Curiosidades do Mundo Automobilístico

História do Camaro: saiba como surgiu esse modelo que é um ícone

Troca de modelos, participação em filmes e até uma música são apenas alguns exemplos das coisas que marcaram a história do Camaro. A verdade é que esse carro foi objeto de desejo por centenas de pessoas desde o seu surgimento. Para muitos que não conhecem o universo dos supercarros ou carros de luxo, o Camaro é o automóvel mais incrível que existe. Apesar de existirem modelos mais luxuosos e esportivos, sem dúvidas, esse veículo é icônico.

Fonte Reprodução do site Wallpaper Abyss Black Camaro 2

Neste artigo, contaremos a história do Camaro e apresentaremos as principais características técnicas dessa super máquina.

Acompanhe!

História do Camaro: do início aos dias atuais

Os anos 60 foram bem agitados para os amantes do automobilismo. Ele marcou o surgimento do icônico Ford Mustang, entre outros veículos. Para bater de frente com a montadora, a Chevrolet resolveu criar um automóvel esportivo, que chegou a alcançar 200 mil unidades em vendas já no primeiro ano. Atualmente, existem 6 gerações do carro.

Mostraremos cada uma delas neste tópico.

Primeira geração

Foi comercializada entre os anos de 1967 e 1969, e participou da Indy 500 por duas vezes. Existiam versões com motores diferentes: uns tinham um V8 de 202 cavalos de potência e 6,5 litros. Também existiu a incrível versão COPO, que apresentava um grande bloco de 7,0 litros com potência de 430 a 435CV.

Fonte Reprodução do site MoneyInc Evolution Chevy Camaro

Segunda geração

A segunda geração do veículo foi a que mais vendeu. Ela foi lançada durante a crise do petróleo na década de 70. Mesmo assim, isso não abalou as vendas do veículo que ficou em linha até o ano de 1987. Ele era equipado com um motor de 8 cilindros em V, porém, com apenas 157CV de potência.

Fonte Reprodução do site Pinterest 1975 Chevrolet Camaro Second Generation

Terceira geração

A terceira geração do Camaro foi lançada em 1982 e permaneceu em linha até 1992. Nessa época, foi apresentada uma nova arquitetura. Um dos diferenciais mais marcantes foi a suspensão dianteira reformulada e um visual muito futurista para a época. Essa geração foi equipada com um motor de quatro cilindros que gerava cerca de 93CV de potência, um grande corte no desempenho do carro. Entretanto, em 1990, foi lançada a versão 350 que desenvolvia 250CV e 47,7mkgf de torque.

Fonte Reprodução do site Bring a Trailer Chevrolet Camaro 1990 Z28

Quarta geração

Quando a Chevrolet lançou a quarta geração do Camaro no ano de 1993, ela não fez tanto sucesso. No entanto, atualmente, está cada vez mais valorizada graças às opções de motorização que tem. São duas versões, uma com motor V6 e outra com um V8. A versão foi vendida até o ano de 2002.

Fonte Reprodução do site Supercars 2000 Chevrolet Camaro

Quinta geração

Do ano de 2002 — quando a última versão do Camaro foi produzida — até 2009, não tivemos novidades quanto ao veículo. No entanto, em 2010, ele retornou em grande estilo, resgatando os melhores elementos das versões anteriores com um visual ainda mais moderno.

Essa versão tinha um apelo retrô, com um capô maior e faróis grandes integrados a quatro lanternas em formato retangular. Novamente, o Camaro abalou todo o mercado de automóveis no mundo. Foi justamente nesse período que a GM reconquistou a popularidade com o veículo, que chegou a vender nada mais que 500 mil modelos, superando em muito as vendas do concorrente Mustang.

Fonte Reprodução do site Gazeta do Povo CHevrolet Camaro 2012

Essa geração trazia a potência do motor de volta ao Camaro. Eram dois modelos, o primeiro, um V6 que conseguia ultrapassar os 327CV de potência e um torque de 38,4kgfm. Além desse, tinha uma versão com motor V8, que bateu o recorde de todos os veículos da linha, com 588 cavalos e 76,8kgfm.

Características técnicas da última geração do Camaro

No ano de 2016, foi lançada a última geração do veículo. Nesse mesmo período, o supercarro completou seus 50 anos de existência. Essa sexta geração carregou muitas características da anterior, mantendo o design com apelo retrô, porém, com grades, faróis e lanternas totalmente reestilizados para dar um ar de modernidade à máquina.

Fonte Reprodução do site Autoesporte New Camaro

Atualmente, o veículo traz muita tecnologia atendendo à nova demanda do mercado. Ele é equipado com um V8 de 6.2 cilindradas e 16 válvulas. A transmissão automática é de 10 velocidades. Tudo isso garante ao veículo cerca de 460CV de potência e um torque de 62,9kgfm

Curiosidades sobre o Camaro

Existem diversas curiosidades que circundam a história do Camaro no Brasil e no mundo. Primeiramente, a versão Z28, produzida em 1982, conquistou um importante prêmio da época, considerado o carro do ano pela revista Motor Trend.

Outra informação interessante é que a música “Camaro Amarelo” da dupla Munhoz e Mariano teria atrapalhado as vendas do modelo no ano de 2012. Existem os que afirmam que o modelo foi associado ao perfil de uma pessoa bastante diferente do público-alvo do modelo. Não se sabe ao certo o que motivou a redução das vendas do veículo, porém, esse preconceito sobre a forma como o veículo foi relacionado à música pode ter ensejado o resultado ruim do período.

Fonte Reprodução do site Pinterest Camaro Amarelo

Também, é curioso saber que o Camaro — que durante anos ficou atrás do Mustang em número de vendas — em 10 anos vendeu mais que o dobro do seu concorrente. Outra curiosidade é que o Camaro é o único superesportivo do mercado que tem a opção de capota conversível.

Por fim, além de tema de música, o Camaro já foi uma estrela do cinema. No filme Transformers, de 2011, o veículo chamado Bumblebee se transforma em um Chevrolet Camaro z28, modelo 2012. Na história, antes de se transformar, o veículo era um Camaro 1976, com aparência de ser um carro antigo e que se transforma no supercarro.

Por fim, podemos concluir que a história do Camaro é de muito sucesso. Apesar de o carro ter chegado no Brasil há pouco mais de 10 anos, sem dúvidas, ele marcou seu nome na história, arrancando olhares em todas as classes e gostos quando passa. De fato, é um veículo que chama muito a atenção por sua beleza e potência.

Gostou deste artigo? Que tal compartilhar ele em suas redes sociais. Assim, mais pessoas conhecerão a história desse verdadeiro ícone do automobilismo mundial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!