Mais uma “celebridade” passando pela Paíto: Porsche 918 Spyder. Este modelo dispensa qualquer apresentação, mas não custa relembrar o que este carro significa. Com uma tiragem limitada a 918 unidades, começa aí a história de raridade desta Porsche, que é do tipo de carro de pista de corrida que pode rodar nas ruas. Enfim, mais um carrão icônico que passou por aqui.
Mas hoje queremos focar na cor “PTS” desta nave. PTS é uma abreviação de “paint to sample”, o que significa que o carro foi pintado com uma cor especial e fora do catálogo habitual da marca. Este tipo de pintura é feito dentro de uma gama especial de cores customizada pela Porsche, diferente das cores padronizadas em um pedido “normal” da marca. Tem este nome de “sample” (ou amostra, em português), pois a empresa envia uma amostra da cor especial pedida pelo cliente. Se aprovada, a cor é aplicada e, assim, o carro fica com a “cor que o cliente escolheu”.
Obviamente, esta “personalização” de cor tem o seu custo, o que deixa o carro ainda mais raro e icônico. Este é mais um colecionável oferecido pela Porsche!
Ficha técnica*
Motor: três motores centrais, sistema híbrido paralelo, V8 gasolina, 32V, 4.598 cm³, 95 x 81 mm, 616 cv a 8.700 rpm, 55 mkgf a 6.700 rpm, dois motores elétricos AC síncronos, 131 cv (diant.) e 158 cv (tras.), potência total 899,3 cv, torque total 130,5 mkgf.
Câmbio: automatizado PDK, sete marchas, tração traseira (integral com o acionamento elétrico).
Rodas e pneus: magnésio, 265/35 R20 (diant.), 325/30 R21.
Peso: 1.634 kg
Peso/potência: 1,8 kg/cv
Peso/torque: 12,5 kg/mkgf
Dimensões: comprimento, 464 cm; largura, 194 cm; altura, 117 cm; entre-eixos, 273 cm; porta-malas, 110 l; tanque de combustível, 70 l
* Quatro Rodas: https://quatrorodas.abril.com.br/testes/porsche-918-spyder-o-hibrido-recordista-do-asfalto/