Curiosidades do Mundo Automobilístico

Higienização do carro: dicas para prevenir o Coronavírus

Nesse período de pandemia do novo Coronavírus, a principal orientação é ficar em casa o quanto for possível. Entretanto, como alguns deslocamentos são inevitáveis, é fundamental conhecer as medidas de higienização do carro.

Fonte: Reprodução do site: Saneamento em Pauta Coronavirus

Como os lugares de maior contato com as mãos são compostos de diversos materiais, é preciso saber como limpar cada um deles da maneira correta. Isso garantirá que a desinfecção não prejudique nenhum dos componentes.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo explicando a forma correta de fazer a assepsia e, assim, proteger você e sua família. Confira as dicas para deixar o seu carro brilhando!

Tenha frascos de álcool em gel no carro

O álcool em gel 70% já se transformou em um dos maiores aliados contra o novo Coronavírus. Por esse motivo, ele é um item que não pode faltar em seu carro. O ideal é ter no mínimo dois frascos: um no console ou porta-objetos e outro no banco de trás, para os passageiros. Assim, ele estará sempre à mão para o uso imediato.

Fonte: Reprodução do site Plataforma Media

Apesar de a autocombustão do álcool em gel ser pouco provável, é melhor deixar os frascos em lugares onde não haja incidência direta do sol, como embaixo do banco ou porta-luvas.

É importante frisar que o álcool em gel deve ser utilizado apenas para a higienização das mãos e não do interior do carro, pois pode danificar o acabamento de algumas peças. Além do álcool, também é importante ter lenços de papel, pois são extremamente úteis para bloquear tosses e espirros que possam contaminar as superfícies no interior do carro.

Fonte: Reprodução do site Freepik

Utilize aspirador no interior

A poeira pode reter vírus e bactérias. Então, não deixe de passar aspirador em todo o interior do veículo, principalmente nos cantos, que é onde a sujeira tende a se acumular. Mesmo que os bancos sejam com revestimento de couro, é indispensável aspirar a superfície, especialmente nas frestas entre o assento e o encosto.

Fonte: Reprodução do site: Mundo das tribos Dicas para carros

Retire os tapetes e limpe bem as partes de carpete. Aliás, se os tapetes forem de carpete, também devem passar pelo mesmo processo. Não se esqueça da região embaixo dos pedais e dos bancos, além do porta-malas.

Fonte: Reprodução do site: Autos Blog Mexico

Limpe o teto do carro

Embora não seja um local que tocamos com frequência, o teto do veículo também acumula poeira e pode reter vírus em decorrência de espirros e tosse. Sendo assim, é preciso, primeiramente, remover o acúmulo de sujeira com o auxílio de uma escova macia e um pano seco.

Caso ache necessário, pode utilizar o aspirador de pó também. Em seguida, prepare uma mistura de água, sabão neutro e desinfetante. Borrife na superfície e finalize com outro pano seco. Deixe o carro aberto por um tempo até que o teto esteja totalmente seco.

Fonte Reprodução de banco de imagem gratuita

Tenha cuidado ao limpar o estofamento

Os estofados compõem grande parte do interior do carro e são superfícies com as quais temos muito contato. Desse modo, precisam passar por uma boa higienização. No entanto, o material da composição precisa de cuidados redobrados, pois produtos inadequados podem danificá-lo.

Além do aspirador de pó, utilize um pano levemente umedecido em uma mistura de 200 ml de água e uma colher de detergente neutro. Em seguida, passe um pano seco para absorver a umidade. Caso os bancos sejam de tecido, recomendamos deixar o carro aberto por algum tempo até a secagem completa.

Fonte: Reprodução do site: Limpeza de Sofá

Prefira manter as janelas abertas

Ao sair de carro, opte por manter as janelas abertas em vez de utilizar o ar-condicionado. Dessa forma, manterá o interior do veículo bem arejado e com o ar externo circulando, evitando a contaminação pelo novo Coronavírus. Nesse período, o mais indicado é deixar os vidros abertos, em especial quando houver outros ocupantes.

A higienização do ar-condicionado também deve estar em dia, pois, se o filtro estiver sujo, poderá ocorrer a proliferação de vírus e bactérias. A limpeza do aparelho deve ser feita a cada seis meses. Contudo, como estamos enfrentando uma pandemia, solicite os serviços de um profissional para que ele realize a higienização da forma correta, mesmo que não o utilize.

Fonte: Reprodução de banco de imagem gratuito

Outra dica bastante útil para eliminar os micro-organismos que ficam alojados nos dutos do ar-condicionado é ligar o ar quente na potência máxima por cerca de cinco minutos. Essa prática ajudará a higienizar o sistema.

Esvazie a lixeira

Ao fazer a higienização do carro, geralmente as pessoas esquecem da lixeira portátil. Porém, é imprescindível que ela seja esvaziada todos os dias, principalmente se conter lenços de papel com secreções do nariz, boca e olhos.

Esse procedimento deve ser feito mesmo que não haja um grande volume de lixo. Após a retirada da lixeira, lave bem suas mãos com água e sabão por 20 segundos ou higienize-as com álcool em gel.

Fonte: Reprodução do banco de imagens gratuitas

Desinfete os pontos de maior contato

Determinadas partes do automóvel são constantemente tocadas. Justamente por isso, devem ser muito bem higienizadas. Locais como o volante, as centrais de multimídia, as maçanetas internas, os botões do vidro elétrico, as chave, os comandos do ar-condicionado, a manopla do câmbio e o freio de mão devem ser limpos diariamente ou sempre que você utilizar o carro, enquanto durar esse período de pandemia.

Fonte: Reprodução de banco de imagem gratuita

Conforme mencionamos, o álcool em gel 70% pode danificar esses componentes. Há produtos específicos para a higienização de cada um desses materiais. Porém, a melhor alternativa é utilizar uma mistura de 200 ml de água e uma colher de detergente neutro, pois é o que basta para desinfectar e pode ser utilizado em todos os locais.

Para fazer a higienização, borrife um pouco da mistura em um pano de microfibra e passe-o nas superfícies. Tome cuidado para não encharcar o pano, especialmente ao limpar partes com componentes elétricos, pois isso pode danificá-los.

Fonte: Reprodução de banco de imagem gratuito

Agora que você já sabe como fazer a higienização do carro de forma eficaz, poderá utilizar seu veículo com mais segurança sempre que necessário e evitará a propagação do novo Coronavírus. Para isso, é extremamente importante incorporar essas práticas à sua rotina e também aos que forem utilizar seu automóvel.

É fundamental que todos sigam esses cuidados. Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que mais pessoas saibam como fazer a limpeza de seus carros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Potência do motor: saiba o que considerar ao escolher seu novo carro

VER MAIS

Potência do motor: saiba o que considerar ao escolher seu novo carro

Maiores eventos de carro de luxo no Brasil

VER MAIS

Maiores eventos de carro de luxo no Brasil

Como limpar e hidratar bancos de couro? Saiba aqui!

VER MAIS

Como limpar e hidratar bancos de couro? Saiba aqui!

5 cuidados com o carro esportivo que você deve ter

VER MAIS

5 cuidados com o carro esportivo que você deve ter