2 carros-conceito que não ganharam as ruas

Os salões de automóveis são grandes eventos que permitem aos participantes da indústria automotiva apresentar ao mundo suas máquinas e novidades.

Para quem é apaixonado por carro um das coisas mais legais nesses eventos são os carros-conceito produzidos por algumas companhias.

Fonte:Reprodução do site Motor Show: Salão de Genebra

Sem o compromisso de ganhar as ruas, os engenheiros e designers, abusam da criatividade e exploram novos territórios.

A verdade, porém, é que muitos desses modelos poderiam ter sido produzidos em série, mas… Não foram!

Confira abaixo 2 exemplos de carros-conceito que infelizmente não se tornaram realidade.

Volkswagen Nardò 12:

O Grupo Volkswagen conta com alguns superesportivos de respeito em seu portfólio, como o Lamborghini Aventador, Audi R8 e o Bugatti Chiron, por exemplo.

Fonte: Reprodução do site Pinterest. Montagem: Aventador R8 e Chiron

Nenhum dos modelos, contudo, leva a marca Volkswagen, identificada com carros mais populares.

Em 1997 no Salão de Tóquio os alemães surpreenderam ao apresentar o Nardò W12, um protótipo funcional.

Fonte: Reprodução do site Net Car Show: Volkswagen 1997 w12 Concept

Segundo a empresa o objetivo com o supercarro era testar a durabilidade de um novo motor W12 que viria a ser utilizada em um sedã de luxo.

É inegável, porém, o capricho da marca no projeto, sendo que seu desenho ficou sobre responsabilidade de

Fonte: Reprodução do site Car Magazine Uk: Design Legend Giorgetto Giugiaro

Em 2001 o Nardò W12 foi repaginado e se tornou ainda mais potente, alcançando os 600 cv.

Fonte: Reprodução do site Top Car Rating: 2001 Volkswagen w12 concept
Fonte: Reprodução do site Supercars: 2001 Volkswagen w12 concept

Infelizmente, porém, o modelo nunca foi lançado comercialmente, se mantendo como protótipo.

Vídeo/Reprodução: Canal Allcarindex no Youtube.com – Título do Vídeo:1997 Volkswagen W12 Syncro by ItalDesign. Descrição: 1997 Volkswagen W12 Syncro by ItalDesign. Source: ItalDesign Giugiaro 

Ford Shelby GR 1:

O Shelby Cobra Daytona Coupe foi o carro de corrida de uma equipe da Ford utilizado em provas de longa duração.

Fonte: Reprodução do site Auto Viva: Shelby cobra Daytona Coupe

A inspiração do modelo vinha do Cobra Roadster, mas, ganhando uma carroceria fechada e aerodinâmica.

O modelo, equipado com um motor V8 que alcançava os 299 km/h,  teve apenas seis exemplares produzidos entre 1964 e 1965.

Fonte: Reprodução do site Pinterest: Shelby cobra Daytona Coupe 1965

Em 2004 a companhia americana apresentou ao mundo uma releitura desse veículo, que ganhou o nome de Ford Shelby GR 1.

A carroceria cromada, com linhas que remetiam o carro dos anos 1960, chamou a atenção imediata pela beleza e “musculatura”.

Fonte: Reprodução do site Cars Base: Photo Ford Shelby GR1
Fonte: Reprodução do site Cars Base: Photo Ford Shelby GR1
Fonte: Reprodução do site Cars Base: Photo Ford Shelby GR1

O motor escolhido foi um V10, de alumínio, com 613 cv de potência, que entregava até 306 Km/h e fazia de 0 a 100 Km/h em apenas 3,4 segundos.

Embora tenha sido bem recebido em eventos automobilísticos infelizmente o projeto acabou cancelado pela companhia.

Fonte: Reprodução do site Car And Driver: News Ford Shelby GR1 concept

O medo era que as unidades “encalhassem” na concessionária, como havia ocorrido, a época, com o Ford GT.

Vídeo/Reprodução: Canal BrianZuk no Youtube.com – Título do Vídeo: Ford Shelby GR-1. Descrição: BrianZuk records the 2005 Ford Shelby GR-1 Concept Platform Model at an RM Auctions event.

E você, conhece algum carro-conceito que gostaria que fosse lançado mas também nunca ganharam as ruas? Conte para nós nos comentários!

E Para conhecer mais histórias de personalidadesmarcas e modelos ligados à indústria automotiva continue acompanhando nosso blog.

E não deixe de curtir nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades da Paíto Motors.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *