Curiosidades do Mundo Automobilístico

Confira os 8 melhores carros conversíveis no Brasil

Diversão, estética e esportividade. Da forma como percebemos, esse é o DNA de um legítimo carro conversível. O estilo sempre foi um clássico do design automotivo, tanto por chamar mais atenção como por oferecer uma experiência de condução incomparável aos modelos convencionais e fechados.

Por isso, trouxemos este material completo sobre o tema. O nosso objetivo é apresentar um panorama sobre o mercado de conversíveis, destacando os melhores modelos que o dinheiro pode comprar e os motivos para investir em um conversível de luxo. Então, não perca tempo e acompanhe!

O mercado de carros conversíveis

O segmento de conversíveis sempre foi um dos mais divertidos e carismáticos do mercado. Afinal de contas, essa é a proposta central desses modelos importados, oferecer uma forma prática e gratificante de interagir com paisagens, estradas e ambientes ensolarados.

Não por acaso, os conversíveis são consideravelmente mais vendidos em mercados como o brasileiro, onde não há escassez de sol e nem de litoral. Da Costa Amalfitana à Pebble Beach, são muitos os cenários e ambientes que estimulam a aquisição de um conversível, capaz de unir luxo, diversão e praticidade.

Inclusive, a identificação ambiente-máquina é tão forte nos conversíveis que muitos modelos são batizados com nomes emblemáticos e locais, isso é especialmente verdade para as Ferraris, vide a incrível California e a imponente Portofino. Outro aspecto é que os conversíveis comunicam uma mensagem muito imponente.

Viva a vida e aproveite o dia. Mais do que qualquer outra carroceria, os famosos roadsters e cabriolets são desenhados para incentivar o prazer. A própria noção de cabelos aos ventos, com um belo conversível vermelho serpenteando as curvas de um litoral é uma imagem programada em nossa percepção.

Os conversíveis vendem a ideia de liberdade, paixão e aproveitamento. Diferentemente dos sedans, a proposta desses modelos não é se mesclar aos cenários urbanos com discrição e notoriedade, mas sim chamar atenção, evidenciando o lado bom da vida, da emoção, da abundância e da prosperidade.

Não por acaso, os conversíveis são tão desejados, pois carregam consigo não apenas as qualidades técnicas e funcionais do modelo, mas toda a percepção social que as pessoas têm sobre esses veículos e quem os dirige. Sem sombra de dúvidas, é um dos casos de branding mais bem consolidados no mercado.

E os grandes proponentes dessa propaganda, muito além do cinema, foram as próprias montadoras de luxo. Em uma era em que os SUVs eram apenas utilitários de funcionalidade, as marcas de grife enxergavam nos conversíveis a vitrine ideal para novas tecnologias, tendências e campanhas de publicidade.

Audi, BMW, Mercedes e muitas outras marcas embarcaram nesse mercado. Na realidade, até a MINI lançou e ainda lança variantes conversíveis dos seus pequenos clássicos. O segmento segue firme e forte, vendendo não apenas os melhores carros que a engenharia pode criar, mas o bom e velho sonho de liberdade.

Os 8 melhores carros conversíveis do mercado

Ferrari, Porsche, Mercedes-Benz e, pasme, Land Rover Range Rover. Da forma como percebemos, essas foram as marcas mais emblemáticas e ousadas na produção de modelos conversíveis nos últimos anos. Abaixo, explicamos os modelos que estimularam essa decisão. Confira!

1. Ferrari 458 Spider

A Ferrari é notória por sua história, excelência e atratividade. No entanto, outra pequena tradição que não passa despercebida são os modelos Spider. Essa é a denominação atribuída às variantes conversíveis dos supercarros de Maranello.

Por isso, encabeça a lista a lendária 458 Spider. Além de carregar todas as virtudes da 458, considerado um dos carros mais bem desenhados no mundo, a versão Spider injeta ainda mais diversão nessa fórmula, com um modelo especialmente adaptado para as curvas sinuosas dos litorais italianos, espanhóis e brasileiros.

2. Ferrari 488 Spider

Imponente e invocada, a Ferrari 488 foi um dos lançamentos mais alardeados na história recente da marca. Com linhas mais angulosas, bruscas e retilíneas, a 488 chegou com a proposta de revigorar o setor dos superesportivos, demonstrando que a marca italiana não se dobrava às modernidades da nova era.

