Curiosidades do Mundo Automobilístico

Tesla Motors – A história da montadora que vem mudando o mundo

No artigo anterior começamos a contar a história de uma jovem montadora de automóveis que vem mudando a indústria automobilística. Também falamos do grande empreendimento da Space X que lançou um Tesla à Marte.

Fundada em 2003, a Tesla Motors mostrou que era possível produzir, comercialmente, carros elétricos de alta performance. Mas, se hoje ela já é uma das principais montadoras dos EUA e influencia outras a seguirem esse caminho, o início não foi fácil.

A grande resistência aos carros elétricos quase colocou todo o projeto por água abaixo, sendo salvo graças o investimento de Elon Musk. Atualmente um dos bilionários mais influentes do mundo, Musk vem conduzindo a Tesla por um caminho vencedor.

Tesla Motors: da desconfiança ao sucesso

Em 2006 a Tesla anunciou seu primeiro modelo: o Roadster, um esportivo elétrico que se destacava pela potencia e beleza. Foi apenas 3 anos depois, contudo, em 2009, que os primeiros modelos do carro foram entregues aos seus compradores.

Foto/ Reprodução: Site Oficial da Tesla. Tesla – Model Roadster

Agora sim, a companhia começava a se realizar de verdade indo além do campo das ideias e protótipos. Tudo isso, enfrentado a turbulenta crise de 2008, que fez com que a companhia demitisse quase ¼ de seus funcionários e ficasse sob o risco de fechar as portas.

Se montadoras tradicionais receberam socorro do governo norte-americano, o mesmo não ocorreu com a companhia de Elon Musk. O bilionário se viu obrigado a procurar investidores para manter as portas abertas. Em meio a esse cenário, a Tesla conseguiu anunciar seu segundo carro: o Model S. Lançado em 2012, foi um grande sucesso!

Foto/ Reprodução: Site Oficial da Tesla. Tesla – Model S

Seu projeto era ainda mais ousado: um sedã médio elétrico para a família, com design de Franz Von Holzhausen, autonomia de 700 Km e velocidade máxima de 250 Km/h.

Foi o primeiro modelo elétrico que liderou a lista de mais vendidos em um país e logo se tornou o segundo elétrico mais vendido do mundo.

Registrando os primeiros lucros e sobrevivendo a crise, a Tesla, já sem seus fundadores originais, enxergava um límpido horizonte a frente. É anunciado então o Model X, que como os demais também era pioneiro, sendo o primeiro SUV elétrico do mundo. Comportando até 7 pessoas, o modelo possui uma autonomia de 474 Km com apenas uma carga.

Reprodução: Facebook da Paíto Motors. Tesla – Model X

Os primeiros Model X começaram a ser entregues, o Model S, ultrapassa a marca das 100 mil unidades vendidas e o Model 3 é anunciado. O sedã de luxo de 4 portas ainda está em fase de produção atualmente, mas já ira incorporar novas tecnologias.

Foto/ Reprodução: Site Oficial da Tesla. Tesla – Model X

Entre elas seu sistema de piloto automático que se aproxima dos carros autônomos. Além de ter conseguido o mérito de mostrar que carros elétricos são viáveis a Tesla fez isso com classe.

Seus modelos são reconhecidos pela alta qualidade presente em todos os detalhes. Mostrando aguçada visão de negócio, tem em construção uma fábrica de baterias próprias e incorporou a Solarcity, empresa de energia solar.

Foto/ Reprodução: Site Oficial da Tesla. Tesla Semi.

No início de 2017 anunciou o projeto de um caminhão elétrico autônomo bem como a nova geração do Roadster. Esse, aliás, promete ser o carro mais rápido do mundo e possui autonomia de 1.000 Km com uma carga. A previsão é que cheguem as ruas em 2020, é esperar para ver!

Foto/ Reprodução: Site Oficial da Tesla. Lançamento do Tesla Model X.

Seja como for, não há dúvidas que a Tesla já marcou a história da indústria automotiva e tem potencial para ser um dos grandes nomes do segmento nesse século.

Racing video part 2

Uma publicação compartilhada por Elon Musk (@elonmusk) em

Publicação no Instagram Oficial do Elon Musk.

E você? Acredita nos carros elétricos? Compartilhe conosco sua opinião! Curta nossos canais nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece na Paíto Motors!


O FUTURO

The Boring Company will prioritize pedestrians and cyclists over cars

Uma publicação compartilhada por Elon Musk (@elonmusk) em

Publicação no Instagram Oficial do Elon Musk.

Comentários

  1. Thais Vasconcellos disse:

    Adorei em ver o futuro tão perto. Gostaria de saber sobre o Roadster / Esportivo chegará ao Brasil até 2020 e quanto irá custar?
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

VER MAIS

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

O que é um chip de potência e o que ele proporciona? Descubra

VER MAIS

O que é um chip de potência e o que ele proporciona? Descubra