Ao longo dos anos a Jaguar se consolidou como sinônimo de qualidade, luxo e beleza, sendo uma das marcas mais conhecidas da indústria automotiva.
A companhia, que iniciou suas atividades produzindo sidecars para motos, conta com uma rica história e modelos icônicos.
Obrigada a mudar de nome durante a Segunda Guerra Mundial, adotou o nome do modelo de seu primeiro sucesso, o SS Jaguar 2 ½ Liter Sedan.
No artigo anterior publicado em nosso blog contamos o início dessa história até o lançamento do Jaguar XK120 em 1948.
Jaguar: Alcançando o sucesso
O lançamento do Jaguar XK120 colocou a marca de vez no hall das mais desejadas do mundo.
Em 1948 o Reino Unido ainda se recuperava da Segunda Guerra Mundial quando a companhia lançou o esportivo que combinava luxo, beleza e potência.
Com um valor que estava longe de ser exorbitante, embora ainda acessível a poucos, o XK120 logo se tornou o grande sonho de consumo do final dos 1940 e início dos 1950.
Na esteira dos bons resultados do modelo vieram os Jaguar XK140 (1954-1957) e Jaguar XK 150 (1957-1961), que também alcançaram boas vendas.
Parte do sucesso dos esportivos vinham pela obsessão de Williams Lyons – fundador da companhia – pelo “value for money”.
Dessa forma, todos os investimentos e desenvolvimento de projeto da Jaguar eram realizados apenas após uma análise cuidadosa.
Ajudavam as vendas o bom desempenho dos carros da marca nas competições automobilísticas, um atestado de boa engenharia.
Nesses anos o slogan de vendas da Jaguar era “Grace, Space, Pace” (graça, espaço, ritmo) e a companhia bateu alguns recordes de venda.
Além de uma gestão centrada em boas práticas o grande motivo para o sucesso da marca após a Segunda Guerra Mundial foi, sem dúvidas, seu motor de seis cilindros em linhas retas.
Desenvolvido durante o confronto, foi aperfeiçoado e utilizado nos primeiros jaguares, alcançando, inclusive o E Type e subsequentes.
Os resultados alcançados pela Jaguar nos anos 1950 foram notáveis, especialmente pela situação enfrentada na Inglaterra.
Durante quase toda a década as empresas foram obrigadas a lidar com racionamentos de materiais devido a reconstrução do pós-guerra.
E mesmo assim a então jovem empresa conseguiu alcançar o sucesso e consolidar sua marca com carros de luxo.
A década seguinte, porém, aguardava grandes mudanças!
Começou com o lançamento do E Type, em 1961, um esportivo que viria a se tornar um dos principais modelos da história da companhia.
Inicialmente o modelo foi apresentado ao público como um carro GT de dois lugares encontrados na versão coupé e roadster.
A versão com 4 lugares (2 +2) chegaria ao mercado apenas alguns anos depois.
O Jaguar E Type encantou pela beleza. Seu design arrojado transmite uma sensação de velocidade que é comprovada ao pisar no acelerador.
As versões com motor de 3.8 litro e 4.2 litro tinham a mesma potência, 198 kW, e mesma velocidade máxima, 241 Km/h.
E tudo isso novamente por um valor que tornava possível a aquisição.
Embora a Jaguar se destacasse por seus produtos, mudanças na indústria automotiva britânica preocupavam William Lyons.
Como resultado a companhia passaria pelo primeiro processo de aquisição, sendo fundida com a British Motor Company.
Ao longo dos anos seguintes a Jaguar mudaria de proprietários mais algumas vezes, felizmente, sem que houvesse perda da sua qualidade.
Quer conferir como essa história termina? Continue acompanhando nosso blog!
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Até a próxima!