Pininfarina – O design como luxo

Capa: Fittipaldi Ef7 Vision – Gran Turismo – Pininfarina 2017

O design cumpre um papel fundamental na indústria automotiva, influenciando não apenas o aspecto estético, mas também o desempenho de automóveis.

E se o assunto é design automotivo, poucas empresas da área contam como prestígio da aclamada Pininfarina. Reconhecida pelos amantes dos carros de luxo por suas valiosas contribuições com a Ferrari, a empresa possui uma rica história.

A Paíto Motors conta um pouco dessa história, que hoje já vai muito além dos carros e alcançam uma gama de produtos.

[FOTO: Reprodução – Ferrari P4/5 – Design Paninfarina (5)]

 

Pininfarina:

Em 22 de maio de 1930, na cidade italiana de Turim, nascia a Carrozeria Pinin Farina, fundada por Giovanni Batista “Pinin” Farina
Segundo mais novo de uma família de onze irmãos, o apelido Pinin significava “o pequeno”, em dialeto de sua região. 

Mais tarde, nos anos de 1960, conseguiria autorização para juntar o apelido com o sobrenome, dando origem a Pininfarina
Mas, antes disso, o nome que ficou conhecido com sinônimo de design já havia conquistado resultados importantes.

Iniciando suas atividades com uma produção artesanal, a inovação e experimentação eram marcas da companhia. 
Em pouco tempo, foi capaz de ampliar sua capacidade produtiva, com instalações capazes de produzir 8 carros diariamente

Assim como para o restante da incipiente indústria automotiva italiana a chegada da Segunda Guerra Mundial, foi um baque. Pininfarina se viu obrigado a adiar seus planos e colocou sua fábrica para produzir veículos para o exército

Terminada a guerra, a chegada dos anos 1950 marcava uma nova fase de prosperidade para a empresa de design.

Foram variadas as colaborações com montadoras europeias e americanas que colocaram seu nome como referencia no setor.

O grande salto, contudo, ocorreu em 1952, quando passou a contribuir regularmente com a Ferrari. Das mesas da Pininfarina, mais precisamente através de Sergio, filho de Giovanni, nasceu o design de mais de 20 Ferraris.

[FOTO: Enzo Ferrari e Giovanni B. Pinin Farina]

Em 1952 era lançado o primeiro modelo com design assinado pela empresa: a Ferrari 212 Inter. Sete anos depois, em 1959, chegava ao mercado a Ferrai 250, que mostrava a evolução do design que seria a marca da empresa. Com a segurança e o reconhecimento de ser contratada pela escuderia vermelha, a Pinifarina estabeleceu uma fase de franco crescimento.

Na década de 1960, um mês antes da morte de seu fundador, inaugurou o primeiro túnel de vento da Itália. A tecnologia foi fundamental para o desenvolvimento de suas inovadoras soluções de design. Desde então se consolidou como um das principais empresas na área do mundo, estando associada ao segmento de luxo.

 

A Pininfarina e o mercado de automóveis

Embora a associação da marca com a Ferrari seja inevitável, a montadora não é a única a contar com seus serviços. Ainda na década de 1930, a companhia projetou o modelo Alfa Romeo 8C 2300, para a empresa de mesmo nome. Outras contribuições conhecidas são aquelas com a Masseratti, Fiat, Lancia, Peugeot e General Motors.

Além das montadoras onde estabeleceu parceria frequente, se destacam contribuições com Rolls Royce, Jaguar e Mitsubishi.


[FOTO: Reprodução – Nash Healey – Design Paninfarina (4)]

Para destacar a relevância da empresa, separamos alguns dos modelos icônicos produzidos pela mesma.

  • Alfa Romeo 8C 2300

  • Ferrari 250

  • Ferrari 410 Superamerica

  • Peugeot 404

  • Ferrari 275

  • MGB GT

  • Alfa Romeo 1600 Spider Dueto

  • Ferrari 330 GTC

  • Fiat 124 Spider

  • Ferrari Daytona

  • Peugeot 504

  • Fiat 130 Coupe

  • Ferrari 365 GT4 BB

  • Lamborghini Countach

  • Rolls-Royce Camargue

  • Jaguar XJ-S

  • Ferrari Testarossa

  • Alfa Romeo 164

  • Cadillac Alante

  • Ferrari F40

  • Peugeot 406 Coupé

  • Ferrari 550 Barcheta

  • Ferrari 575M Maranello

  • Masserati Quattropotre

  • Masserati Birdcage 75th

  • Ferrari P4/5 by Pininfarina

Seria possível estender ainda mais essa lista, mas com esses modelos fica claro a relevância do studio para a indústria automotiva. 
Não seria exagero dizer que a história do segmento de luxo de automóveis não seria a mesma sem a empresa de Giovanni “Pinin” Farina.