Reconhecendo o sucesso estrondoso do modelo, a Ferrari seguiu com o pipeline de desenvolvimento e lançou ao mercado a 488 Spider. A fórmula é a mesma que já reverteu sucesso em modelos anteriores e consolidados, como a próprio 458 Spider e a clássica, bela e irrevogável F430 Spider. Menos capota = mais diversão.

3. Ferrari California

Esse foi um modelo especialmente desenhado para as paisagens litorâneas. Apesar de ser tradicional e italiana, a Ferrari sempre foi apaixonada pelos Estados Unidos. Afinal, o país sempre foi recordista de vendas dos modelos, justamente por esses veículos casarem perfeitamente com a estética do sonho americano.

Em 2008, chegou ao mercado a belíssima Ferrari California. Rompendo a nomenclatura numérica, o modelo chegou para alçar a marca a um novo público, mais jovem, imediatista, despojado e ávido por experiências. O modelo é uma homenagem ao hedonismo ambulante: seja o ápice, viva o ápice e aproveite o agora.

4. Ferrari Portofino

Em 2020, a Ferrari lançou a belíssima Portofino, uma sucessora espiritual da Ferrari California. O modelo busca inspiração na pitoresca Portofino, que abriga uma das paisagens mais carismáticas do turismo de luxo. Com perfil baixo e boa linha de cintura, o modelo se consolida como um dos melhores desenhos recentes da marca.

Atualmente, é considerado o modelo de boas-vindas ao line up da marca. Desempenho, comportamento dinâmico e estética combinados em uma fórmula de eficiência e atratividade. É, com toda a certeza, uma demonstração clara de que a marca sabe conduzir sua tradição em meio a tantas novidades.

5. Porsche 911 Turbo S Cabriolet

Os Porsches são os melhores carros de curva do mundo. Esse é um fato incontestável. Ano após ano, o lendário 911 é eleito como o melhor carro do mundo, justamente por representar o que há de melhor na engenharia e tecnologia alemã. Essa marca conseguiu conquistar o ápice e sustentá-lo de maneira incomparável.

Mas muito além de fazer os esportivos mais bem ajustados da indústria, a marca é responsável por popularizar os conversíveis, inclusive, inovando dentro desse segmento, com modelos com o Targa. Hoje, a maioria de seus modelos conta com uma variante cabriolet. O Cayman tem o Boxer, por exemplo.

Mas a coisa acontece, realmente, é com o 911 Turbo S Cabriolet. Esse é o resultado de uma combinação perspicaz, que une um coupé clássico e baixo de motor traseiro com a ausência de teto. O resultado é um veículo que entrega o máximo que você pode extrair de diversão e felicidade na condução de um carro.

6. Mercedes-Benz AMG GT-C

Por muito tempo, a Mercedes-Benz passou longe dos holofotes quando o assunto era conversíveis. Afinal de contas, a marca atravessou uma série de gestões, filosofias e reinterpretações de design, e demorou a se reposicionar no posto de referência e admiração dos tempos antigos e atuais.

Esse reposicionamento começou a acontecer com o lançamento do SL e chegou ao estágio atual, com o belíssimo AMG GT-C. Caso não saiba, AMG é a designação do segmento esportivo da marca alemã, que eleva seus veículos a um novo patamar de performance, estética e agressividade.

O AMG GT-C é, definitivamente, um dos melhores carros que o dinheiro pode comprar. Com design ousado, perfil baixo e potência avassaladora, é um dos carros mais impressionantes de observar presencialmente, pois é praticamente uma obra de arte, que por conveniência, tem rodas e se movimenta.

7. Mercedes-Benz AMG SLC

No entanto, pode ser que você não queira algo tão excêntrico e avantgarde quanto um AMG GT-C. É para esse público que existe o AMG SLC. O modelo é uma variante esportiva que herda a tradição da linha SL, que é oferecer um coupé extremamente leve, atraente e divertido para o cotidiano na cidade e na estrada.

Além disso, o corpo compacto faz do AMG SLC um dos carros mais divertidos de se guiar, contornando curvas com facilidade e eficiência. Sua leveza faz lembrar até mesmo do carismático Mazda Miata, que embora não seja um carro de luxo, já foi considerado um dos modelos mais divertidos da história.

