, pois a interface faz a leitura em voz alta. Ainda, cabe destacar que as borboletas do volante foram projetadas para otimizar as trocas de marcha.
Em virtude de tudo que foi apresentado, percebe-se que o Porsche 911 GT3 tem alta tecnologia embarcada, a fim de aproximá-lo de um genuíno carro de corrida. As qualidades que viabilizam tal resultado estão intrinsecamente relacionadas aos novos componentes aerodinâmicos e aos que proporcionam maior leveza ao veículo.
Além dos itens que estão diretamente vinculados à maior performance do automóvel, demais fatores contribuem indiretamente para oferecer uma melhor experiência de corrida ao condutor, tais como:
- inclusão de metais mais resistentes ao calor;
- maior capacidade de resposta e controle;
- freios capazes de parar o veículo mesmo sob altas velocidades;
- discos de carbono-cerâmica com pinças para auxiliar na maior dissipação do calor;
- borboletas do volante projetadas para otimizar a troca de marchas.
Também, vale mencionar que o modelo conta com recursos tecnológicos fenomenais, como o reconhecimento de voz e a leitura de conteúdos escritos, que possibilitam que o condutor possa focar exclusivamente na pista e, ao mesmo tempo, usar os itens de infoentretenimento com total segurança. Convém dizer que a nova versão semipista do Porsche 911 GT3 conta com Track Precision, que permite mensurar, registrar e analisar o desempenho, de modo a auxiliar no aprimoramento do condutor na pista.
Se você tem interesse em mais informações, a Paíto Motors pode ajudá-lo. Dispomos do referido modelo, dentre outros carros de luxo. Entre em contato!