Sabe aquela sensação de déjà vu, quando você acha que já viu tudo isso antes? No mundo dos automóveis, as empresas sabem utilizam essa sensação muito bem investindo em carros que possuem um design bem-sucedido no passado.
Mas aqui não estamos falando necessariamente dos carros antigos, estamos falando, na verdade, dos carros retrô. Esse é um estilo que não para de fazer sucesso na indústria automotiva e que está inspirando, inclusive, os novos modelos elétricos.
Você tem interesse nesse assunto? Neste post, reunimos os principais carros retrô, suas características e por que eles fazem tanto sucesso. Acompanhe a leitura e aproveite!
O carro retrô
Antes de falarmos sobre os principais carros retrô, é importante que você entenda, em primeiro lugar, como se caracteriza esse estilo de carro.
De modo geral, podemos dizer que o carro retrô reproduz o design de um modelo famoso, usando muitas das sugestões de estilo do original, mas atualizado o carro com revestimento de ponta e toda a tecnologia contemporânea.
Empresas que investem nesse estilo partem da seguinte premissa: podemos voltar ao passado para aproveitar o que há de melhor em nossa herança automotiva, mas, ao mesmo tempo, é importante que os modelos sejam modernos, úteis e interessantes hoje e amanhã.
Isso significa que o design retrô traz consigo não apenas uma aparência familiar, mas também uma compreensão essencial do que o novo modelo deve ser.
Alguns são atualizações de clássicos que ficaram reconhecidos pelo design, enquanto outros simplesmente seguem dicas de seus ancestrais, mas todos os carros retrô oferecem algo que se destaca entre a multidão.
Os melhores carros retrô de luxo
Reunimos aqui os oito melhores modelos old school de todos os tempos. Confira e descubra quais são os carros retrô que se inspiraram no passado e entraram para a história.
BMW Z8
O BMW Z8 é uma homenagem moderna ao BMW 507, produzido no final dos anos 1950. Lançado em 2000 para vendas, o modelo foi apresentado pela primeira vez no ano anterior, em 1999, no Salão de Frankfurt, Alemanha. No mesmo ano, o Z8 faria uma aparição no filme “O Mundo Não é o Bastante”, de James Bond, com Pierce Brosnan.
Além da inspiração no clássico BMW 507, o Z8 sucede um conceito criado antes, o Z07, que foi mostrado durante o Salão de Tóquio em 1997.
O estilo retrô do Z8 escondia uma mecânica atual e qualificada à época. Ele usava o mesmo motor V8 4.9, aspirado, do M5 (E39), com 400 cv e 50,9 mkgf. Uma característica interessante é que o Z8 era oferecido unicamente com câmbio manual de seis velocidades e tração traseira.
O modelo teve mais de 5.700 unidades construídas antes do encerramento da sua produção no ano de 2003.
Nissan Figaro
O Nissan Figaro é reconhecido por muitos por ser o criador do movimento que originou o design retrô. O estilo do modelo é uma cópia quase direta do cupê alemão IFA P70 de 1957-59.
Lançado em 1991, a Nissan construiu apenas 20.000 deles e manteve as unidades originais à venda apenas no Japão. Mas o visual inspirado nos carros da década de 1950 tornou o Nissan Figaro extremamente popular em outros países, principalmente onde o volante à direita é a posição comum, como no Reino Unidos.
O carro é bem equipado com bancos de couro, ar-condicionado e teto de tecido revertido. Ainda tem teto de lona, dobradiças externas, calotas antigas e interruptores estilo talheres.
Ford Mustang
Desde que foi lançado pela primeira vez em 1965, o Ford Mustang se tornou um carro extremamente influente para a Ford. A introdução do Mustang criou uma nova classe de automóveis conhecida como “pony car”. O estilo com o capô longo e deck curto provou ser muito popular e inspirou uma série de competições.
As gerações do Mustang passaram por grandes alterações ao longo de anos, tendo uma carroceria mais arredondada e moderna, mas os elementos familiares do Mustang de 1965 ainda estão lá.