8. Land Rover Range Rover Evoque Cabrio

Por último e mais impactante, a curiosíssima Evoque Cabrio. A Evoque foi um carro que ganhou muita projeção nos últimos anos, sendo adotada por músicos e atletas do Brasil e do mundo como o principal carro de presença, ou seja, o modelo que você usa para chegar em festas, eventos e demais aparições públicas.

A razão para isso sempre foi muito óbvia, pois a Evoque foi um sucesso brilhante de design. Conceitual, futurista e diferente de tudo que víamos até o momento, o SUV era um destaque imediato em qualquer lugar que chegava, um efeito de reconhecimento que há muito tempo não se via no mercado.

Mas o que um SUV faz em uma lista de conversíveis? Novamente, a Land Rover apostou na ousadia e lançou o carismático Evoque Cabrio. O efeito é curioso, pois de fato, é um carro fantástico para a temporada na praia, pois une a praticidade de um utilitário com a diversão de um conversível. Quem diria, não é mesmo?

Os motivos para investir em um carro conversível de luxo

Agora, é momento de entender as razões que orientam a compra de um carro conversível. Em nossa visão, os motivos são bastante claros, e queremos ajudar você a identificar esses modelos como boas opções. Além disso, também destacamos as vantagens da compra desses modelos seminovos, e portanto, quase não utilizados.

Diversão

Não há nada que supere a pilotagem de um bom conversível. O Brasil, especialmente, é um país fantástico para esse tipo de carroceria, pois une clima e paisagens fantásticas para desfilar com esses modelos, como as muitas estradas e serras, litorâneas e pitorescas, espalhadas do Norte ao Sul do país.

Esportividade

Diferente do que muitos pensam, os carros esportivos não são penalizados em desempenho e performance. Na realidade, eles são tão performáticos quanto os originais, mas são ainda mais divertidos de se pilotar pelo contato intenso com o ambiente à sua volta, especialmente em pilotagens em circuitos fechados.

Status

Ainda que muitas pessoas neguem, o status não é um fator subjetivo, mas sim uma percepção existente na sociedade. Não é apenas o desejo por boa engenharia que faz pessoas dirigirem Ferraris, Porsches e Lamborghinis, mas sim o interesse em comunicar uma mensagem por meio desses ícones de prosperidade.

Os conversíveis são os modelos que melhor comunicam essa atitude despojada, alegre e intensa de viver a vida. São carros para quem sabe o que quer e não se importa com a interpretação alheia. São veículos para quem quer viver a vida e aproveitar seus recursos de maneira aberta, sem receios ou amenidades.

Esportividade

Diferente do que muitos pensam, os carros esportivos não são penalizados em desempenho e performance. Na realidade, eles são tão performáticos quanto os originais, mas são ainda mais divertidos de se pilotar pelo contato intenso com o ambiente à sua volta, especialmente em pilotagens em circuitos fechados.

Valor

Agora, passamos a listar os motivos para a compra de um conversível seminovo. O primeiro ponto a atentar é o que isso significa no mercado de luxo. Para ser considerado seminovo, o veículo não pode ultrapassar dois anos de lançamento, 20 mil quilômetros rodados e mais de um proprietário.

Por conta dessas características, os seminovos de luxo são veículos pouco utilizados. No entanto, isso já é suficiente para reduzir seu preço de maneira considerável, com um desconto de até centenas de milhares, quando comparados aos modelos zero km.

Garantia

Com tão pouco tempo de uso, os seminovos de luxo estão dentro da vigência de suas garantias originais. Dessa forma, segundo proprietário tem o melhor dos dois mundos, acessando o que há de melhor no mercado, em estado praticamente novo, por um valor substancialmente menor do que os originalmente importados.

Mas claro, a aquisição dessas máquinas deve ser feita de maneira transparente e responsável, sobretudo pelo valor elevado dessas negociações. É por isso que recomendamos a Paíto como a fornecedora ideal do seu próximo importado. Com mais de uma década de atuação, somos uma referência nacional em luxo e qualidade.

Agora que você conhece o apelo comercial do carro conversível, é hora de facilitar a sua aquisição com quem é especialista nesse mercado. Para isso, acesse nosso site e entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

VER MAIS

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

O que é um chip de potência e o que ele proporciona? Descubra

VER MAIS

O que é um chip de potência e o que ele proporciona? Descubra

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

PPF: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

PPF: entenda o que é e como funciona