Curiosidades do Mundo Automobilístico

Ferrari – A marca que desperta paixões

A Ferrari é uma das marcas mais desejadas no mundo todo. Além da potencia e beleza, sua rica história, repleta de curiosidades, também se destaca.

Existem certas marcas de automóveis que se destacam pelo grande número de admiradores pelo mundo. Entre essas, poucas despertam tanta paixão quanto à famosa Scuderia Italiana.

[* Vídeo Produzido pela Paíto Motors]

Que a Ferrari produz alguns dos modelos esportivos mais cobiçados do mundo, símbolo de potencia, qualidade e beleza, como certeza você já sabe.

Mas, você conhece as origens da montadora italiana?

Abaixo a Paíto Motors te conta algumas curiosidades sobre uma das marcas mais poderosas do mundo e sua rica história.

Velocidade e nobreza

Fundada por Enzo Ferrari, em 1929, como o nome Scuderia Ferrari, a atual fabricante de automóveis iniciou suas atividades patrocinando pilotos e carros de corrida.

Antes disso, Enzo já destaca como piloto e em 1920 ganhou uma corrida no circuito de Silvio em Ravena que também marca o início do uso do mítico cavalo empinado, símbolo da fabricante.

Inicialmente o cavalo era utilizado pelo Conde Francesco Baracca, piloto de destaque da Força Aérea Italiana que morreu durante a Primeira Guerra Mundial e alçado a posto de herói nacional.

Na corrida em que Enzo ganhou, conheceu a mãe de Baracca, que solicitou o uso do desenho do cavalo em seus carros. Junto ao desenho, Enzo colocou um fundo amarelo, representando sua cidade natal: Modena.

Era o início de uma lenda, embora a primeira aparição (e vitória) do cavalo em uma pista de corrida tenha acontecido apenas em 1932, nas 24 horas de Spa.

Outro aspecto que compõe a mítica da marca é sua cor rosso corsa. Mais do que uma questão estética, contudo, foi adotada por um fato burocrático.

No início dos anos 20, o órgão que viria a ser a Federação Internacional de Automobilismo, determinou que todos os carros italianos deveriam ter a cor vermelha.

Voltadas ao mundo da corrida, a Scuderia continuou a crescer e se destacar, até que o mundo passou a ficar meio estranho…

A ascensão de Mussolini e o início posteriormente da Segunda Guerra Mundial, fizeram que por um tempo a marca fosse obrigada a construir peças para aviões e máquinas.

Com o final do conflito e a queda de Benito, finalmente Enzo tinha liberdade para fabricar aquilo que melhor sabia fazer: automóveis.

Em 1947 a companhia lança seu primeiro carro para o público em geral, a Ferrari 125 Sport, e marca Ferrari passa ocupar os sonhos de consumo dos apreciadores de automóveis de luxo.

Curiosidades sobre a Ferrari

  • Em 1969, 50% da companhia foi vendida para Fiat. Em 1988 a montadora aumentou seu controle para 90% e em 1997 passou a ter controle total da marca.
  • Em 1987 foi lançada a Ferrari F40, a época o carro de estrada mais potente do mundo.
  • De 1942 a 1960, a Ferrari dominou às 24 horas de Le Man. O domínio foi quebrado pela Ford, que anteriormente havia tentado comprar a marca.
  • Um dos grandes diferenciais da companhia é a possibilidade dos compradores personalizarem das cores aos acabamentos internos. O tempo de espera, nesses casos, é de dois anos.
  • Para preservar a exclusividade, desde 2014 a fábrica produz anualmente apenas 7.200 veículos.
  • Ao todo, a Scuderia Italiana já ganhou mais de 5.000 troféus em corridas.

Deu vontade de ter a sua? Venha até a Paíto Motors e vamos conversar sobre seu modelo favorito e as possibilidades de negócio.

Gostou desse artigo? Continue nos acompanhando para saber mais sobre os carros de luxo e as marcas mais admiradas do segmento.

[*Encontro de Ferraris realizado pelo Scuderia Ferrari Club de Curitiba para celebrar os 70 anos da marca. – *Vídeo Produzido pela Paíto Motors]

Até a próxima!

Conheça o Museu Ferrari: Acesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

PPF: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

PPF: entenda o que é e como funciona

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

VER MAIS

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!

VER MAIS

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!