Curiosidades do Mundo Automobilístico

Carros sustentáveis: conheça 6 modelos!

Responsabilidade, tecnologia e sofisticação. Atualmente, a sustentabilidade é o centro das atenções, sobretudo nos ambientes comerciais, industriais e corporativos. Por isso, aproveitamos o momento para elaborar uma lista completa sobre o segmento, destacando os principais carros sustentáveis do mercado.

O nosso objetivo é mostrar as melhores curiosidades no tema. Aqui, você entenderá a importância da sustentabilidade para o mercado automotivo, os benefícios de um carro sustentável e, por último e mais importante, quais os principais modelos disponíveis no mercado. Então, não perca tempo e acompanhe!

A importância da sustentabilidade

ESG. Seja você um profissional executivo ou um ávido investidor, as chances são altas de que você conheça essa sigla. Ela abrevia uma nova e importante diretriz para o futuro da produtividade econômica, que é a responsabilidade ambiental, social e corporativa.

Mais do que nunca, as empresas, e sobretudo, as montadoras, reconhecem a importância de migrar para soluções sustentáveis, ainda mais se considerarmos os carros, que sempre foram parte importante dos debates climáticos, tanto por consumo energético como pelo nível das emissões.

Por meio da tendência sustentável, estamos atravessando uma era de transição, em que as montadoras estão deixando os combustíveis fósseis de lado e priorizando o desenvolvimento de modelos híbridos e elétricos. No fim das contas, tanto o consumidor como a sociedade são beneficiados.

Mas claro, também há um fator de mercado. Nos EUA, a Tesla revolucionou o mercado. Com modelos elétricos, minimalistas e futuristas, a marca reinventou o desejo automotivo e, como consequência, estimulou que todas as marcas entrassem em uma corrida inédita por tecnologia, estética e sustentabilidade automotiva.

As principais vantagens dos carros sustentáveis

Tecnologia, conforto, durabilidade e muito mais. Da forma como percebemos, os carros sustentáveis chegam ao mercado com uma proposta que vai muito além da função e da mobilidade. Mais do que nunca, esses modelos vendem a ideia de experiência, propósito e praticidade. Dê uma olhada!

Responsabilidade

Toda inovação precisa de early adopters. É esse público, ávido pelo novo, raro e diferenciado que financia a escalabilidade de grandes tecnologias, soluções e novidades. Com a eletrificação veicular isso não seria diferente. Comprando sustentável hoje, você faz a sua parte na manutenção de um futuro melhor amanhã.

Tecnologia

Por serem o centro das atenções, os carros sustentáveis são a principal vitrine das montadoras para exibir novas tecnologias, recursos, acessórios e funcionalidades. Por isso, a compra de um carro sustentável é, praticamente, sinônima à aquisição de um modelo que é referência em conforto, luxo e modernidade.

Conforto

Atualmente, o setor de carros sustentáveis é dominado por marcas que são referência em luxo e sofisticação, como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Jaguar e Porsche. Por isso, priorizar esses modelos não significa abandonar o conforto e a comodidade. Você será bem contemplado, independentemente da marca em questão.

Durabilidade

Esse é um dos grandes destaques da eletrificação: a baixíssima manutenção. Diferentemente dos modelos à combustão, os veículos elétricos são muito mais simples em sua composição, pois não contam com tantas peças e procedimentos de atrito, como ocorre nos conjuntos mecânicos dos veículos à combustão.

O resultado disso são automóveis muito mais robustos, seguros, práticos e duráveis. No fim das contas, essa questão acaba desembocando até mesmo na economia, visto que se gasta muito menos com procedimentos de manutenção, substituição de peças e por aí adiante.

Sustentabilidade

Por fim, o ganho evidente em sustentabilidade. A grande virtude dos modelos elétricos é eliminar por completo a combustão. Isto é, não ocorrem emissões de gases nocivos na atmosfera. Com isso, o consumidor reduz sua pegada de carbono e mergulha em um estilo de vida mais prático, limpo e sustentável.

Os 6 principais carros sustentáveis do mercado

Tesla, Porsche, BMW e muito mais! Da forma como percebemos, vivemos em um momento muito interessante da indústria automotiva. Com a popularização da Tesla no mercado, iniciou-se uma corrida pelo consumidor, em que sustentabilidade, estética e modernidade são as principais estratégias para chamar a atenção.

1. Tesla Model S

A começar pelo sedan importado que catalisou a revolução. Desde sua primeira geração, o Model S já era revolucionário, apresentando design ousado, autonomia extensa e aceleração inacreditável. Hoje, todas essas qualidades já se estendem aos demais modelos da companhia, como o Model 3, o Model X e o Model Y.

2. Porsche Taycan

Para evitar perder a hegemonia no mercado, a Porsche lançou a sua interpretação de um esportivo elétrico de luxo. O Taycan é superlativo em todos os sentidos. Belo e veloz, ele apresenta todas as características da marca, e demonstra como a engenharia alemã aborda a eletrificação, seus desafios e dilemas.

3. BMW i3

A BMW também não ficou de fora da tendência. Além do i8, um superesportivo nato, a marca lançou o carismático i3. Diferente do Taycan e do Model S, o i3 é um hatchback compacto de perfil urbano. O modelo é ideal para combinar a praticidade da vida na cidade com a eficiência e filosofia sustentável.

4. Volvo XC40

Nos últimos anos, a Volvo apresentou um dos melhores cases de marca importada no mercado nacional. Referência em tecnologia e segurança, o XC40 veio para selar a imagem da montadora. Para quem não conhece, vale uma breve pesquisa. Você descobrirá um SUV de luxo que é divertido, elétrico e confortável.

5. Jaguar I-Pace

Também batalhando pelo mercado SUV, nós destacamos o encantador I-Pace. Não é de hoje que a Jaguar apresenta uma das identidades de design mais consistentes e impressionantes do mercado. O I-Pace reforça isso com visual agressivo, performance fantástica e uma motorização elétrica sensacional.

6. Land Rover Range Rover Velar

Até o momento desta redação, a Land Rover ainda não eletrificou o seu lineup. A montadora aposta nos híbridos, combinando a praticidade da combustão com a elasticidade dos elétricos. O Velar é um bom argumento da solução, em grande parte, por ser um veículo de dimensões e linhas fantásticas.

No fim das contas, o que realmente importa é encontrar o seu modelo ideal e participar dessa transformação. Afinal, o futuro aponta nessa direção. Em países como a Noruega, os modelos sustentáveis já são responsáveis por 9 a cada 10 vendas automotivas, indicando tanto viabilidade como consolidação.

Agora que você já conhece os melhores carros sustentáveis do mercado e seus benefícios, aproveite para espalhar essas noções. Para isso, basta compartilhar este post nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

VER MAIS

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

O que é um chip de potência e o que ele proporciona? Descubra

VER MAIS

O que é um chip de potência e o que ele proporciona? Descubra

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!