Curiosidades do Mundo Automobilístico

Conheça as principais informações sobre os carros SUV

Carros SUVs

O veículo para pessoas que vão para o trabalho motorizadas, o transporte para famílias maiores e um bem desejável para quem gosta dos modelos premium, o carro SUV é um item de estoque com grande saída nas fabricantes e um modelo aclamado pelos consumidores brasileiros nos últimos anos.

A combinação de versatilidade, conforto, requinte e desempenho nas estradas torna o SUV um verdadeiro sonho de consumo. Mas, afinal, você já parou para pensar o que caracteriza um carro SUV? Quais são os tipos? Quais são os SUVs de luxo no cenário brasileiro?

Aqui você vai encontrar respostas para essas e outras dúvidas sobre os carros SUV. Continue a leitura e confira um panorama completo sobre esse modelo!

Afinal, o que são carros SUVs?

O SUV é um acrônimo para Sport Utility Vehicle, que, em português, significa Veículo Utilitário Esportivo. Um SUV é bastante conhecido pelo teto alto e aparência robusta, atributos que foram fundamentais para os primeiros SUVs da história, construídos para serem carros militares.

Hoje, ainda podemos identificar os SUVs por serem carros comparativamente maiores do que outros modelos e com maior distância do solo, mas a evolução do segmento mostra que certos SUVs quebram o molde.

Alguns, por exemplo, têm características de um estilo esportivo, fazendo com que o SUV perca um pouco da capacidade de receber muitos passageiros e uma grande quantidade de carga. Por outro lado, esses e outros SUVs também demonstram que o mercado do segmento está mais diversificado do que nunca.

Não por acaso, a maioria das vendas de carros no Brasil é formada por SUVs. No acumulado, os veículos do segmento tiveram participação de 42,9% em todas as vendas no mercado brasileiro, segundo relatório da Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores) sobre o mercado de automóveis em 2021.

O que um carro precisa ter para ser chamado de SUV?

Um SUV, como vimos, é caracterizado por seu grande tamanho: tanto pela altura elevada quanto pela aparência robusta. Porém, existem critérios ainda mais específicos que podemos usar para entender exatamente o que um carro precisa ter para ser um SUV.

São cinco características obrigatórias para um carro ser um utilitário esportivo no Brasil, de acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Os critérios são:

  • a distância do solo no espaço entre os eixos deve ser de no mínimo 20 centímetros;
  • o vão livre do solo entre os eixos dianteiro e traseiro deve ser de 18 cm;
  • o ângulo de entrada (ataque) deve ter no mínimo 23 graus (tolerância de -1º);
  • o ângulo de saída mínimo deve ser de 20 graus (tolerância de -1º);
  • o ângulo de transposição de rampa deve ser no mínimo de 10 graus (tolerância de -1º).

Se um carro cumprir pelos quatro dos cinco critérios acima, ele pode ser considerado um carro SUV no Brasil, de acordo com o Inmetro.

Porém, muito se discute que alguns veículos considerados SUVs segundo os critérios do Inmetro são, na verdade, modelos crossover.

Essa é uma denominação para se referir aos carros que misturam dois ou mais modelos no design da carroceria. Crossover significa literalmente ‘Cruzamento’, em uma tradução para o português. Dois exemplos comuns de modelos crossover que são vendidos no Brasil são o Nissan Kicks e Ford EcoSport.

O design de ambos é feito com base em carros de passeio menores: o Kick tem o design baseado no Nissan March, enquanto o EcoSport no Fiesta. Por outro lado, os dois modelos seguem as determinações do Inmetro para carros SUVs no Brasil.

Quais são os tipos de SUV?

Os SUVs podem ser classificados de acordo com o tamanho. A partir desse critério, podemos encontrar modelos pequenos, médios e grandes até de 7 lugares. A seguir, entenda melhor os três tamanhos de SUV e veja alguns exemplos.

SUVs pequenos

Os modelos SUV pequenos, como o Nissan Rogue e o Hyundai Tucson, são mais fáceis para o motorista estacionar e manobrar, e alguns mini-SUVs são crossovers compactos. O Mazda CX-5 é mais esportivo com manuseio e direção responsivos.

