Curiosidades do Mundo Automobilístico

Mercedes SL 2021: confira as reformulações que foram feitas

Luxo, elegância e tecnologia. Da forma como percebemos, essas são as principais qualidades do novo Mercedes SL 2021. Ao longo de toda a sua história, o belo coupé cabriolet alemão foi considerado como um dos carros mais cobiçados do mercado, tanto no Brasil como no restante do mundo.

Por isso, elaboramos este artigo especial sobre o tema. Aqui, apresentaremos os principais detalhes desse belo Mercedes e explicaremos a razão de tamanho sucesso. Para fechar com chave de ouro, compilamos uma lista com os diferenciais dessa nova geração, que encanta por desempenho, beleza e sofisticação. Acompanhe!

A apresentação do Mercedes-Benz SL ao mundo

O mundo automotivo é repleto de datas emblemáticas, e 22 de abril de 1996 é uma delas. Foi nesse dia que a renovação do Mercedes SL foi apresentada ao mundo, não mais em modelo conceito, mas já em sua versão de produção. O palco para essa apresentação foi o Salão Internacional do Automóvel em Turim.

À época, foi lançado como SLK. Sua imponência era evidente. Um desenho austero, que refletia a qualidade leve do alumínio e a elegância poética do design alemão. O modelo foi um sucesso absoluto, sendo, inclusive, considerado um dos veículos mais importantes para a ascensão da Mercedes-Benz na transição aos anos 2000.

Dizemos isso por um ponto de vista mercadológico. Foi quando a marca descobriu que lançar um coupé conversível, alemão, potente e tecnológico era a chave de ouro para o sucesso, sobretudo entre o público mais jovem que, antes, via os carros da marca como opções muito discretas, sérias e sisudas.

Com o SL, a Mercedes provou que entendia de diversão. O modelo teve um apelo imediato, sobretudo entre o público afluente de regiões litorâneas. Não por acaso, até hoje, Mercedes SL’s de todos os anos e versões são encontrados desfilando por Pebble Beach e outras encostas ensolaradas da Califórnia.

Mas a Mercedes não encantou apenas por entregar algo desejável. Na realidade, a marca também mergulhou o modelo em ideias inusitadas de engenharia, tecnologia e sofisticação. O exemplo mais carismático foi o teto retrátil em aço, em alternativa ao tradicional tecido e suas peculiaridades.

Do final da década de 1990 até agora, o modelo segue sendo uma das vitrines mais importantes para a marca. Até os dias atuais, toda nova geração do SL abriga tecnologias inéditas da montadora, com um design cada vez mais provocativo, atraente e elegante. Não por acaso, é um dos carros importados mais desejados do mundo.

O Mercedes SL 2021

25 anos depois da sua apresentação ao mundo, o SL continua chocando por todos os bons motivos. Observar o modelo, seja presencialmente ou por meio de fotografias, deixa claro o carinho que a marca tem por esse veículo, e sua importância para a projeção que a Mercedes-Benz tem hoje em todo o mundo.

Como destacamos no tópico anterior, antes do SL, a Mercedes já era uma marca renomada, mas reconhecida, predominantemente pelos seus sedans sofisticados, claro, mas sisudos demais para uma projeção global. Por isso que o SL foi um turning point tão importante para a marca.

Em 2021, o SL chega ao mercado herdando muitas qualidades da geração anterior, mas com renovações pontuais de design, luxo e sofisticação. Na geração atual, o modelo é, praticamente, uma obra de arte. O desenho é impecável, com uma das linhas de cintura mais bem resolvidas em toda a história da indústria.

Mundialmente, a nova geração do SL vem sendo agraciada como uma homenagem ao tempo áureo da estética automotiva — época essa que produziu clássicos atemporais como o Jaguar E-Type, que equivale à Mona Lisa do universo automotivo, sendo uma aparição rara até mesmo nos maiores eventos de carros de luxo.

No entanto, ser uma obra-prima não significa ser avesso à tecnologia. Na realidade, boa parte da alma do SL é o apreço descomunal da Mercedes por técnica, otimização, performance e engenharia. Esses detalhes estão presentes em todos os cantos do carro, em seus motores, maçanetas, mostradores, telas e acabamentos.

Os principais diferenciais do Mercedes SL 2021

Primeiro, é importante falar dos destaques técnicos. A geração 2021 foi absolutamente minimalista, entregando ao mercado o que havia de melhor em uma versão, o SL500. Sob o capô, há um conjunto mecânico 4.7 turbo V8 capaz de gerar 455 cavalos de potência e estúpidos 71 kgf.m de torque.

Essa potência descomunal movimenta um corpo relativamente leve, com pouco mais de 1.700 kg. Combine a isso o fato do SL ser um veículo de perfil extremamente baixo, com menos de 1,32 m de altura. A cereja do bolo é a moldura do seu corpo, longilíneo e largo, com 4,64 m de comprimento e 1,87 m de largura.

O resultado dessa equação é um carro absolutamente divertido de guiar, ainda mais no litoral curvilíneo da beira-mar brasileira. Com um centro de gravidade baixo, carroceria longa e larga, o SL consegue entregar um desempenho pregado no chão, que convida o condutor a exigir cada vez mais da sua condução.

Para controlar a fera, a Mercedes equipou discos ventilados em todas as rodas, capazes de frear as pilotagens mais agressivas, que remontam às curvas sinuosas de Nürburgring. Mas apenas velocidade e tecnologia não criam um Mercedes. Isso fica evidente no câmbio de 9 velocidades e no luxo embarcado.

A nova geração não ignora nenhuma funcionalidade voltada ao conforto. Tudo o que você encontra em um S-Class de topo, também encontra a bordo desse roadster, criado para proporcionar diversão da maneira mais elegante, tecnológica e sofisticada possível.

No fim das contas, não há como definir o SL de maneira mais objetiva do que descrever o que ele realmente é: uma obra de arte sobre rodas. Do ponto de vista entusiasta, fica evidente que essa geração será lembrada com o mesmo saudosismo e admiração com que tratamos ícones como Ferrari Testarossa, Lamborghini Miura e afins.

Agora que você conhece os principais detalhes e curiosidades do Mercedes SL 2021, aproveite o momento para espalhar este conteúdo entre os seus colegas que também são entusiastas no tema. Para isso, basta compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!