Curiosidades do Mundo Automobilístico

Tipos de Jaguar: veja as diferenças entre os modelos XJ, XE e XF!

Você sabe quais são os tipos de Jaguar que existem atualmente? Escolher um entre os sedãs da marca pode ser uma tarefa desafiadora para quem tem o desejo de adquirir um veículo desse tipo.

Para tanto, é preciso ter um conhecimento maior sobre os principais detalhes de cada veículo. Certamente, você já deve saber que Jaguar é sinônimo de desempenho, conforto e luxo. Contudo, agora precisa conhecer um pouco mais sobre as diferenças dos modelos.

Fonte Reprodução do site Urca Jaguar Land Rover XJ

Neste artigo, mostraremos um pouco sobre a história da Jaguar e os principais diferenciais de seus 3 modelos mais buscados. Acompanhe!

A história da Jaguar

A história da Jaguar iniciou há mais de um século com um inglês chamado William Lyons. Durante sua infância, ele acompanhou o recente, mas pujante mercado automobilístico se desenvolver. O fascínio por esse universo fez com que ele trabalhasse em uma empresa que produzia ônibus e veículos militares chamada Crossley Motors.

Fonte Reprodução do site WordPress Peter C Brown Crossley Motors

Ao ingressar na vida adulta, ele se uniu ao seu melhor amigo William Walmsely para fundar a sua própria empresa de produção veicular. Ela recebeu o nome de Swallow Sidecar Company. Inicialmente, eles focaram no mercado de motocicletas, e somente em 1933 lançaram seu primeiro veículo.

Fonte Reprodução do site Automobiliardent Article Detail Swallow Sidecar Company

Ele recebeu o nome de SS 1 e foi produzido até o ano de 1936. Ao todo, foram vendidas 4.200 unidades, o que era um número expressivo para a época. Durante o período da Segunda Guerra Mundial, a empresa teve que mudar o seu foco. Nesse sentido, eles passaram a produzir veículos militares e outros itens utilizados no confronto.

Fonte Reprodução do site Motorbase 1934 Jaguar SS1 Saloon

Quando o conflito chegou ao fim, eles resolveram mudar o nome do seu principal veículo. Afinal, a sigla SS remetia à temida força nazista que massacrou seus próprios cidadãos durante a Segunda Guerra Mundial. Assim, surgiu o nome que consagrou a marca até os dias atuais. A Jaguar foi baseada em um belíssimo animal que nós brasileiros conhecemos como “onça pintada”.

Esse foi apenas o início de uma montadora que ganharia o mundo. Seus carros são marcados pela qualidade de construção, luxo, conforto e desempenho.

Fonte Reprodução do site Jaguar Logo

Os tipos de Jaguar que você precisa conhecer

Agora que você conhece um pouco mais sobre a história da Jaguar, veja quais são os principais modelos de sedã que a marca tem à disposição. Confira!

XJ

O Jaguar XJ é um modelo que está no topo de linhas de sedãs da marca. Ele alia tecnologia, esportividade e luxo em um único veículo. Toda a sofisticação desse carro impressiona quem utiliza ou quem os vê trafegando nas vias. É um veículo que pode ser utilizado para o uso pessoal ou para compor uma frota de executivos.

Sem dúvidas, o luxo é um ponto forte nesse modelo. O exterior dele tem um design muito arrojado e espaçoso. Todos os ocupantes podem viajar com muita segurança e conforto. Os assentos são revestidos em couro granulado com jet e costura exposta, aumentando ainda mais a qualidade dos revestimentos.

Quando o assunto é performance o modelo não fica para trás. Ele é equipado com um motor 3.0 com 6 cilindros em V, proporcionando 340 cavalos de potência. A carroceria tem o seu monobloco inteiro em alumínio. Isso proporciona força, resistência e, principalmente, baixo peso, assim favorecendo ainda mais o desempenho da motorização.

XE

O XE é um dos tipos de Jaguar que vai agradar quem procura um carro com uma pegada esportiva e eficiente. Toda a sua tecnologia é colocada em prol de alcançar o melhor desempenho de seu motor V6 Supercharged de 340 cavalos.

Além disso, esse veículo também tem um apelo focado no meio ambiente. Ele tem um sistema que reduz as emissões de gases poluentes na atmosfera. Quando o assunto é design o veículo dispensa comentários. As curvas e proporções são muito bem pensadas, tanto para garantir a beleza exuberante do modelo quanto para favorecer o trabalho aerodinâmico.

O interior é muito característico da marca. Ele respeita as tradições da montadora, oferecendo uma posição para dirigir mais próximo ao chão. Além disso, todo o acabamento é muito refinado, com bancos revestidos em couro e outros detalhes internos que lembram ao condutor que ele está dentro de um autêntico Jaguar.

XF

Para finalizar, apresentamos o modelo que recebeu o nome de XF. Esse sedã é muito interessante pois reúne um pouco do luxo do XJ e a esportividade e aerodinâmica do XE. O resultado dessa mistura foi um veículo que combina estilo, performance, elegância e, principalmente, eficiência.

Além disso, ele traz em seu design todo o DNA que faz da Jaguar uma marca aclamada por entusiastas e amantes de veículos no mundo inteiro. Como estamos tratando de um sedã de luxo, não poderíamos deixar de destacar o seu interior.

Fonte Reprodução do site AUTOO Sedã XF

O XF trouxe um design muito contemporâneo na parte interna. Todos os materiais foram escolhidos pensando em oferecer o melhor conforto para todos os passageiros do carro. É mais um exemplo de veículo que não foca apenas no prazer do motorista.

Outro ponto forte é a presença de luz natural que entra nas mais diversas partes envidraçadas do carro. Seu requinte e conforto proporcionam uma experiência única para quem entra no veículo. Aliado a isso, temos o espaço generoso para todos os ocupantes.

Outro ponto importante é o sistema de suspensão dianteiro. A Jaguar implementou o doube wishbone nesse carro. Essa tecnologia proporciona conforto ao dirigir e segurança em curvas mais fechadas feitas em velocidades maiores.

Além disso, não podemos deixar de destacar o sistema de entretenimento do carro. Ele conta com o Incontrol Touch e o Incontrol TouchPro. Um sistema de infoentretenimento desenvolvido pela marca.

Agora que você já conhece os principais tipos de Jaguar será mais fácil tomar a decisão final. É importante lembrar que é preciso escolher aquele veículo que atenda às suas exigências. Além disso, é imprescindível procurar uma revendedora de veículos de confiança e com credibilidade no mercado. Afinal, estamos tratando de carros com alto valor.

Gostou deste artigo? Então, que tal continuar lendo mais um pouco? Confira o texto que separamos sobre as principais tecnologias que serão implementadas no carro do futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

[Agosto/2021] Por que investir em um Sedan importado? Conheça as vantagens

VER MAIS

[Agosto/2021] Por que investir em um Sedan importado? Conheça as vantagens

Conheça a história da Audi

VER MAIS

Conheça a história da Audi

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã

VER MAIS

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã

[agosto/2021] Os 10 carros importados mais vendidos 2021

VER MAIS

[agosto/2021] Os 10 carros importados mais vendidos 2021