Curiosidades do Mundo Automobilístico

BMW M5: conheça o carro que mistura luxo e performance!

Velocidade, sofisticação e performance. Essa é a fórmula — nada secreta — da BMW M5. Por isso, elaboramos este conteúdo especial sobre o modelo, que é um dos sedans importados mais cobiçados do mercado, tanto brasileiro quanto internacional.

Para que não restem dúvidas sobre o modelo, apresentamos suas maiores particularidades. Nesta leitura, você conhecerá um pouco mais sobre a lendária linha esportiva da BMW, e os principais detalhes de motorização, conforto, luxo e design. Então, não perca tempo e acompanhe!

A linha M da BMW

Quem conhece um pouco do mundo automotivo já está familiarizado com a competição ferrenha entre as três montadoras alemãs — Audi, BMW e Mercedes-Benz. Referências em todo o mundo, as três marcas são emblemáticas para a indústria automotiva, pois combinam paixão, engenharia e estética em seus modelos.

Isso dito, vale notar que, hoje, a linha M da BMW não está sozinha no mercado. Na realidade, essa divisão esportiva da marca rivaliza, diretamente, com as linhas equivalentes das suas conterrâneas industriais — a série RS, da Audi, e a AMG, da Mercedes-Benz.

Em comum, todas essas linhas especiais compartilham da mesma filosofia e propósito, que é injetar esportividade no lineup das montadoras. A ideia, aqui, é oferecer versões mais apimentadas dos modelos já consagrados por essas marcas.

É essa fórmula que trouxe ao mercado variações como a divertida BMW M3, inspirada na Série 3, o belo Audi S4, baseado no A4 Sedan, e a veloz Mercedes-AMG Classe C, inspirada na versão “mais comportada” da clássica e notória Classe C.

No entanto, o que poucos sabem é que foi a BMW que abriu as portas para esse “admirável novo mundo”. Assim, orientou o mercado, mostrando que existia demanda para versões esportivas dos modelos convencionais e urbanos. O primeiro carro a receber a designação M foi a BMW M1, criada em 1972 e apresentada em 1978.

Já a primeira BMW M3 surgiu em 1985, e começou a ser comercializada em 1986. O sucesso absoluto inspirou outras marcas a investirem no segmento. A Audi lançou o seu primeiro RS, o RS2, em 1992, e o mesmo ocorreu com a Mercedes, com o primeiro lançamento Mercedes-AMG, o C36, ocorrendo em 1993.

É por esse motivo que a linha M tem tanto peso na história automotiva. Muito além de projetar carros divertidos para os apaixonados pelas pistas, essa linha foi responsável por inspirar a indústria em uma nova direção, que popularizou os sedans esportivos, os hot hatches, e muitos outros modelos do tipo.

A história da BMW M5

Considerado um dos carros importados mais desejados do mercado, a BMW M5 tem uma longa história no lineup da BMW, e faz parte da consolidação da linha M. Assim como a M3, a M5 também foi lançada em 1985, e desde a época tinha a fama de ser um dos veículos mais interessantes da indústria.

A versão clássica de 1985, de rodas raiadas, pintura preta e visual sisudo, foi amplamente utilizada pelas produções de cinema e televisão, em cenas de perseguição, encontros de espiões ou chegadas em cassinos. Foi um modelo que ficou no imaginário popular como um sedan veloz, com um ar secreto e muito tecnológico.

Os anos passaram e, até hoje, a BMW segue investindo no departamento de Pesquisa & Desenvolvimento para injetar no modelo o que há de melhor em engenharia, técnica e design. A cada geração, os entusiastas são presenteados com um novo lançamento, mais potente, agressivo e divertido para as pistas.

No entanto, o grande trunfo da BMW foi reconhecer, desde cedo, o fit de mercado ideal para a BMW M5. Baseado na Série 5, estamos falando de um sedan mais longo, e com mais presença e imponência do que a série 3.

