Curiosidades do Mundo Automobilístico

[Agosto/2021] Por que investir em um Sedan importado? Conheça as vantagens

Elegância, luxo e sofisticação. Essas são as características mais marcantes em um sedan importado. Por isso, aproveitamos o momento para falar sobre uma das categorias mais clássicas, confortáveis e imponentes do mercado automotivo.

O objetivo é explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema. Aqui, você entenderá o que é um sedan, os principais modelos importados nessa categoria, suas melhores características e, por fim, quais as vantagens de ter um veículo referência em tecnologia e design. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é um sedan?

A origem da palavra sedan é repleta de teorias. A opinião mais aceita é de que ela deriva do italiano “sede”, equivalente a cadeira. Na indústria, o termo só veio a ser utilizado em meados de 1912, em dois modelos da Studebaker: o Six e o Four — uma nomenclatura que fazia referência ao número de assentos disponíveis.

Com o desenvolvimento da indústria automotiva e das várias escolas de design, a terminologia sedan passou a ganhar ainda mais significado. Hoje, a categoria denomina veículos compostos por três volumes. Para entender isso, imagine a lateral de um carro e a divida em três terços:

  • o terço frontal é onde está o capô, o alojamento do motor;
  • o terço central é onde está a cabine e os seus ocupantes;
  • o terço traseiro é onde está o bagageiro.

Atualmente, os sedans abrigam, até mesmo, as carrocerias de dois volumes e meio. Nessa classe, o caimento do terço central se funde com a tampa do porta-malas em uma linha harmônica, criando o clássico estilo fastback — que flerta com a traseira esportiva de um coupé, sem abandonar a amplitude espacial de um sedan. 

Do ponto de vista técnico, um sedan precisa apresentar essa composição dos volumes, além de duas fileiras de banco. Na fileira de trás, é necessário espaço pleno para três adultos. É por isso que muitos coupés não se encaixam na segmentação, pois apresentam a configuração 2 + 2 (dois assentos na frente e dois atrás).

Além disso, um sedan é característico por seu espaço e praticidade. O terceiro volume é dedicado ao bagageiro. Tecnicamente, a tampa não deve fazer parte do volume central, mas ser um componente à parte. Esse é o principal ponto de distinção entre hatches, sedans e coupés.

Os hatches sequer têm um terceiro volume, pois a linha se encerra abruptamente no final do terço central. Já os sedans acrescentam um terço final, abrigando o porta-malas e resultando no visual alongado. Os coupés fazem uma fusão do segundo com o terceiro terço, derrubando a linha de teto, que é a tampa do porta malas.  

Essa decisão de estilo dos coupés, além da carroceria de duas portas, acaba resultando em um veículo mais baixo, enxuto e propositalmente esportivo. Por fim, existem os sedans fastbacks, que se inspiram no estilo dos coupés, mas conservam as quatro portas e a boa capacidade de armazenamento.

Quais os principais modelos de sedan importado da atualidade?

Embora estejamos vivendo durante o reinado dos SUVs, é importante notar que as montadoras não abandonaram a produção de seus sedans. Na realidade, as principais marcas responsáveis pelo segmento continuam a produzir novidades expressivas nesse campo.

Aqui, falamos das “suspeitas usuais”: Audi, BMW, Jaguar e Mercedes-Benz. Em comum, essas quatro europeias apresentam um legado histórico na produção de veículos belos, audaciosos e imponentes. Abaixo, listamos os principais modelos em produção. Dê uma olhada! 

Audi

BMW

Jaguar 

  • médio: XF.

Mercedes-Benz

Quais as principais características de um sedan importado?

Agora que você conhece os principais representantes no mercado atual, chega o momento de discernir suas qualidades. As características-chave de um sedan estão em seu estilo, espaço, imponência, luxo e tecnologia.

Estilo 

A começar pela principal: sem as tecnicalidades que fazem um carro ser sedan, ele não apresenta o mesmo aspecto dessa categoria. É por isso que deixamos tantos BMWs de fora da lista, pois eles assumem a nova identidade Gran Coupé criada pela marca, que foge da proposta original dos sedans.

Espaço

Desde a concepção do estilo, os sedans prezam pela distribuição harmônica dos três volumes. É justamente essa fórmula que permite alcançar um desenho tão prático, capaz de conciliar simetria estética com funcionalidade, que existe sob a forma de amplo espaço interno e capacidade do porta-malas.

Imponência

Tecnicamente, sedans são veículos que tendem a ter um baixo centro de gravidade. São bólidos longos, potentes e próximos ao chão. Inclusive, essa é a combinação de fatores que promove intimidação e deslumbramento ao olhar para modelos como o Mercedes-Benz Classe S, o BMW Série 7 e o Audi A8.

Luxo

Os sedans são veículos historicamente luxuosos. Por muito tempo, as montadoras escolhiam essa carroceria para abrigar suas principais novidades e comodidades tecnológicas, justamente por ser o nicho com a maior etiqueta de preço, fundamentando a atenção especial na concepção desses modelos.

Tecnologia

Já aqui, temos um detalhe que complementa o ponto anterior. Hoje em dia, as marcas concentram seus esforços em três categorias específicas: os SUVs, os sedans e os esportivos. Mais do que nunca, é importante distribuir tecnologia aplicada, gerando referência e autoridade em torno do emblema.

Por fim, vale notar o fator distinção. Atualmente, vivemos no reinados dos SUVs. A postura imponente, alta e robusta dos utilitários conquistou o mercado a ponto de torná-los um sucesso de venda. É nesse cenário de favoritismo que os sedans se tornam cada vez mais raros e, portanto, distintos, imponentes e exclusivos.

Agora que você conhece os melhores sedans importados do mercado, aproveite o momento para dividir essas informações com os seus colegas e familiares que também são entusiastas do tema. Para isso, basta compartilhar este post nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Conheça os carros blindados importados mais luxuosos do mundo

VER MAIS

Conheça os carros blindados importados mais luxuosos do mundo

[Agosto/2021] Por que investir em um Sedan importado? Conheça as vantagens

VER MAIS

[Agosto/2021] Por que investir em um Sedan importado? Conheça as vantagens

Conheça a história da Audi

VER MAIS

Conheça a história da Audi

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã

VER MAIS

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã