A Audi é conhecida pela alta confiabilidade, qualidade e tecnologia utilizada em seus veículos.
A marca, porém, ficava atrás das concorrentes quando o assunto eram os superesportivos voltados para a estrada no início da década passada,
E isso mesmo com os alemães apresentando bom desempenho nas pistas, conquistando 3 títulos seguidos nas 24 Horas de Le Mans.
Audi R8: inspiração que veio das pistas
As vitórias na prestigiada prova de endurance, acabou inspirando o carro conceito Audi Le Mans quattro, apresentado ao mundo em 2003.
Ao contrário de muitos conceitos que acabam não sendo produzidos, ou quando são, acabam sofrendo grandes alterações, o Le Mans quattro daria origem a um dos maiores sucessos da história da montadora: o R8.
Apresentado ao mundo em 2006, no Salão do Automóvel de Paris, o R8 contava com linhas gerais similares ao carro conceito que o inspirou.
https://www.youtube.com/watch?v=JPahCjF4_Ss
Seu motor e plataforma vinham da Lamborghini Gallardo, unindo o melhor dos carros alemães a potência dos italianos.
Na época Jacky Ickx, 6 vezes campeão das 24 horas de Le Mans, chegou a declarar que o R8 era o melhor carro de estrada daquele momento.
O Audi R8 foi um grande sucesso, recebendo diferentes versões, incluindo uma spyder e uma equipada com motores elétricos.
Nada superaria, porém, a versão GT lançada em 2012.
A chegada do Audi R8 GT: não é performance, é experiência.
A versão de alta performance do R8 foi produzida de modo limitado, existindo apenas 333 unidades pelo mundo.
O motor FSI 5.2 teve sua potencia elevada para 560 cv, entregando velocidade máxima de 320 Km/h e sendo capaz de fazer de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos.
O GT não apenas é mais poderoso que a versão convencional como também é mais leve. Entre as mudanças que contribuíram para esse fato se destaca a troca dos amortecedores.
Saíram os amortecedores magnetorheológicos para a entrada coilover ajustáveis com altura de passeio.
Assim, não apenas o peso foi reduzido como o manuseio do proprietário foi aprimorado.
O R8 GT, porém, não é apenas um carro incrível. Ele também oferece uma experiência única.
Seus assentos são fundos como o de um carro de corrida (talvez um pouco menos estreitos) e conta com um cinto de segurança de quatro pontas da Scrotch.
O assento baixo transmite a sensação de que se esta no carro e não acima dele. Além disso, o motorista jamais sente aquela impressão de estar sendo puxado para fora do banco.
Quando se dirige um R8 GT é como se estivesse em um carro de corrida de Le Mans.
Como se não bastasse, o modelo apresenta uma excelente dirigibilidade nas ruas, com tecnologias de auxílio ao motorista e um ronco de motor poderoso.
O futuro do R8
Em 2015 o Audi R8 chega a sua segunda geração, baseado no Modular Sport Systems, plataforma compartilhada com o Lamborghini Huracán.
Inicialmente a nova geração foi disponibilizada em versões com motores totalmente elétricos e equipada com motores V10 5.2 FSI.
Se anteriormente era possível encontrar o R8 com cambio manual, o mesmo não se repete com a segunda geração, onde todos os veículos possuem cambio automático.
O R8 ainda ganharia uma versão spyder convencional em 2016, um versão sypder de alta performance no meio de 2017, mesmo ano que ganhou uma versão chamada R8 RWS.
Em 2018 a montadora promove um facelift no modelo, com alterações no design, que ganhou maior agressividade e referências a modelos bem sucedidos da marca.
Em pouco mais de uma década o R8 já fez história na Audi. Que venham outras gerações do superesportivo alemão!
https://www.youtube.com/watch?v=nBLjl11sK0o
Quer conferir mais histórias de modelos, personalidades e marcas da indústria automotiva? Continue acompanhando nosso blog!
E não se esqueça de curtir nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades da Paíto Motors!
Até a próxima!