Curiosidades do Mundo Automobilístico

Picapes de luxo – muito além de utilitários

O Salão do Automóvel de Buenos Aires, palco de lançamentos que chegarão ao Brasil e América Latina, ocorreu entre os dias 10 e 20 de junho. Entre os diferentes destaques da feira, que ganha em relevância no circuito mundial, está a Classe X da Mercedes-Benz.[foto em destaque]

O modelo, com previsão de lançamento em 2018, já havia impressionado em Estocolmo, no ano passado. O Classe X vem sendo aclamado como a picape mais luxuosa da história, confirmando a mudança definitiva dos utilitários.

Picapes: do funcional ao luxo

Alvo de desejo e admiração de muitos amantes dos carros, as picapes possuem uma longa história marcada por mudanças. O primeiro modelo surge em 1925 pela Ford, que enxergava na carroceria aberta uma forma de atender uma demanda de mercado.

1919_Ford_Model_T_Highboy_Coupe[1919 Ford Model T Highboy Coupe. Foto: Reprodução Wikipidia.]

O Ford T se mostrava ideal para o trabalho, seja no campo ou na cidade e foi um sucesso de vendas, atingindo a marca de 30.000 unidades no primeiro ano.

Não demorou muito para a concorrência passar a oferecer modelos similares. Chevrolet e Chrysler logo entraram no jogo. Nessa fase inicial, contudo, as picapes e caminhonetes eram procuradas como veículos comerciais.

Após a segunda guerra mundial, contudo, os modelos se deparariam com um boom de popularidade que contribui para sua evolução.

Vale lembrar que a partir da década de 1950 a cultura automobilística se consolidou nos EUA iniciando a nação motorizada que conhecemos hoje. As caminhonetes baseadas em modelos utilizados durante o conflito armado foram um grande sucesso de público.A partir daí, as principais montadoras passaram a investir mais e mais na produção de modelos com essas características.

Foi apenas durante a década de 80, contudo, que as caminhonetes passariam a dar o salto de utilitários a carros de luxo. Visando atender as necessidades de um público cada vez mais exigente, as montadoras passaram a dar atenção especial ao acabamento.

2017-gmc-sierra-1500-brochure-12.jpg[Interior do GMC Sierra 1500. Foto: Reprodução do catálogo do site oficial GMC USA.]

Não bastava comercializar um carro forte e pronto para atender as necessidades de transporte, o conforto era fundamental. O deslocamento da população para as cidades, também fizeram com que modelos mais voltados ao dia a dia fossem lançados.

Sim, ainda havia (e há) aquela mítica por trás das picapes que as associam ao trabalho no campo e a aventura. Contudo, o veículo passou a atender cada vez um público que busca luxo, conforto, sofisticação e tecnologia.

De lá para cá, as montadoras investiram pesado no aperfeiçoamento de suas linhas que conta com alguns dos carros de luxo mais desejados.

Principais picapes de luxo

Como dissemos no início do artigo a nova picape da Mercedes-Benz promete se tornar o novo xodó dos carros de luxo. Enquanto o lançamento não ocorre, confira abaixo os principais modelos associados ao segmento disponíveis.

hilux[Foto: Reprodução do facebook oficial da Toyota]

Toyota Hilux SRX:

A marca japonesa conhecida pela sua qualidade e tecnologia possui um dos modelos mais desejados pelos admiradores da caminhonete. Potencia, conforto e bom espaço interno são as marcas do modelo.

2017-gmc-sierra-1500-brochure-13.jpg[Foto: Reprodução do catálogo do site oficial GMC USA]

GMC Sierra 1500 4WD Denali:

A GMC é conhecida pela excelência na produção dos modelos que se destacam por sua força e resistência. O modelo é um de seus últimos lançamentos e impressiona não apenas pela beleza, mas também tecnologia de ponta.

Silverado_HD_2500.jpg
[Foto: Reprodução do site oficial Chevrolet USA]

Chevrolet Silverado 2500 4WD High Country:

O modelo da Chevrolet é conhecido pela sua excelente adequação ao trabalho pesado, mas também é considerado um dos melhores transportadores familiares. Com design atraente e luxuosa é ideal para longas viagens.

Ram-3500.jpg[Foto: Reprodução do site oficial da RAM USA]

RAM 3500 Limted Crew Cab:

A RAM, que utiliza a cabeça de bode como símbolo é uma das marcas mais admiradas dos veículos pesados. O modelo 3500 já foi considerado como a picape mais luxuosa, poderosa e resistente disponível no mercado.

ford-450p.png[Foto: Reprodução do site oficial da Ford USA]

Ford F-450 Platinum:

Os inventores das picapes não poderiam ficar de fora dessa lista. A Ford conta com uma linha completa do modelo. A F-450 conta com força, resistência, design caprichado e muito luxo em seu interior e já foi considerada a picape mais cara do mundo.

580f9ba10e216302700a0f99ok-classe_x_1.jpeg[Foto: Reprodução do Guia Quatro Rodas.]

O mundo dos carros de luxo vai muito além dos esportivos que tanto despertam desejos.

Embora tenha nascido como um utilitário as picapes logo transpuseram essa barreira e hoje ocupam lugar de destaque no mundo automotivo. As picapes de luxo vieram para ficar, sejam grandes ou médias, atendendo um púbico exigente que busca apenas o melhor.

580f9ba10e216302700a0fa1ok-interior.jpeg[Interior do Classe X, Mercedes-Benz. Foto: Reprodução do Guia Quatro Rodas.]

Gostou desse artigo? Continue acompanhando o blog da Paíto Motors para ter acesso a mais artigos como esse.

Assim como você, também somos apaixonados pelos carros de luxo!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

VER MAIS

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

O que é um chip de potência e o que ele proporciona? Descubra

VER MAIS

O que é um chip de potência e o que ele proporciona? Descubra