[FOTO: Reprodução – Tocha e pira dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 (3)]

Inovação e design muito além dos automóveis

A sofisticação e o alto grau de exigência de seus consumidores, é a marca do mercado voltado ao segmento de luxo. O público atendido por esse busca o melhor em todos os aspectos da vida.

Para aproveitar a força de sua marca, a Pininfarina passou a diversificar suas atividades de produção de design. Hoje é possível encontrar a assinatura da empresa em uma gama de produtos que vão além da indústria automotiva. Bicicletas, cozinhas e canetas, carregam o estilo e assinatura da premiada e aclamada companhia. 


[FOTO: Reprodução – Caneta Pininfarina e Whiskey Chivas 18 anos (3)]

E como ousadia e inovação nunca parecem ser suficientes para os italianos, se fazem presente também na arquitetura. Seus residenciais de luxo Millicento e Beach Walk, em Miami, EUA, e Fera, em Cingapura, receberam prêmios internacionais.

O escritório assina também o projeto do estádio da Juventus, em Turim, um dos clubes mais populares da Itália. 

[FOTO: Reprodução Site Oficial da Paninfarina (1)]

No Brasil, já fomos agraciados por uma obra de arte da Pininfarina em Balneário Camboriú, Santa Catarina. E não para por aí!

Em parceria com a construtora Cyrela, foi lançado também, em 2015, um edifício de alto padrão na cidade de São Paulo.

O edifício conta com de unidades de 50 a 100 m², e teve suas unidades comercializadas por um ticket médio acima dos R$ 2 milhões. Além da alta tecnologia, o edifício, com suas formas curvas que relembram a origem automobilística da empresa e linhas para a melhor passagem do vento, chama atenção pela extrema beleza.

What´s Next?

O sucesso foi tanto que a Cyrela e Pininfarina irão repetir a parceria, dessa vez, em um projeto ainda mais ousado na cidade de São Paulo.

Especula-se que cada unidade deste novo empreendimento de luxo sairá pelo valor de R$ 15 milhões. Para aqueles que gostam das coisas boas da vida e muita exclusividade, vale a pena se atentar a esse lançamento histórico.


[Nova parceria Paíto e Cyrela]

Para os preparativos deste mega lançamento, a Cyrela convidou a Paíto Motors para fazer parte de uma loja conceito Cyrela com o design Pininfarina e parceria com a Paíto Motors no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, levamos para lá uma Ferrari F12 Berlineta Pininfarina (veja abaixo a foto e a ficha técnica) e montamos um vídeowall especial com Carros Pininfarina para os amantes deste importantes desing.

[FOTO: Shopping JK Iguatemi – Cyrela/Paninfarina/Paíto Motors – Ferrari F12 Berlineta Ano 2013]

Ferrari F12 Berlineta Ano 2013

Cor: Rosso Formula
Motor: 6,3 V12 dianteiro | Cavalos: 740
Cambio: dupla embreagem de 7 marchas | Velocidade máxima: 350 km/h
De 0 a 100: 3,1 segundos

[FOTO: Shopping JK Iguatemi – Cyrela/Paninfarina/Paíto Motors]

Vale a pena visitar este espaço exclusivo e conhecer suas obras em diferentes artigos de luxo. Por aqui, ficamos na torcida para que a empresa continue nos brindando com seus designs únicos por muitos e muitos anos.

[FOTO: Reprodução Site Oficial da Cyrela / Paninfarina (2)]

Gostou desse artigo? Continue acompanhando as redes sociais da Paíto Motors e não perca nenhuma novidade nosso blog.

Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!

Até a próxima!

 

Saiba mais:
(1) Pininfarina – Site Oficial
(2) Cyrela Pininfarina
(3) Flatout.com.br
(4) Quatro Rodas – Abril
(5) Wikipedia
Economia – Uol
Luxo – IG
G1 – Carros
BBC
Classicshow.com.br
Portal Top Speed.com.br

4 comentários sobre “Pininfarina – O design como luxo

  1. Fantástico! Os grandes sempre se encontram em algum momento da vida!!! Fantástico!!! Parabéns! Vcs são top demais…
    Abrazzzzz
    Felipe Saldanha
    Rio Grande do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *