Curiosidades do Mundo Automobilístico

5 cuidados com o carro esportivo que você deve ter

Ter certos cuidados com o carro é fundamental para quem deseja prolongar a vida útil de seu veículo esportivo. Afinal, esse tipo de automóvel é projetado com a intenção de levar ao motorista a melhor experiência possível, em especial, em termos de design, velocidade e potência. Assim, é essencial aproveitá-lo ao máximo!

Os esportivos pedem por algumas prudências específicas por parte de seus proprietários, principalmente, uma vez que é comum rebaixá-los. Neste artigo, apresentaremos os principais pontos a serem observados nesse sentido e traremos dicas que auxiliam a desfrutar, com segurança, do seu supercarro.

Fonte: Reprodução do site: Mercedes AMG Amg GT

Portanto, se você realizou seu sonho e conquistou o seu, não deixe de conhecer as melhores práticas para mantê-lo rodando em seu máximo potencial!

1. Manutenção

Você já ouviu o ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar, certo? No caso dos veículos esportivos, ele se enquadra perfeitamente. O conserto desse tipo de carro pode deixar a desejar, caso suas peças não sejam simples de encontrar. Portanto, a manutenção preventiva é a melhor opção.

Primeiramente, é indicado que a inspeção dos pneus — em especial os que foram substituídos para aprimorar a performance — seja constante. Isso permite que você viaje com segurança e aproveite a potência de seu automóvel. Em segundo lugar, não se esqueça de realizar o check-up dos itens da suspensão de tempos em tempos.

Fonte: Reprodução do site: MAG Porsche Tire Department

Finalmente, é imperativo ter em mente que a manutenção se torna ainda mais importante em termos do motor do veículo. Ele é o responsável por boa parte da potência do automóvel e, é claro, dos cobiçados sons. Dessa forma, é preciso ter alguns cuidados específicos com ele, como:

  • troca de óleo e dos filtros no período previsto;
  • limpeza dos bicos injetores, ou sua equalização;
  • substituição de mangueiras envelhecidas e de correia dentada;
  • atenção ao radiador e ao sistema de arrefecimento etc.

Fonte: Reprodução do site: Milleti Industries Engine Tech Deep Dive

Busque levar seu carro em profissionais que saibam lidar com ele. Use recomendações e sugestões de outros donos de esportivos para encontrar o local ideal e garanta que seu possante será bem cuidado durante a manutenção!

2. Direção preventiva na cidade

Dizer que as cidades não trazem o melhor cenário possível para aproveitar um carro esportivo não é surpresa alguma aos seus donos. Seja em razão dos vários semáforos, seja pelo estado do asfalto, é raro ser capaz de desfrutar de toda a potência disponível. Por isso, é muito importante não se deixar levar pelo momento — ou pela frustração — e apostar na direção preventiva.

À vista disso, conheça a sensibilidade do veículo em termos de frenagem e aceleração. Evite, também, arrancar no sinal. Ao sair, aguarde a distância segura entre o motorista da frente e você e mantenha-se sempre atento, a fim de mitigar os riscos de colisões.

Fonte: Reprodução do site Pinterest: Lamborghini Driving

Ademais, redobre a atenção caso seu automóvel tenha sido rebaixado. Os redutores de velocidade, buracos e desníveis podem afetar a suspensão. Finalmente, tome os devidos cuidados com o carro para que ele não raspe no chão.

3. Estacionamento

O local onde você guarda seu veículo cumpre um grande papel na hora de pensar em cuidados com o esportivo. Afinal, é recomendado que esse tipo de automóvel seja posicionado em locais cobertos. Isso é dito uma vez que as intempéries — sendo a chuva, o sol e o sereno alguns exemplos delas — podem impactar, negativamente, a pintura.

Caso sua vaga seja aberta, é interessante apostar em uma capa de proteção. Nesse momento, busque pelas opções forradas e fuja de materiais como o polipropileno e o PVC, que arriscam a estética. Prefira o polietileno, que otimizará os cuidados com o carro!

Fonte: Reprodução do site: Weather Tech

4. Atenção com a cor

Já que estamos falando de pintura, é interessante abordarmos os cuidados com a cor do automóvel. Uma vez que os tons de carros esportivos tendem a ser chamativos, eles exigem uma cautela extra, tanto na hora de lavar quanto de encerar. No primeiro caso, é fundamental fugir de produtos químicos indevidos à execução da função.

Use itens especificamente voltados à limpeza desse tipo de veículo e, caso não os encontre, aposte no sabão neutro. Shampoos que não foram criados precisamente para os esportivos podem danificá-lo. Já no segundo momento, é importante encontrar uma cera que potencialize a cor em questão (escura ou clara).

Encerar seu carro adequadamente faz com que o número de lavagens necessárias na hora de mantê-lo sempre brilhante e vistoso possa ser diminuída. Ao encontrar a ideal para você, uma boa ideia é conferir se ela é rica em carnaúba — conhecida por otimizar o potencial lustroso da cera.

Finalmente, fique atento à aplicação de resina. Apesar de ser uma atitude que tende a prolongar a cor e o verniz do carro, ela precisa ser realizada por um profissional especializado para garantir um processo que tome todos os cuidados com o carro.

5. Verificação do estado dos pneus

Mais do que itens essenciais para o uso do veículo, os pneus são parte do design tunado de qualquer esportivo. Contudo, é imprescindível não se esquecer do fator útil por trás deles, e manter a manutenção em dia.

Com a potência desse tipo de automóvel em mãos, não é incomum que os motoristas decidam se aventurar em estradas e curtir as altas velocidades disponíveis. Nesse momento, pneus carecas ou problemáticos representam um grande perigo. Isso é dito tanto aos motoristas quanto aos outros condutores da pista.

Além dos fatores citados, é imprescindível ter estepes de qualidade à mão. Eles devem ter a mesma aerodinâmica e aderência ao solo que os outros quatro. Caso contrário, rodar com ele, mesmo que em momentos de emergência, pode desgastar os demais, que serão sobrecarregados.

Fonte: Reprodução do site: Rusnak Pasadena Porsche Replace your tires

Tomar os devidos cuidados com o carro esportivo é essencial na hora de aproveitar sua potência, suas vantagens e seus diferenciais por muito tempo. Tenha em mente que diversos produtos específicos para essa função estão disponíveis no mercado. Encontre seus favoritos e aposte neles! Finalmente, conte com as dicas deste artigo e garanta o prolongamento da vida útil de seu veículo dos sonhos!

Se sua verdadeira paixão é o universo dos esportivos e superesportivos, não deixe de conferir nosso artigo sobre o famoso Lamborghini Gallardo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Qual a diferença entre carros de competição e carros normais

VER MAIS

Qual a diferença entre carros de competição e carros normais

Carros híbridos de luxo disponíveis no Brasil

VER MAIS

Carros híbridos de luxo disponíveis no Brasil

7 dicas para evitar problemas ao deixar o carro parado

VER MAIS

7 dicas para evitar problemas ao deixar o carro parado

Potência do motor: saiba o que considerar ao escolher seu novo carro

VER MAIS

Potência do motor: saiba o que considerar ao escolher seu novo carro