A transmissão automática, presente em modelos de luxo, é alvo de uma série de questionamentos. Conheças os principais detalhes e obtenha o melhor desempenho de seus carros.
O câmbio automático é um item fundamental para os motoristas que valorizam o conforto ao volante enquanto rodam com pelas vias.
Afinal, o “para e anda” dos trânsitos carregados exigem grande esforço dos proprietários de veículos com a versão manual.
Embora a primeira transmissão automática tenha sido desenvolvida no início do século passado, ainda hoje é alvo de dúvidas e mitos.
Para resolver esse problema a Paíto Motors preparou esse artigo com as principais questões relacionadas ao câmbio automático.
Desvendando mitos sobre a transmissão automática
Presente em muitos modelos de carros de luxo, o câmbio automático já foi alvo de diversos questionamentos ao longo da história.
Confira abaixo quais deles são verdades e quais não passam de equívocos do senso comum.
Aumenta o consumo de combustível:
Esse é um dos principais mitos relacionados ao câmbio automático.
Antigamente as transmissões automáticas obrigavam os motores a trabalhar em regimes muito altos, aumentando o consumo de combustível.
Com o desenvolvimento da tecnologia, contudo, essa afirmação já não é mais verdadeira.
Além das trocas mais rápidas entre as marchas, a embreagem de bloqueio matem os giros baixos em marchas reduzidas.
As trocas de marchas são mais rápidas:
A boa notícia para os donos de carros de luxo que valorizam aceleração é que essa afirmação é verdadeira.
As trocas de marchas do câmbio automático estão cada vez mais rápidas e se aproxima das alcançadas pelos automatizados de dupla embreagem.
Sem que haja interrupção na entrega de torque, contribui para um melhor desempenho na aceleração.
A vida útil e maior:
Outra boa notícia: a vida útil das transmissões automáticas se destaca por sua longevidade.
Obedecendo as práticas corretas no uso e sem que haja acidentes trocas só serão necessárias a partir dos 150 mil quilômetros rodados.
Com alta confiabilidade, e menos exposto a falha humana na operação, diminui-se os riscos de quebras.
É preciso colocar em neutro a cada parada:
Esse é outro mito altamente propagado entre os motoristas.
Não há necessidade de se colocar o carro em ponto neutro a cada parada. O veículo já faz isso automaticamente.
Nos modelos com start/stop, assim que o motorista deixa de acionar os freios à marcha é engatada.
Não é necessário puxar o freio de mão para estacionar:
Se você tem o hábito de não acionar o freio de mão quando estaciona seu carro de câmbio automático, está correndo riscos.
Embora a posição P acione o travamento das rodas, essa não possui a mesma eficiência do freio de estacionamento.
Evite essa prática e não corra os riscos de surpresas desagradáveis.
Engatar a ré em movimenta quebra a transmissão:
Essa afirmação é verdadeira. Nunca engate a ré com seu carro em movimento, mesmo em baixas velocidades.
Ao fazer isso há grandes riscos de causar um forte choque entre as componentes de seu câmbio levando a quebra.
Diversos modelos de automóveis possuem travas que evitam que a alavanca deslize para posição R por acidente.
Outros, mais modernos, possuem dispositivos de segurança que não permitem o acionamento da ré em altas velocidades.
Conclusão:
A transmissão automática permite obter os melhores desempenhos de seu carro de luxo aliada ao máximo de conforto.
Para isso, é fundamental conhecer mais a fundo o
dispositivo evitando a reprodução de mitos e práticas não recomendadas.
Continue acompanhando o blog da Paíto Motors e tenha acesso a outras dicas como essa e desfrute ao máximo de seus veículos.
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Até a próxima!