Land Rover Defender
O visual quadrado inconfundível não mudou muito dos modelos da série Land Rover que datam do final da década de 1940 que levariam o nome Defender em 1991 e continuariam a diante. O Defender tem um dos designs certamente mais icônicos, sendo facilmente identificáveis de quase qualquer ângulo.
As novas gerações do Defender possuem elementos claramente enraizados em seu passado. Hoje, a linha é reconhecida por gerar automóveis multiusos, uma vez que a resistência e capacidade inerentes aos seus antecessores ganham, nos tempos atuais, um brilho de qualidade e conforto.
Volkswagen Beetle
A história do Volkswagen Beetle ou o “Fusca” começa em 1932, próximo a ascensão de Adolf Hitler na Alemanha, quando o projetista Ferdinand Porsche projetou o modelo NSU Type 32, que seria a base para o Volkswagen Beetle.
No ano de 1934, o Porsche desejava criar um “carro do povo alemão” (Volkswagen significa “veículo do povo” em alemão) e assinou um contrato com o governo nazista para a criação do novo veículo.
A ideia era criar um modelo robusto e barato para dominar as ruas, mas que tivesse um aspecto tanto militar quanto civil. O primeiro protótipo chegou às ruas em 1938, chamado KDF-Wagen. Em 1948, os novos modelos do Beetle chegariam aos Estados Unidos. No Brasil, o modelo chegou em 1950 com o nome Sedan 1200 e, depois, o Fusca.
O Fusca reinou no mercado brasileiro até 1986, quando a sua produção foi interrompida. Anos depois, o modelo foi produzido entre 1993 e 1996.
O “novo” Beetle surge em 1998, nos Estados Unidos, com formas arredondadas e menos exageradas, mas ainda com o ar retrô do modelo “raiz” de 1938. O novo Fusca foi um grande sucesso, com 380 mil unidades vendidas nos EUA e 500 mil globalmente.
Em uma segunda geração, voltando a se chamar de Beetle, não fez o sucesso esperado e se mostrou pouco competitivo com os SUVs famosos do mercado. Em 2018, a Volkswagen avisou que ele não seria mais fabricado a partir de 2019.
Chrysler PT Cruiser
O PT Cruiser é um modelo bastante peculiar da Chrysler em seu estilo retrô. Ele é tão arrojado que acabou criando confusões em relação à sua categorização nos Estados Unidos.
Lançado em 2000 como um veículo utilitário, o PT Cruiser teve seu design elaborado pelo estilista Bryan Nesbitt, homenageando modelos das décadas de 1930 e 1940, principalmente o Plymouth Coupê e Plymouth Sedan 1937.
O acrônimo PT significa Plymouth Truck, indicação do modelo homenageado, mas também pode significar Personal Transport ou Personal Transportation (Transporte Pessoal, em tradução para o português).
À época do seu lançamento, o novo modelo representou a união das características dos antigos clássicos com a imponência e modernidade dos veículos americanos.
Com seu ar clássico, o PT Cruiser não possui rival no mercado brasileiro. É o exemplar no país que se assemelha às luxuosas limousines norte-americanas e possui alta demanda para eventos e compras de colecionadores.
Chevrolet SSR
Inspirado na picape Chevrolet Advance Design dos anos 50, o Chevrolet SSR (Super Sport Roadster), lançado no final de 2002, apresentava linhas retrô e ousadas, que visavam agradar o público mais jovem.
O modelo vinha com o motor V8 5.3L de 300 cv, da Chevrolet Silverado, e câmbio automático de 4 velocidades, o que não empolgou o público. A solução veio em 2005, com o motor V8 6.2L de 400 cv e a opção de câmbio automático de 6 velocidades tremec.
No entanto, as mudanças não surtiram efeito nas vendas. Apesar de ser chamativo, o design do modelo não agradou ao público em geral e teve apenas 24.150 unidades fabricadas. Sem cativar o público, a Chevrolet decidiu encerrar a produção da SSR em 2006.
Turcker 48
O Tucker 48 é um sedan fabricado pela Tucker Corporation a partir de 1948. Também conhecido como Tucker Torpedo, o modelo teve apenas 51 exemplares construídos no ano, mais uma unidade produzida com peças sobressalentes nos anos 80.
