5 cuidados essenciais para seu ar-condicionado automotivo

O calor predominante em nosso país tropical torna o ar-condicionado um item obrigatório em veículos que visam o conforto dos proprietários. Com a aproximação do verão, o equipamento passa a ser ainda mais utilizado fornecendo um alívio para as altas temperaturas.

O uso em excesso, sem os cuidados necessários, porém, podem ocasionar falhas no ar-condicionado automotivo. Além de quebras, o aparelho, nesses casos, se torna um inimigo de nossa saúde e sistema respiratório.

Confira nossas dicas para cuidar do aparelho e mantenha o interior de seu automóvel com o conforto térmico ideal.

Cuidando do ar-condicionado automotivo, garantindo o melhor desempenho

Nos carros de luxo o ar-condicionado é um item obrigatório, presente na totalidade dos modelos comercializados. A alta tecnologia utilizada pelas marcas premium para oferecer o melhor a seus clientes, não eximem a tomada de cuidados.

Além de evitarem quebras, esses irão garantir a adequada qualidade do ar que passa pelo aparelho, evitando o surgimento de problemas respiratórios.

Se atente ao filtro de pólen:

O filtro de pólen é fundamental para garantir a qualidade do ar interno de seu veículo. É ele o responsável por bloquear a entrada de resíduos e odores existentes no ar que entra em seu carro. Caso esteja coberta de sujeiras, será incapaz de exercer essa função. Resultado: ar interno de baixa qualidade e prejudicial à saúde.

Fique atento a limpeza e realize a troca periódica do filtro de pólen, especialmente se possui histórico de rinites e alergias. Além disso, um filtro sujo irá exigir mais do aparelho, prejudicando seu desempenho e aumentando o desgaste.

Conheça os comandos:

Nos carros de luxo é comum que o aparelho de ar-condicionado seja equipado com painéis complexos que permitem definir a temperatura. Essa vantagem quando não é bem utilizada, porém, pode ao invés de trazer benefícios prejudicar o funcionamento.

Procure conhecer bem os comandos do aparelho e faça a programação para alcançar a temperatura ideal a cada situação.

Antes de ligar o carro, desligue o ar-condicionado:

Mais do que conservar o aparelho, essa dica é importante para conservar a bateria de seu carro. Quando o ar-condicionado está ligado, o veículo demandará um maior consumo de energia para dar a partida.

O resultado é uma maior sobrecarga a bateria diminuindo a vida útil.

Evite acionar a recirculação de ar constantemente:

A recirculação de ar é uma media que contribui para abaixar a temperatura interna com maior rapidez. Afinal, ao invés do aparelho resfriar o ar quente do exterior, irá trabalhar com aquele que já passou pelo sistema.

Utilizar essa medida em demasia, porém, impede a renovação do ar interior, tornando-o mais prejudicial à saúde.

Faça a manutenção preventiva:

A manutenção preventiva é, sem dúvidas, a melhor forma de aumentar a vida útil de seu carro e reduzir a ocorrência de quebras. Respeite o período de manutenção de seu ar-condicionado automotivo, levando o veículo a oficinas especializadas.

O ideal é que semestralmente seja realizada a higienização do sistema bem como a troca de componentes, como o filtro. Além de evitar desconfortos à saúde, a medida ainda garante o melhor desempenho dos aparelhos.

 

Os carros de luxo são conhecidos pela sua grande qualidade, o que não deve eximir os proprietários de cuidados. Seguindo as dicas da Paíto Motors, seu ar-condicionado automotivo irá trabalhar a favor de seu conforto térmico e de sua saúde com o melhor desempenho.

Gostou desse artigo? Acompanhe os canais da Paíto Motors nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades de nossa loja e nosso blog.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *