Curiosidades do Mundo Automobilístico

Quais são as principais categorias de carros?

 

A indústria automotiva ao longo do tempo desenvolveu uma série de modelos que se diferenciam entre si. Conheça as principais categorias de carros existentes até agora.

A indústria automotiva se caracteriza pelo seu grande investimento em inovações desde seus primeiros anos. Como resultado, contamos hoje com veículos produzidos com alta tecnologia e uma ampla variedade de modelos e categorias. Algumas dessas categorias são fáceis de reconhecer e tem seu nome popularizado mesmo entre os que não são amantes de carros. Outros, contudo, geram certa estranheza e confusão no momento de listar suas características.

Para que você não tenha mais dúvidas a Paíto Motors mostra abaixo as principais categorias. Confira!

Cupê Audi R8 V10 – Foto: Reprodução do Site Oficial.

 

Conhecendo as principais categorias de carros

Subcompactos:

Os Subcompactos se caracterizam por serem os menores carros disponibilizados no mercado, sendo considerados uma versão reduzida dos Hatchs. Suas medidas menores os tornam ideais para as grandes cidades, facilitando a locomoção em meio a trânsitos caóticos.

Exemplos de Subcompactos de Luxo são o Mini Cooper e o Fiat Ciquecento.

Mini Cooper – Foto: Reprodução do Site Oficial.

Hatchs:

Os Hatchs, ou compactos, são carros que tem por característica principal a presença de apenas dois volumes. O primeiro volume fica no entorno do motor. O segundo em torno da cabine onde ficam motoristas, passageiros e porta-malas. Não há um terceiro volume em torno do espaço dos porta-malas.

 

Dentro dos Hatchs existem duas subcategorias: a hatchback e a fastback, sendo que nessa última há um pequeno aumento do bagageiro. Audi A3, BMW Serie 1 e Volvo V40 são alguns dos principais hatchs de luxo.

Volvo V40 – Foto: Reprodução do Site Oficial.

Sedã:         

Maiores no tamanho e uma das categorias mais procuradas e comercializadas se caracterizam pela presença de três volumes e perfil baixo. Os sedãs podem ser dividas em diferentes subcategorias havendo desde os compactos aos de grandes de luxo.

Nos últimos anos tem crescido a categorização de peruas stationwagon como sedãs, sendo que nesses casos não há divisão aparente entre os dois volumes traseiros. Há uma série de modelos de sedã de luxo, podendo destacar o BMW 320 i, Mercedes-Benz C 180, Chrysler 300 C, etc.

Mercedes-Benz Classe C Touring – Foto: Reprodução do Site Oficial.

Picapes:

As Picapes são fáceis de identificar: possuem uma caçamba produzida originalmente aberta. Originalmente produzidos como um instrumento de trabalho o modelo ganhou o mundo e possui versões que atendem a diferentes segmentos.

Algumas picapes de luxo são a GMC Sierra 1500, Ford F-250, Chevrolet Silverado 2500, entre outras.

Ford F250 – Foto: Reprodução do Site Oficial.

Esportivos:

Os Esportivos são os tipos de carro onde o componente principal é a potencia do motor e velocidade desenvolvida. Podendo abranger diferentes designs, geralmente categoria de esportivo é acompanhada de outra característica.

No segmento de luxo existem uma série de esportivos que fazem a cabeça dos amantes de carro como os da Ferrari, Porsche e Lamborghini.

Ferrari F458 Pininfarina – Foto: Reprodução do Site Oficial.

 

SUVs:

Os SUVs são hoje uma das categorias mais presentes nas ruas das cidades, conquistando a preferencia dos consumidores. Os utilitários esportivos podem ser encontrados em uma ampla variedade de subcategorias, dos offroads aos volumosos voltados a vida urbana.

Entre os SUV de luxo se destacam o Porsche Macan, BMW X4 e Mercedes GLC, havendo ainda um grande número de opções.

Porsche Macan – Foto: Reprodução do Site Oficial.

 

BMW X4 – Foto: Reprodução do Site Oficial.

Cupês:

Os Cupês são um verdadeiro clássico da indústria automotiva especialmente em relação à produção de carros em dois volumes. Com foco na performance, os cupês possuem design arrojado e linhas despojadas, geralmente também são esportivos.

A principal característica dos cupês, contudo, é o teto que forma um declínio acentuado que pode começar desde o para-brisa dianteiro. Alguns exemplos cupês de luxo são Audi R8, Jaguar F-Type e Mercedes-Benz C 180.

Jaguar-F-TYPE – Foto: Reprodução do Site Oficial.

 

Viu só? Com a ajuda da Paíto Motors agora você já conhece as principais categorias de automóveis para não errar em suas conversas e leituras. Gostou desse artigo? Acompanhe nossas páginas nas redes sociais e não perca nenhuma novidade de nosso blog.

Até a próxima!

[Capa: Jaguar-F-TYPE]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!