Os carros superesportivos são conhecidos por sua alta performance e design arrojado. Uma das características marcantes desses veículos é a localização da motorização. Assim, é muito comum encontrar carros dessa categoria com motor central traseiro.
Essa é uma característica restrita a poucos e exclusivos modelos. A configuração do motor central pode proporcionar alguns benefícios muito interessantes. Mas afinal, para que serve o motor central traseiro?
Neste artigo, mostraremos o papel desempenhado pelo motor central traseiro dos carros superesportivos, bem como as diferenças em relação aos motores dianteiro e traseiro. Continue lendo!
O que é o motor central e qual o seu objetivo?
O motor central é um formato de motorização posicionado no centro do carro. Isso resulta em uma melhor estabilidade e manuseio do veículo, especialmente em altas velocidades e curvas. O objetivo principal do motor central traseiro dos carros superesportivos é posicionar uma grande parte da massa do veículo no meio, entre os eixos dianteiro e traseiro.
Assim, contribuindo para alcançar uma distribuição de peso equilibrada, o que resulta em vantagens significativas em termos de estabilidade, manuseio e controle do veículo. Ao posicionar o motor no centro do veículo, próximo ao eixo traseiro, uma quantidade considerável de massa é deslocada do eixo dianteiro, evitando um excesso de peso na parte frontal do carro.
Isso é benéfico porque um excesso de peso na frente pode afetar negativamente a capacidade de resposta nas curvas. Com o motor central traseiro, o centro de gravidade é mais equilibrado, proporcionando uma dirigibilidade mais neutra e previsível.
Além disso, ter a massa do motor posicionada no meio do veículo ajuda a melhorar a tração das rodas traseiras durante a aceleração. Como a carga é transferida para as rodas traseiras, há um aumento na aderência e na tração, permitindo que a potência do motor seja mais eficientemente transmitida ao solo.
Quais são as diferenças entre o motor traseiro, dianteiro e central?
Além do motor central, que já definimos no tópico anterior, nós temos o traseiro e o dianteiro. Veja quais são as principais características desses outros dois formatos. Continue lendo!
Motor Dianteiro
Nos carros com motor dianteiro, o motor é posicionado na parte frontal do veículo, geralmente sobre o eixo dianteiro. Essa configuração é comum em veículos convencionais e oferece a vantagem de um fácil acesso para manutenção.
No entanto, o peso adicional na frente do veículo pode prejudicar a distribuição de peso e a agilidade em curvas. O motor dianteiro é o mais encontrado em veículos de passeio que circulam pelas ruas e rodovias brasileiras. A esmagadora maioria dos carros utiliza esse formato.
Motor Traseiro
Já nos carros com motor traseiro, o motor é colocado na parte de trás do veículo, geralmente atrás do eixo traseiro. Essa configuração oferece uma melhor tração nas rodas traseiras, o que é benéfico para a aceleração, mas pode resultar em menor estabilidade nas curvas devido ao peso concentrado na traseira do veículo.
O motor traseiro é mais comum de ser encontrado em carros esportivos e veículos de luxo. É uma solução interessante para esse tipo de carro. Mas existem certas limitações relacionadas à redução da estabilidade nas curvas, como já mencionamos.
Qual a função do motor central nos carros superesportivos?
A principal função do motor central traseiro dos carros superesportivos é melhorar a performance e a dirigibilidade do veículo. A localização central do motor contribui para um centro de gravidade mais baixo e uma distribuição de peso mais equilibrada, o que resulta em maior estabilidade e agilidade nas curvas.
Além disso, essa configuração permite que o peso seja transferido para as rodas traseiras durante a aceleração, melhorando a tração e a capacidade de frenagem. Isso é especialmente importante em carros superesportivos, que geralmente possuem motores de alta potência.
Outro benefício de ter o motor central em carros superesportivos é a redução do momento de inércia do veículo. O momento de inércia é a tendência de um objeto em resistir a mudanças em seu movimento rotacional.
Ao concentrar a massa do motor no meio do carro, o momento de inércia é minimizado, o que resulta em uma resposta mais rápida e precisa do veículo às mudanças de direção. Isso se traduz em uma sensação de agilidade e controle aprimorados, permitindo que o motorista explore o potencial máximo do carro em curvas.
Em resumo, o objetivo do motor central nos carros superesportivos é posicionar uma quantidade significativa de massa no meio do veículo, entre os eixos dianteiro e traseiro. Isso resulta em uma distribuição de peso equilibrada, melhora a estabilidade e o controle nas curvas
Além disso, aumenta a tração nas rodas traseiras durante a aceleração e proporciona uma resposta ágil do veículo. Essa configuração é essencial para garantir a melhor performance possível nos carros superesportivos e criar uma experiência de direção emocionante e envolvente.
Quais são os exemplos de carros superesportivos com motor central?
Existem vários exemplos de carros superesportivos que adotam a configuração do motor central traseiro. Entre os mais famosos nós podemos destacar:
- Ferrari 458 Italia;
- Lamborghini Aventador;
- Lamborghini Huracán;
- McLaren 720S;
- McLaren 570S;
- Audi R8.
Esses veículos são reconhecidos por seu desempenho excepcional, velocidade impressionante e capacidade de manobra precisa, graças à configuração do motor central traseiro. Além disso, é importante mencionar que as características dos motores podem ser muito diferentes.
Por exemplo, é possível ter um motor com 6, 8 ou, até mesmo 10 cilindros em V. Também temos carros com motor central que são equipados com um sistema elétrico, transformando o carro em um híbrido.
Enfim, o que estamos afirmando é que não existem grandes limitações de desempenho e tecnologia nos motores que podem ser localizados no centro do carro. A engenharia automotiva já está muito avançada e as montadoras são capazes de produzir motores centrais extremamente eficientes.
Em conclusão, o motor central traseiro dos carros superesportivos desempenha um papel crucial ao posicionar uma quantidade significativa de massa no meio do veículo. Ele proporciona mais estabilidade e segurança. É uma configuração essencial para maximizar o desempenho e a dirigibilidade dos carros superesportivos.
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