SUVs de tamanho médio

Alguns SUVs médios podem ser chamados de crossovers, porque compartilham plataformas semelhantes aos carros de passeio, enquanto outros são baseados em picapes médias e compactas. Alguns exemplos no Brasil são o Honda HR-V, Jeep Renegade e o Nissan Kicks, que mencionamos anteriormente.

Os SUVs médios tendem a oferecer um bom espaço para passageiros em qualquer assento sem comprometer a capacidade de carga. Alguns são equipados com motores maiores e mais potentes, melhorando a aceleração e a capacidade de reboque.

SUVs de tamanho grande

Os utilitários esportivos de grande porte chamam atenção, principalmente de famílias com muitos integrantes e daqueles compradores que gostam de espaço. Se os carros de cinco lugares já agradam esses perfis, imagine os SUVs de 7 lugares e 3 fileiras, como o Caoa Chery Tiggo 8 e o Chevrolet Trailblazer.

Os maiores SUVs são construídos para acomodar o maior número possível de pessoas, além de todas as suas bagagens, com conforto e segurança.

Para qual tipo de pessoa é indicado?

Então, quem pode se beneficiar adquirindo um utilitário? Como vimos, esse é um segmento bastante comum, mas seus recursos são adequados para um determinado tipo de motorista.

O SUV é um veículo robusto, adequado para longas distâncias e condições de estrada difíceis. É feito para viagens frequentes e longas. Por isso, se você busca simplesmente um carro para ir e voltar do trabalho, um veículo utilitário custará mais do que está planejando.

Contudo, se você tem necessidades que não podem ser atendidas por um carro convencional, o SUV é uma opção a considerar.

Por exemplo, uma família numerosas está na estrada com mais frequência do que parece: para chegar na hora em aulas de karatê, competições de ginástica, aulas da escola e os jogos, é preciso de um veículo diferenciado. Nesse sentido, o SUV se adapta a compradores que têm um estilo de vida ativo.

Além das famílias numerosas, entusiastas do ar livre e pessoas que não hesitam em pegar a estrada para ver o mundo também podem se beneficiar com um carro SUV. Afinal, existem boas razões pelas quais os utilitários esportivos são tão populares, e um deles é a capacidade de o modelo se adaptar a qualquer condição ou motorista.

É muito importante estar bem informado para saber se chegou a hora de comprar um carro SUV, e você acabou de dar um passo mais perto desse objetivo.

Qual é a diferença entre carros Sedan e SUV?

Sedan ou carro SUV, qual é a melhor opção para você? Confira a diferença entre esses dois modelos e saiba qual deles é a sua melhor escolha.

Altura

Um sedã é um tipo de carro que tem quatro rodas, quatro portas e uma distância ao solo baixa, enquanto um veículo utilitário esportivo (SUV) é um tipo de carro que também tem quatro rodas e quatro portas, mas tem uma distância ao solo alta.

Compartimentos

Sedãs têm uma carroceria com três compartimentos: o compartimento do motor, localizado na extremidade dianteira, o compartimento de carga, na extremidade traseira, e o compartimento de passageiros. Já os SUVs têm dois compartimentos: o compartimento do motor e um compartimento combinado de passageiros e carga.

Fileiras

Os sedãs têm duas fileiras de assentos, enquanto os SUVs têm três fileiras com o compartimento de carga localizado diretamente atrás da terceira fileira de assentos.

Tamanho

Um sedan é menor e pode ser mais eficiente em termos de gasto de combustível, enquanto um SUV é maior e normalmente consome mais combustível.

Quais são os principais SUVs de luxo no cenário atual?

E aí, está pensando em comprar um novo SUV? Saiba que você tem muitas opções disponíveis para escolher. Mas, com tantos SUVs à venda no mercado brasileiro, pode ser difícil encontrar um com desempenho e recursos que atendam às suas expectativas. Se você procura uma experiência premium, queremos mostrar mais detalhes dos SUVs de luxo.

Nesse segmento, você encontra design requintado, desempenho e conforto. As montadoras têm espaço para aplicar muitas sutilezas e recursos de desempenho nos veículos e sabem que os orçamentos mais altos dos compradores tornam isso viável.

