Curiosidades do Mundo Automobilístico

5 dicas para manutenção de carro importado

Todo colecionador ou amante de automóveis sabe o quão difícil é encontrar determinados modelos no mercado, ainda mais quando se trata dos importados. Por conta disso, é fundamental realizar periodicamente a manutenção de carro importado, a fim de preservar a sua estética e eficiência.

Por isso, selecionamos cinco dicas de manutenção de veículos e outras informações pertinentes que o ajudarão a mantê-los valorizados por mais tempo. Confira!

Vantagens de realizar a manutenção de carro importado

Antes de mencionarmos as dicas, é importante que você saiba quais vantagens elas proporcionam. Confira-as logo abaixo!

Aumenta a segurança

Ao realizar a manutenção periódica do veículo, mantém-se a segurança do motorista, dos passageiros e demais pessoas que estão próximas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, em matéria publicada pela UOL, mais de 12 mil acidentes de trânsito foram ocasionados devido a defeitos mecânicos entre 2017 a 2019. A partir dessa informação, presume-se que muitos acidentes poderiam ser evitados se o carro tivesse passado por uma avaliação prévia.

Previne imprevistos

Além de aumentar a segurança, a manutenção previne imprevistos, como o motor não ligar no momento em que você pretende dirigir, ou algum componente do automóvel estragar no meio da estrada.

Evita o comprometimento de todo o veículo

Um único componente danificado pode comprometer o funcionamento de outras partes do carro, pois pode sobrecarregar ou tornar inoperável as demais peças. Sendo assim, a manutenção evita que o proprietário tenha que procurar por uma série de novas peças genuínas, as quais podem ser difíceis de encontrar, dependendo do modelo do veículo.

Preserva a performance do automóvel

Ao efetuar a manutenção de carro importado, preserva-se a sua eficiência, uma vez que os componentes danificados podem gradualmente sobrecarregar as demais partes, comprometendo a performance do veículo.

Mantém a valorização do carro

Como é possível perceber, a manutenção preserva a performance do automóvel, o que é muito útil para quem planeja negociá-lo mais tarde.

Tipos de manutenção

Há três tipos de manutenção de carros: a corretiva, a preventiva e a preditiva. A primeira delas é a mais comum e deve ser realizada após ocorrer o dano, a fim de corrigi-lo. Já a preventiva e a preditiva são realizadas antes de ocorrer o dano.

Por exemplo, para realizar a manutenção preventiva, basta conferir o manual do fabricante, uma vez que lá consta após quanto tempo ou quilômetros rodados é preciso substituir cada componente.

Contudo, há peças que não têm vida útil previsível, como a bomba de combustível e o eletroventilador do radiador, por exemplo. Nesses casos, é preciso realizar a manutenção preditiva que, como o próprio nome sugere, visa prever quando será necessário substituir as peças. Essa estimativa é possível graças ao osciloscópio, equipamento que capta as correntes elétricas e eletrônicas do veículo, dispensando a necessidade de desmontá-lo.

5 dicas de manutenção de carro importado

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o assunto, confira nossas cinco dicas de manutenção.

Aquisição de novas peças

Primeiramente, é fundamental adquirir peças genuínas para substituir as antigas, visto que peças paralelas podem comprometer o desempenho do automóvel e até mesmo colocar em risco a segurança do motorista, dos passageiros e demais pessoas próximas ao veículo. Portanto, organize-se para realizar as manutenções preventivas e preditivas e obter as peças com antecedência, já que alguns componentes importados podem demorar para chegar.

Troca de óleo

O momento certo para realizar a troca do óleo é especificado no manual do fabricante, no entanto, se você coleciona carros e eles ficam a maior parte do tempo guardados, ou seja, não atingem a quilometragem indicada para a manutenção, é preciso fazer a verificação a cada seis meses, pois o óleo pode ficar espesso, comprometendo o sistema de lubrificação.

Para avaliar as condições do óleo, remova a vareta de medição, limpe-a, insira novamente no tanque e retire-a para verificar se o nível do óleo está entre as indicações de mínimo e máximo permitido. Além disso, aproveite para verificar a densidade do óleo.

Substituição do filtro de ar do motor

Caso o automóvel esteja emitindo ruídos ou apresentando falhas quando são acionadas as primeiras marchas, pode ser sinal de que o filtro de ar do motor deve ser trocado. Para verificar, basta desligar o veículo e aguardar até que ele arrefeça, para não correr o risco de se queimar.

Geralmente, o filtro de ar localiza-se próximo ao para-brisa dentro de uma caixa preta que pode ser quadrada ou retangular. Ao encontrar o filtro, desparafuse-o, remova-o da caixa e verifique se ele está saturado de sujeira ou não. Se estiver, substitua por um novo ou limpe-o, caso se trate de um filtro reutilizável.

Calibragem dos pneus

Comumente, é indicado realizar a calibragem dos pneus a cada uma semana ou, no máximo, a cada 15 dias. Para efetuá-la, é preciso que os pneus estejam frios e que tenham percorrido no máximo 3 km de distância.

Antes de calibrar os pneus, consulte o manual do fabricante para saber qual a pressão ideal para o seu carro. Com o número em mãos, digite-o na tela do calibrador, remova a tampa da válvula do pneu, aperte a trava na ponta do calibrador (caso haja), insira a mangueira na válvula e aguarde até que o pneu atinja a pressão desejada.

Fluido de freio

Normalmente, quando há algum problema com o fluido de freio, o motorista recebe um alerta no painel de controle. Para efetuar a troca do fluido, basta verificar as instruções contidas na tampa do reservatório.

A troca deve ocorrer na data programada para a realização da manutenção preventiva, quando o nível do fluido estiver abaixo do recomendado ou se a cor dele estiver escura, indicando a presença de impurezas. Nesse último caso, é preciso drenar todo o fluido e encher o reservatório novamente.

Cabe lembrar que, caso você não tenha experiência com manutenção de automóveis, é possível levá-lo até uma oficina mecânica autorizada ou profissional habilitado para realizar esse tipo de serviço.

Como você pôde observar, a manutenção de carro importado é fundamental para garantir segurança e manter a performance do veículo. Mas, para isso, é necessário programar as manutenções preventivas e preditivas e contar com peças genuínas.

Se você deseja receber mais dicas e ficar por dentro dos principais lançamentos de importados, siga-nos nas redes sociais e mantenha-se informado! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

VER MAIS

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!