Curiosidades do Mundo Automobilístico

Audi, Bmw e Mercedes-Benz: Uma disputa de peso.

As montadoras Audi, BMW e Mercedes-Benz são marcas de carro aclamadas em todo o mundo. No Brasil, elas já contagiaram a maioria das cidades. Não é difícil ver um supercarro fabricado por alguma delas circulando pelas ruas e estradas.

Contudo, sempre existirá aquela que abrange uma parcela maior do mercado. Consequentemente, a montadora com a qual a população tem mais carinho e desejo por seus carros. Pensando nisso, nós resolvemos escrever este artigo.

Fonte reprodução do site YouWheel upscale bmw mb audi

Nele, mostraremos um breve histórico das 3 marcas, seu posicionamento de mercado e os principais modelos de carro. Assim, você pode entender qual delas é a mais queridinha na sua opinião.

O que a Audi, BMW e Mercedes-Benz têm em comum?

Antes de qualquer coisa, é importante entender o que essas 3 montadoras têm em comum. Afinal, isso é importante para identificar a razão por trás da grande disputa por mercado que existem nessas marcas.

Inicialmente, ambas vêm de um mesmo lugar: a Alemanha foi a casa de origem de todas elas. Além disso, elas também disputam por um mesmo perfil de cliente. Ou seja, aquele que é mais exigente com o carro e quer um item de luxo e conforto, mas que não abrem mão do desempenho e esportividade.

Fonte reprodução do site Carbuyer Which should you buy

Apesar de terem origem europeia, ambas já estão no mercado brasileiro há muitos anos. Mais um motivo para acirrar ainda mais a “disputa” que existe entre elas. Nos próximos tópicos, discorreremos separadamente sobre cada uma.

Audi

Os 4 anéis de Ingolstad são a marca registrada de uma das maiores montadoras do mundo. Apesar de ter ingressado no universo do automobilismo a partir de 1966, sua história inicia muito antes, nos anos de 1885.

Fonte reprodução do site ITW Performance Polymers

Ela originou da união de diversas empresas do setor, e cada anel do logotipo da companhia representa a junção desses negócios. O foco era criar uma marca forte com o posicionamento em veículos de altíssimo desempenho e, principalmente, luxo. Um dos modelos mais icônicos e aclamados da marca é o grandioso Audi A4. Conheça mais sobre ele!

Audi A4

O A4 é o modelo que a Audi vem focando seus esforços de venda. Trata-se de um supercarro com motor de 190 CV de potência e um torque médio de incríveis 32,6 kgf/m. É um sedã que carrega todas as famosas linhas arredondadas da marca.

O que impressiona é o seu consumo: apesar de ter um motor 2.0 com tanta potência, o veículo consegue fazer boas médias em cidade e estrada. Provavelmente, graças ao seu peso de pouco mais de 1.400 kg, um bom número para um veículo sedã muito luxuoso e tecnológico.

Mercedes-Benz

Fundada na Alemanha no ano de 1900, a Mercedes-Benz recebe esse nome graças aos seus fundadores. Emil Jellinek homenageou sua filha de apenas 11 anos, chamada Mercedes, sendo o segundo termo herdado de seu sócio Carl Benz.

Fonte reprodução do site Mercedes Benz Classic History

Ela ficou famosa no Brasil por meio do mercado de caminhões no ano de 1956 com o L-312, o melhor veículo pesado da época. Até hoje, a montadora é sinônimo de durabilidade e confiabilidade nesse segmento de mercado.

Fonte reprodução do site MerceDenco L312

Contudo, ela também tem um posicionamento forte no setor de automóveis. O foco da montadora é o luxo. Seus veículos têm um design mais sóbrio com linhas mais discretas. Um de seus principais modelos atualmente é o C300.

Mercedes-Benz C300

O C300 respeita a tradição da montadora em todos os aspectos. É um carro com design mais conservador, porém, sem abrir mão do desempenho e tecnologia. Com um motor de 248 CV e um 0 a 100 de 6,2 segundos o supercarro impressiona mesmo os amantes da esportividade.

Um detalhe interessante é o consumo de combustível. Apesar de tanta potência o veículo não pode ser considerado como um “beberrão” de gasolina, muito diferente de seus principais concorrentes.

BMW

A BMW surgiu originariamente como uma fabricante de motores para aviões durante a primeira e segunda Guerra Mundial. Ao final dos conflitos, a empresa quase faliu e por pouco não foi adquirida pela sua rival histórica a Mercedes-Benz.

Fonte reprodução do site Unique Cars and Parts BMW Heritage

Por volta dos anos 50 ela voltou ao mercado automobilístico, focando exclusivamente em carros mais luxuosos e potentes. Atualmente, ela é uma das fabricantes que têm o maior número de veículos elétricos ou híbridos no mundo. Entre seus carros mais icônicos temos o 330i, que apresentaremos com mais detalhes no próximo tópico.

BMW 330i

A família de sedãs da BMW é conhecida pela esportividade, luxo e conforto a bordo. Logo, com o 330i não poderá ser diferente. Ele é equipado com um motor de 258 CV e um torque nada desprezível de 40,8 kgf/m. Todo esse rendimento ocorre graças a um sistema de injeção direta de combustíveis. Além disso, existe um sistema variado na fase de admissão e escapamento.

Além disso, o 330i conta com todo o design de tirar o fôlego que a BMW sempre inclui em seus veículos. Apesar de ter números de motorização impressionantes, o veículo não deixa de lado o requinte e o conforto abordo. Tudo o que um amante de supercarro precisa para ter uma excelente vida a bordo dessa máquina.

Afinal, como definir a melhor montadora entre as 3 alemãs?

Quando você tem montadoras centenárias como Audi, BMW e Mercedes Benz é muito complicado afirmar que uma é melhor que a outra. Afinal, existem questões relacionados ao design e itens de série que podem ser relevantes para uma pessoa e não tão importante para outra.

O que você precisa reconhecer é que, independentemente do seu gosto, ambas são sinônimo de luxo, confiabilidade, durabilidade e beleza. Logo, a vitória das marcas é definida pelo consumidor. Ou seja, você deve avaliar as principais características dos modelos de cada marca e tomar a decisão de comprar um carro de acordo com suas necessidades e desejos.

Fonte reprodução do site Cars Co Za

Ao conhecer os principais detalhes de Audi, BMW e Mercedes Benz você terá mais facilidade para fazer essa escolha. Além disso, também pode adquirir veículos de cada uma delas em momentos diferentes da vida. Tudo dependerá do seu perfil e necessidades atuais.

Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade a partir de agora.

Comentários

  1. Leonardo Cardoso Costa Lima disse:

    Muito bom a matéria.
    Se desse gostaria que escrevesse uma idêntica a essa sobre a Lamborghini, Porsche e Ferrari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!