Esses SUVs geralmente oferecem a melhor qualidade de condução e níveis de ruído reduzidos para garantir uma experiência premium. Os recursos de tecnologia também são um foco importante.

Confira, a seguir, alguns SUVs de luxo vendidos no Brasil.

Land Rover Range Rover Vogue

O Range Rover Vogue é a representação do luxo máximo da Land Rover. O SUV tem dimensões grandiosas e pode levar seus cinco ocupantes com conforto tanto no asfalto quanto no fora de estrada.

O veículo vem com a frente arredondada e elevada, destacando os faróis full Matrix LED e a assinatura visual expressiva, além de câmbio automático de 8 marchas, motor Ingenium 2.0L turbo + elétrico, com potência de 404 cavalos.

Jaguar F-PACE

O F-PACE SVR é um dos mais luxuosos SUVs de alta performance da Jaguar. O modelo conta com motor 5.0L V8 Supercharged, que chega a uma velocidade máxima de 286 km/h.

O exterior do F-PACE tem um apelo contemporâneo, principalmente ressaltado pelas rodas de liga leve com detalhes Noble Chrome. O seu interior conta com superfícies totalmente de couro, materiais macios ao toque e opções de acabamentos que garantem beleza e conforto.

BMW X3

O novo BMW X3 está entre os principais veículos de luxo utilitários. O modelo, que impressiona pelo design e proporções harmoniosas, tem um motor a combustão 2.0 TwinPower Turbo, capaz de gerar 184 cavalos e 35,69 kgfm, combinado a um motor elétrico.

O motor elétrico pode mover o X3 por até 46 quilômetros, a até 135 km/h. O tempo de recarga da sua bateria é estimado em 3 horas em um carregador para carros elétricos do tipo wallbox. O tempo estimado sobre para 5 horas e meia se for usado um carregador de 220V e para 9 horas com um carregador de 120V.

Audi Q5

A geração do Audi Q5 2022, lançada no Brasil em 2017, está entre os SUVs que estão fazendo grande sucesso na atualidade. Um dos grandes destaques do modelo é o motor 2.0 TFSI que tem 4 cilindros e entrega uma potência máxima de 249 cavalos.

Outro ponto forte do Audi Q5 são as suas diferentes versões: Audi Q5 Prestige 2022, S Line 2022, S Line Black, SUV cupê Q5 Sportback S Line e SUV cupê Q5 Sportback S Line Black. Isso deixa o modelo extremamente versátil, ao permitir que o motorista escolha a opção que mais chama sua atenção.

Land Rover Discovery

O Land Rover Discovery é um SUV de luxo para toda a família. Com 7 assentos, o modelo é a escolha perfeita para quem gosta de viajar levando amigos ou filhos. O conforto é garantido com recursos práticos, como os pontos de carregamento USB espalhados pelo interior do Discovery.

O SUV conta com duas versões à venda: SE e HSE. Ambas apresentam o novo motor Ingenium D300 3.0 turbo diesel de 6 cilindros em linha que entrega 300 cavalos de potência e 66,3 kgfm de torque disponível entre 1.500 e 2.500 rpm. O câmbio automático é de oito marchas.

Cadillac Escalade

Com design luxuoso e atualizado, o novo Cadillac Escalade 2022 chega com o motor V8 6.2 com 420 cavalos de potência ou com o novo motor 3.0 Diesel, acoplado a uma caixa de câmbio de 10 velocidades, além de opções de tração integral ou traseira.

Seu interior conta com enormes telas OLED de alta definição 4K em seu painel e console central. O design do novo Escalade tem linhas clássicas e bem definidas, lanternas traseiras e dianteiras em LED que deixam o veículo com um toque de sofisticação.

Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha gostado de conhecer as principais informações sobre os carros SUV. Agora, o mais importante é avaliar qual tipo de SUV tem mais a ver com as suas necessidades e aproveitar todas as vantagens do segmento.

Gostou de aprender mais sobre os carros SUV? Aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas redes e ajudar outras pessoas interessadas no mundo automotivo. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!