Curiosidades do Mundo Automobilístico

Como tirar mancha do banco do carro? Veja 4 dicas

Você sabe como tirar mancha do banco do carro? Quando alguma substância cai no estofado de um veículo, é comum que os proprietários comecem a se preocupar. Afinal, certas sujeiras não são simples de serem removidas. Mesmo em bancos de couro ainda é complicado remover alguns produtos ou alimentos.

Entretanto, existem algumas coisas que você pode fazer para remover essas manchas no banco do seu carro. Porém, é preciso ter muito cuidado para não piorar a situação na tentativa de fazer alguma limpeza.

Fonte: Reprodução do site Country Living Magazine Cleaner Seats

Pensando nisso, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos como tirar mancha do banco do carro de forma segura.

1. Saiba o motivo de lavar o banco do carro

A higienização de todo o interior do seu carro é essencial para garantir uma boa durabilidade do seu veículo, não somente na questão de motorização e mecânica, mas também de outros elementos essenciais para o funcionamento. Afinal, ninguém gosta de andar em um carro com bancos sujos ou com algum defeito, certo?

Fonte: Reprodução do site Veming Automoveis

Além de cuidar da limpeza do banco do seu carro, é fundamental ter cuidado com os alimentos que você consome dentro dele, ou na utilização de outros tipos de elementos enquanto o veículo está em movimento. O ideal é que você evite comer ou fazer qualquer outra coisa com o veículo em andamento.

2. Utilize ferramentas e produtos adequados

Antes de entender como tirar mancha do banco do carro é importante saber quais são os tipos de produtos que podem ser utilizados nessa atividade. Basicamente, são os seguintes:

– panos ou flanelas, utilizadas na forma seca ou molhada, portanto, é interessante sempre ter mais de uma;

 – escovas de mão duras e macias;

 – esponjas;

 – aspirador de pó;

 – cera para brilho em bancos de couro;

 – sabão;

 – bicarbonato de sódio;

 – água.

3. Faça a higienização de acordo com a mancha

A higienização do banco do carro deve levar em consideração duas coisas. Primeiro, o tipo de tecido que reveste os assentos, e segundo, o elemento que provocou a mancha que você quer remover. Por exemplo, vômitos podem ser removidos apenas com água e sabão.

Manchas de lama podem ser removidas com uma escova seca para retirar toda a sujeira mais grossa. Depois, basta passar uma escova única para solucionar esse problema no seu carro por completo. Cuidado com esses elementos utilizados, pois se a escova for muito dura pode danificar o banco do seu carro.

Fonte Reprodução do site The Spruce

No caso das manchas de gordura você precisará de alguns outros componentes, como benzol ou acetona, utilizada para remover esmaltes de unhas. O café também é muito comum de causar manchas no banco do carro, especialmente aqueles que têm tecido ou couro claro. Nesses casos, você deve jogar um pouco de água bem quente no lugar onde a substância caiu.

Isso fará com que a mancha continue fresca e não se impregne no banco por completo. Outra dica interessante para a mancha de café é esfregar gelo por meio de um pano fino. Assim, à medida que ele vai derretendo a mancha vai saindo. Algumas pessoas também utilizam bicarbonato de sódio e água como solução removedora.

Fonte Reprodução do site Fix Auto USA

A mancha de chocolate é uma das mais difíceis de serem removidas. A primeira dica é sempre esperar ela ficar seca — caso o produto esteja em formato líquido ou pastoso — antes de começar a esfregar. Portanto, deixe o carro aberto por alguns instantes e em um local com sombras.

Depois, remova a camada mais grossa do chocolate com cuidado. Caso fique algum tipo de mancha você deve utilizar um pano úmido e passar com muito cuidado sobre o local. Evite espalhar ainda mais a sujeira. No caso dos bancos de couro, essa remoção é mais simples. Entretanto, os que são revestidos com tecido podem ser mais complexos e, em alguns casos, somente profissionais conseguem remover.

Fonte Reprodução do site Autogeekonline Auto Detailing

Mesmo após de finalizar a remoção da mancha no banco do seu carro vale a pena passar um aspirador de pó em todos eles para remover quaisquer resíduos de sujeiras soltos que possam existir e manchar o estofado novamente.

4. Descubra o que não fazer na limpeza do seu carro

Antes de qualquer coisa, não esfregue o banco do seu carro. Manchas de lama e chocolate, por exemplo, devem estar secas na hora da limpeza. Se você esfregar o produto a sujeira vai se espalhar ainda mais, o que prejudicará de forma severa a remoção. Portanto, deixe o produto endurecer e remova mais tarde. Esses cuidados reduzirão bastante a extensão da sujeira, evitando que ela penetre no tecido.

É necessário também ter muito cuidado na hora de escovar o banco para remover certas substâncias. Assentos de tecidos podem até resistir a uma escova ou esponja mais dura, porém, com o couro isso é um pouco mais delicado.

Fonte reprodução do site Best Auto Detailing Tips brushes to clean

Evite utilizar escovas ou esponjas grossas e não seja muito vigoroso na hora de remover produtos dos bancos. Esses elementos podem adulterar o aspecto do revestimento e, até mesmo, deixá-los marcados.

Além disso, fuja de misturas caseiras ou de produtos que não têm as certificações necessárias. Na internet existem muitos vídeos ensinando misturas com outros elementos que prometem remover manchas difíceis em poucos segundos.

Não estamos afirmando que esses produtos não funcionam, o problema é que não há como saber quais são os efeitos posteriores dessas misturas no tecido, couro e, até mesmo, na espuma do assento.

Fonte Reprodução do site Mobile Car Detailing

Por fim, se mesmo depois de seguir todas as dicas deste artigo você perceber que a mancha não pode ser eliminada, é necessário abortar todas as tentativas e procurar ajuda profissional para evitar estragar os assentos do seu veículo.

Agora que você já sabe como tirar mancha do banco do carro não perca mais tempo. Utilize as dicas deste artigo para solucionar esse tipo de problema de uma vez por todas e, principalmente, não piorar a situação utilizando produtos e técnicas equivocadas.

Se você gostou deste artigo e quer ficar por dentro de mais dicas sobre outros assuntos relacionados aos cuidados que são necessários para seu veículo, assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novas postagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Conheça os carros blindados importados mais luxuosos do mundo

VER MAIS

Conheça os carros blindados importados mais luxuosos do mundo

[Agosto/2021] Por que investir em um Sedan importado? Conheça as vantagens

VER MAIS

[Agosto/2021] Por que investir em um Sedan importado? Conheça as vantagens

Conheça a história da Audi

VER MAIS

Conheça a história da Audi

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã

VER MAIS

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã