Curiosidades do Mundo Automobilístico

Como é feita a restauração de carros antigos? Entenda

A restauração de carros antigos é a oportunidade de trazer à vida os verdadeiros clássicos da história. É um processo construído em etapas, que exige atenção, pesquisa e paciência do proprietário. Para chegar à originalidade buscada pelos colecionadores, existem um passo a passo antes que a restauração seja concluída.

Vale ressaltar que esse processo é, sobretudo, uma realização para apaixonados por carros. Não estamos falando sobre um investimento qualquer, como manutenções, pinturas ou compra de novas peças. É um processo que dura cerca de 1 ano e exige dedicação tanto da empresa contratada para fazer a restauração quanto do proprietário do carro.

Fonte Reprodução do site The Motor Hood Classic car restoration

Sabemos que nem sempre é tão clara as etapas da restauração de carros antigos. Por isso, criamos este guia para você entender como funciona o processo desde o início até a última etapa. Confira e tire suas dúvidas!

Escolha do carro

Uma escolha equivocada do carro passar pela restauração pode encarecer o orçamento ou impedir que o resultado tenha um bom estado de conservação. Isso acontece porque modelos mais antigos possuem alguns problemas de fabricação que as gerações mais novas não apresentam, como motores que esquentam mais do que o normal e peças frágeis.

Se o carro escolhido não estiver em boas condições, os custos com peças ficam mais alto e o tempo de restauração se torna ainda maior. Além de restaurar a beleza dos clássicos, o processo deve garantir o máximo de conforto e segurança para quem está a bordo.

Fonte Reprodução do site Auto Wise Restoring Classic Cars

Quando a escolha é de um carro que ainda circula pelas ruas, os custos podem ser reduzidos bastante, pois isso significa que não será difícil encontrar as peças necessárias para a restauração.

De modo geral, o valor para investir depende das condições do carro. O ideal é não ter pressa na escolha e sempre contar com a análise de um profissional antes de fechar negócio. Uma estrutura bem conservada significa menos esforço para conseguir chegar ao resultado perfeito.

Pesquisa por referências

Após a primeira etapa, o mecânico tem a tarefa de descobrir as características que fazem do modelo escolhido único. A busca por referências para a restauração geralmente é feita pela internet, em eventos do mercado automobilístico e consultas com especialistas. Com uma busca rigorosa, é possível saber quais peças são necessárias e onde encontrá-las.

Quando o carro escolhido é bastante antigo, é necessário fazer uma busca minuciosa para não precisar recorrer a peças paralelas. Muitas vezes, essa é uma alternativa para reduzir custos do projeto. Contudo, peças paralelas podem provocar problemas a longo prazo, por isso, o ideal é usar peças originais na restauração de carros antigos.

Remoção da pintura

Na fase de remoção da pintura, são retiradas todas as camadas que recobrem a carroceria do carro por meio do jateamento, um processo que contribui para uma restauração de qualidade, embora ainda divida as opiniões de quem trabalha em oficinas.

Fonte Reprodução do site Soda Pro Car Blasting Auto restoration

Na realidade, o jateamento é usado pela indústria quando se deseja “limpar” algum componente metálico antes que ele passe por um processo de pintura. Na restauração de carros antigos, esse processo permite que o funileiro avalie com precisão as regiões em que a lataria não foi atingida pela ferrugem.

Funilaria

A funilaria reproduz e conserta peças metálicas que se deterioraram com o passar do tempo. O funileiro fica responsável por riscar, moldar, cortar, rebitar e/ou furar chapas metálicas para garantir a perfeita utilização destas. Dependendo do projeto, o profissional também pode executar instalações para garantir o acabamento adequado.

Fonte Reprodução do site Freepik Car Restoration Mechanical Repair

Desmontagem e separação

A desmontagem do veículo permite analisar se cada um dos seus componentes mecânicos está apto para o pleno funcionamento. Dessa forma, o profissional responsável pela etapa consegue avaliar o que deve ser comprado, o que pode ser consertado e o que pode ser refeito. É uma etapa muito importante para a organização da restauração de carros antigos. Todas as peças que foram retiradas são separadas e etiquetadas.

Pintura em cabine com estufa

A cabine com estufa é uma câmara preparada para um processo de pintura industrial. É um espaço que inclui, por exemplo, equipamentos para secagem de peças, o que faz a diferença no ramo automobilístico. Em relação à pintura convencional, carros que passam pela pintura em cabine com estufa apresentam acabamento e qualidades superiores.

Vale ressaltar que uma análise minuciosa da cor exata do carro antigo pode ser feita antes da pintura em cabine. Para essa tarefa, é usado o calorímetro, um equipamento que utiliza feixes de luz para detectar a cor do carro.

Fonte Reprodução do site Live About

Padrão

A restauração de carros antigos deve garantir o padrão de acordo com o modelo original. A iluminação do painel, revestimento do estofado, a costura dos bancos, entre outros detalhes são verificados para garantir um resultado impecável. A aquisição de peças fora do país pode ser um esforço exigido para que se preze pelo máximo de originalidade.

Fonte Reprodução do site Pinterest Classic Car Interior

Montagem e Conservação

Muito cuidado também é necessário para que as peças tenham o encaixe perfeito na montagem e nada seja danificado durante esse processo. Peças plásticas como moldes podem ser reproduzidas em impressoras 3D.

Os custos com manutenção e cuidados com a conservação do carro também são considerados pela empresa responsável pela restauração. O investimento para a recuperação da suspensão e o recondicionamento do motor, por exemplo, pode evitar surpresas para o proprietário.

Além disso, sempre é recomendável manter o carro restaurado longe do excesso de luz solar e guardado em uma garagem adequada, que seja arejada e livre de umidade. Esses cuidados ajudam a manter a qualidade de todo o processo e diminuem a recorrência de manutenções em oficinas.

Uma conversa franca com o mecânico ou a empresa responsável pela restauração de carros antigos é indispensável. Por mais que ele seja quem executará o projeto, é preciso que você faça parte do processo de planejamento, explicando o que você tem em mente e tirando suas dúvidas. Assim, é possível cruzar as ideias para chegar no melhor resultado.

Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar a newsletter da Paíto Motors e começar a receber nossas dicas e novidades exclusivas sobre o mercado automotivo.

Comentários

  1. Olá! Como Antigomobilista e apaixonado por carros não poderia deixar de acompanhar o belo trabalho da Paíto .
    Já restaurei alguns carros e, na essência , penso que a matéria dá uma boa ideia de como restaurar um carro. Porém não poderia deixar passar alguns erros de português como, concerto com “C “ , “padronizagem “ nunca ouvi falar, “encaixem” que no contexto deveria ser encaixe.
    Não me levem a mal , mas por se tratar de uma bela matéria , penso que o cuidado com o português seja essencial .
    Mais uma vez parabéns pelo belíssimo trabalho e pelos belíssimos veículos que vocês comercializam .

    1. blogpaito disse:

      Olá Osmar! Primeiramente obrigado por acompanhar o nosso blog e nosso trabalho de perto! E obrigado pelo comentário, já foram corrigidos. Continue nos acompanhando que muitas novidades estão por vir! Até mais amigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!