Enquanto a M3 é uma proposta aos entusiastas mais jovens, a M5 foca um público mais adulto, que quer dirigir um bólido com performance de superesportivo, mas sem abandonar a discrição e a elegância de um sedan de topo. Tudo isso torna a M5 o modelo ideal para entusiastas em cargos de diretoria, presidência e controle.

Os principais destaques da BMW M5

Motorização, tecnologia e design. Por ser uma versão esportiva, toda nova geração M recebe uma atenção maior a esses critérios. Afinal de contas, a M5 é uma evolução sobre a Série 5 que, a cada novo lançamento, já apresenta boa parte dos itens que existirão em suas versões esportivas.

Por isso, vamos destacar os principais destaques da nova geração da BMW M5, mostrando o salto em potência, tecnologia, luxo e sofisticação visual. Confira!

Motorização

A M5 sempre foi um modelo superlativo. Para se impressionar, não é preciso muito, bastando olhar sua ficha técnica. Se considerarmos o modelo mais arrojado lançado em 2022, a BMW M5 Competition, estamos falando de um conjunto mecânico que gera mais de 625 cavalos de potência.

Mas apenas esse fator, isoladamente, não faz um carro veloz. Na M5 Competition de 2022, toda essa cavalaria é distribuída de maneira bem projetada. A cada aceleração, o carro é empurrado a mais de 76,5 kgfm de torque, que está disponível em sua totalidade logo nas 1.800 rotações por minuto.

Abaixo, comparamos a ficha técnica das últimas gerações, demonstrando a clara escalada de potência e aceleração dos últimos anos:

  • 2022 BMW M5 Competition 4.4 V8 Turbo — 625 cv, 76,5 kgfm, e 0 a 100 km/h em 3,3 segundos;
  • 2020 BMW M5 4.4 V8 Turbo — 600 cv, 76,5 kgfm, e 0 a 100 km/h em 3,4 segundos;
  • 2015 BMW M5 4.4 V8 Turbo — 560 cv, 69,4 kgfm, e 0 a 100 km/h em 4,4 segundos;
  • 2010 BMW M5 5.0 V10 — 507 cv, 53 kgfm, e 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.

Tecnologia

Apesar de ser um carro com aptidão para as pistas, a M5 segue como uma variante de um modelo originalmente criado para oferecer luxo e conforto. Por isso, herda toda a tecnologia embarcada da Série 5, e acrescenta acessórios, assistentes e sistemas para tornar sua condução mais adaptável ao perfil do condutor.

Design

Diferentemente da M3, a M5 sempre optou por uma “roupagem” mais discreta. Muitas vezes, considerada como o carro que criou a tendência dos “sleepers” — modelos discretos, com um potência avassaladora — a M5 até conta com adereços e diferenciais estéticos esportivos, mas não abandona sua elegância característica.

Por fim, vale destacar a importância de contar com a empresa certa para aquisição de um modelo desse naipe. Afinal de contas, a BMW M5 é uma máquina valiosa e que implica em uma negociação de valor considerável. Por isso, é fundamental contar com uma referência no segmento, que seja reconhecida por sua excelência e reputação no ramo, como a Paíto.

Agora que você está antenado nos detalhes da M5, aproveite para saber ainda mais sobre o tema, conferindo nosso post especial sobre a história da BMW!

Comentários

  1. Valdecir Rodrigues de Souza disse:

    Quem gosta de carros não tem como não gostar desses carros da BMW principalmente esse da série M5 sou fã dos carros alemão já tive oportunidade de dirigir um m3 de um amigo
    Pra mim carros alemão são os melhores do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Carro conceito: entenda mais sobre!

VER MAIS

Carro conceito: entenda mais sobre!

Saiba quais os cuidados necessários com carro de luxo preto

VER MAIS

Saiba quais os cuidados necessários com carro de luxo preto

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH