Você sabia que compreender as medidas de pneus do seu veículo contribui para a manutenção da boa performance dele e garante a sua segurança, a dos passageiros e demais pessoas próximas ao automóvel? Se não, confira o artigo a seguir!
Nele, vamos explicar de forma mais detida a importância de entender as especificidades de um pneu, como interpretar as medidas, onde encontrá-las, dentre outros detalhes. Boa leitura!
Qual a importância de entender as especificidades de um pneu?
Ao compreender as medidas de pneus, é possível selecionar o modelo que:
- atende às suas necessidades (deslocamento de pessoas, transporte de mercadorias);
- tem o tamanho correto (largura, diâmetro, proporção entre a altura e largura);
- dispõe da capacidade de carga e velocidade máxima desejada.
Essas informações não servem apenas para que você possa escolher o pneu que melhor se encaixa na roda do seu automóvel. Caso você insira um componente inapropriado, a suspensão, os terminais e as caixas de direção, por exemplo, poderão ser danificadas.
Tudo isso vai interferir na performance do veículo e comprometer a segurança do motorista, dos passageiros e demais pessoas em torno. Sendo assim, a compreensão das medidas de pneus assegura o desempenho do automóvel e a segurança de todos.
Como compreender as medidas de pneus?
A seguir, veja o que cada número e letra significam!
Métrica
A primeira letra que aparece na sequência de códigos indica a finalidade do pneu, ou seja, para que ele foi projetado. A letra “P”, por exemplo, informa que se trata de um pneu que segue o sistema P-métrico.
Sendo assim, é destinado a veículos que transportam passageiros, como carros, minivans, SUVs e picapes com capacidade de carga de 1/4 e 1/2 tonelada. Já as letras “LT” apontam que o pneu é indicado para caminhões leves.
Caso não conste nenhuma letra no início, significa que se trata de um pneu que segue o sistema EuroMétrica, o qual é semelhante ao P-métrica no que diz respeito às dimensões, mas sutilmente diferente no que concerne às capacidades de carga.
Largura
O número que se encontra logo após atesta a largura total do pneu, medida em milímetros. A título de exemplo, se contar 205, a largura do pneu corresponde a 205 milímetros, o que equivale a 20,5 centímetros.
Relação de aspecto
O carácter após a barra sinaliza a relação entre a altura e a largura do pneu. Tendo como exemplo, caso seja 60, a altura da parte lateral do pneu corresponde a 60% da largura dele.
Construção
O próximo símbolo indica o modo de construção do pneu, que pode ser representado pelas letras “R” e “D”. A primeira aponta que a estrutura perpassa o pneu radialmente, e a segunda, que a estrutura perpassa diagonalmente.
Hoje em dia, todos os veículos são construídos radialmente, pois o modelo diagonal se tornou obsoleto, por ser menos resistente e seguro. Nesse sentido, caso não se trate de um automóvel antigo reformado, certamente, a construção será radial.
Diâmetro do aro
O número que aparece logo a seguir atesta o diâmetro do aro em polegadas. Exemplificando, se constar o número 16, significa que o diâmetro interno do pneu é de 16 polegadas, o que equivale a 40,64 centímetros.
Índice de carga
O último número informa o índice de carga, que corresponde à capacidade de peso que o pneu suporta, em libras. Por exemplo, se constar o número 94, significa que o pneu pode transportar até 690 quilos.
Para saber quantos quilogramas correspondem a determinado índice de carga, basta consultar a classificação de índices de carga padronizada, a qual você pode encontrar, até mesmo, na internet.
Índice de velocidade
Por fim, a última letra corresponde ao índice de velocidade máxima que o pneu consegue rodar. Logo abaixo, confira o que significa cada uma delas:
- L: 120 km/h;
- M: 130 km/h;
- N: 140 km/h;
- P: 150 km/h;
- Q: 160 km/h;
- R: 170 km/h;
- S: 180 km/h;
- T: 190 km/h;
- U: 200 km/h;
- H: 210 km/h;
- V: 240 km/h;
- W: 270 km/h;
- Y: 300 km/h;
- Z: sem limite predefinido.
Onde encontrar as medidas de pneus no veículo?
É possível consultar as medidas de pneus em diferentes locais, sendo eles:
- costado do pneu;
- batente da porta do motorista;
- interior da porta do porta-luvas;
- manual do proprietário;
- tampa do tanque de combustível.
Quando realizar a troca de pneus?
Agora que você já sabe como decifrar cada código do seu pneu, basta aprender quando realizar a substituição dele por um novo modelo. Além das letras e números mencionados acima, também consta a data de fabricação.
Para encontrá-la, procure pela letras “DOT” e confira a sequência de quatro números que vem em seguida. Por exemplo, se contar 3321, significa que o pneu foi fabricado na 33ª semana do ano de 2021. Ou seja, os primeiros dois dígitos correspondem à semana, e os dois últimos, ao ano de fabricação.
Caso as informações sobre o prazo de validade ou após quantos quilômetros os pneus devem ser inspecionados não constem no manual do proprietário, lembre-se de solicitar ao profissional que fará a revisão do veículo que verifique as condições deles.
Você pode definir o período de verificação realizando uma manutenção preditiva. Por meio dela, o técnico vai estimar quando o pneu deverá ser trocado. Uma alternativa é fazer a checagem sempre que levar o automóvel para a manutenção preventiva de outros componentes.
O mesmo é valido se a fabricante informar o prazo de validade do pneu. Afinal, o desgaste está condicionado ao modo de condução do motorista, às condições da pista, à frequência de uso, dentre outros fatores.
Convém destacar, ainda, que não adianta saber selecionar o pneu ideal para o seu carro, a fim de manter a performance dele e a segurança das pessoas, se você não realizar a troca quando necessário. Um pneu fora do prazo de validade oferece muitos riscos, podendo até mesmo se romper.
Como você pôde observar, não é difícil interpretar as medidas de pneus. Talvez, no início, você apenas precise de uma “cola” para evitar qualquer equívoco. Isso é muito importante, tendo em vista que a seleção dos pneus ideais para o seu veículo contribui para a sua segurança e das demais pessoas.
Se este artigo foi útil e você deseja conferir outros conteúdos semelhantes, continue acompanhando o nosso blog e confira, agora mesmo, os 10 carros importados mais vendidos 2021!
Comentários