O carro tem perfil baixo e aerodinâmico, o que propicia uma velocidade máxima de 193 km/h, um motor de seis cilindros e 168 cv de potência. O terceiro farol no centro acompanha a direção do volante para ajudar a iluminar em curvas.
Considerado modelo raríssimo, uma das unidades do Turcker 48 se encontra no acervo do colecionador de automóveis brasileiro Roberto Eduardo Lee, que é o fundador do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, na cidade de Caçapava, em São Paulo.
Carros elétricos com o estilo retrô
Montadoras e concessionárias que incentivam o uso de energia limpa também estão se inspirando em designs do passado para ditar as novas tendências. Os carros do futuro são sustentáveis e possuem o DNA dos antigos.
Algo que justifica o design retrô nos modelos com zero emissão de gás carbônico é a própria noção de adotar um visual mais limpo e básico, embora esses carros tenham a mais avançada tecnologia contemporânea.
A seguir, confira alguns modelos de carros elétricos com estilo retrô.
Mini
O Mini moderno é o grande exemplo da recriação de um modelo muito amado no passado. Lançado em 1959, o Mini original passou por sete gerações, sendo construído pela BMC, British Leyland e Rover antes que a produção terminasse no ano 2000. Em seguida, a BMW chegou para atualizar a linhagem com seu MINI retrô em 2001.
O Mini da BMW reformulou os temas de design icônicos do original tanto por dentro quanto por fora, além de ter sido maior e mais moderno. A segunda geração lançada pela BMW chegou ao término de 2006.
O hatchback de 3 portas continua a ser a peça central da linha. O mais “novo” Mini Cooper SE chegou ao Brasil disponível com câmbio automático, motor elétrico com potência de 184 cv e torque de 27,5 kgfm.
Fiat 500
Lançamento 100% elétrico da Fiat, o 500 O 500 preserva a clássica silhueta do seu primeiro modelo, que foi lançado na Itália em 1957 e reconhecido como um dos maiores responsáveis por motorizar o país.
Porém, comparado ao antigo 500, o novo modelo é mais longo, mais largo, mais alto e muito mais potente. Enquanto o modelo antigo tinha 8 cv, o novo Fiat 500 é equipado com um motor elétrico de 118 cv a 4.200 rpm e torque de 22,4 kgfm.
Com tecnologia moderna, o 500 também apresenta os elementos clássicos que apelam para a memória afetiva dos apaixonados por carros retrô.
Honda E
O primeiro carro 100% elétrico da montadora japonesa, o Honda E mede 3,87 metros de comprimento, acomoda até 4 pessoas e está equipado com um motor elétrico de 100 kW (136 cv) de potência e torque máximo de 32,1 kgfm.
Lançado no Salão de Frankfurt em 2019, o Honda E foi inspirado nos modelos originais da montadora, apresenta um design retro moderno e detalhes minimalistas que o mantém com uma aparência desportiva.
Alpha Wolf
O Alpha Wof é um modelo lançado pela startup norte-americana de veículos elétricos Alpha Motors. A picape possui um visual que remete aos modelos produzidos nos anos 1980 e 1990. Ela tem carregamento rápido, sistema de resfriamento e aquecimento de bateria, além de atingir 96.56 kmh em aproximadamente 6,2 segundos.
A picape elétrica chama a atenção pelo design e tecnologia. Ela conta com pneus todo-terreno, uma suspensão elevada e vários acessórios para o uso off-road.
Por outro lado, o “Wolf” não deve agradar os clientes que procuram por muito espaço. A picape tem cabine dupla e porta-malas frontal, mas vem com apenas dois assentos, um para o motorista e outro para o passageiro.
O interior do veículo é bem equipado com um painel digital touch, assentos sofisticados, um sistema de áudio premium e conexão Bluetooth. Do lado de fora, a picape ostenta uma barra de proteção com faróis de neblina e luzes indicadoras integradas. O automóvel também é equipado com pneus para terrenos de lama, com rodas de aro 16 ou 18, e placas de deslizamento sob a carroceria para off-road.
Chegamos ao final e esperamos que você tenha gostado de conhecer os principais carros retrô hoje em dia.
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