Elegância, luxo e sofisticação. Essas são as características mais marcantes em um sedan importado. Por isso, aproveitamos o momento para falar sobre uma das categorias mais clássicas, confortáveis e imponentes do mercado automotivo.
O objetivo é explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema. Aqui, você entenderá o que é um sedan, os principais modelos importados nessa categoria, suas melhores características e, por fim, quais as vantagens de ter um veículo referência em tecnologia e design. Então, não perca tempo e acompanhe!
O que é um sedan?
A origem da palavra sedan é repleta de teorias. A opinião mais aceita é de que ela deriva do italiano “sede”, equivalente a cadeira. Na indústria, o termo só veio a ser utilizado em meados de 1912, em dois modelos da Studebaker: o Six e o Four — uma nomenclatura que fazia referência ao número de assentos disponíveis.
Com o desenvolvimento da indústria automotiva e das várias escolas de design, a terminologia sedan passou a ganhar ainda mais significado. Hoje, a categoria denomina veículos compostos por três volumes. Para entender isso, imagine a lateral de um carro e a divida em três terços:
- o terço frontal é onde está o capô, o alojamento do motor;
- o terço central é onde está a cabine e os seus ocupantes;
- o terço traseiro é onde está o bagageiro.
Atualmente, os sedans abrigam, até mesmo, as carrocerias de dois volumes e meio. Nessa classe, o caimento do terço central se funde com a tampa do porta-malas em uma linha harmônica, criando o clássico estilo fastback — que flerta com a traseira esportiva de um coupé, sem abandonar a amplitude espacial de um sedan.
Do ponto de vista técnico, um sedan precisa apresentar essa composição dos volumes, além de duas fileiras de banco. Na fileira de trás, é necessário espaço pleno para três adultos. É por isso que muitos coupés não se encaixam na segmentação, pois apresentam a configuração 2 + 2 (dois assentos na frente e dois atrás).
Além disso, um sedan é característico por seu espaço e praticidade. O terceiro volume é dedicado ao bagageiro. Tecnicamente, a tampa não deve fazer parte do volume central, mas ser um componente à parte. Esse é o principal ponto de distinção entre hatches, sedans e coupés.
Os hatches sequer têm um terceiro volume, pois a linha se encerra abruptamente no final do terço central. Já os sedans acrescentam um terço final, abrigando o porta-malas e resultando no visual alongado. Os coupés fazem uma fusão do segundo com o terceiro terço, derrubando a linha de teto, que é a tampa do porta malas.
Essa decisão de estilo dos coupés, além da carroceria de duas portas, acaba resultando em um veículo mais baixo, enxuto e propositalmente esportivo. Por fim, existem os sedans fastbacks, que se inspiram no estilo dos coupés, mas conservam as quatro portas e a boa capacidade de armazenamento.
Quais os principais modelos de sedan importado da atualidade?
Embora estejamos vivendo durante o reinado dos SUVs, é importante notar que as montadoras não abandonaram a produção de seus sedans. Na realidade, as principais marcas responsáveis pelo segmento continuam a produzir novidades expressivas nesse campo.
Aqui, falamos das “suspeitas usuais”: Audi, BMW, Jaguar e Mercedes-Benz. Em comum, essas quatro europeias apresentam um legado histórico na produção de veículos belos, audaciosos e imponentes. Abaixo, listamos os principais modelos em produção. Dê uma olhada!
Audi
- compacto: A3 Sedan;
- médio: A4 Sedan;
- fastbacks: A5 Sportback e A7 Sportback;
- grande e ultraluxo: A8;
- esportivos: S3, RS 3, S4, S5, RS 5, S6, S7, RS 7, S8, e RS e-tron GT.
BMW
Jaguar
- médio: XF.
Mercedes-Benz
- compactos: Classe A e Classe C;
- médio: Classe E;
- grande: Classe S;
- ultraluxo: Classe S Maybach;
- esportivos: AMG Classe A, AMG Classe C e AMG Classe E.
Quais as principais características de um sedan importado?
Agora que você conhece os principais representantes no mercado atual, chega o momento de discernir suas qualidades. As características-chave de um sedan estão em seu estilo, espaço, imponência, luxo e tecnologia.
Estilo
A começar pela principal: sem as tecnicalidades que fazem um carro ser sedan, ele não apresenta o mesmo aspecto dessa categoria. É por isso que deixamos tantos BMWs de fora da lista, pois eles assumem a nova identidade Gran Coupé criada pela marca, que foge da proposta original dos sedans.
Espaço
Desde a concepção do estilo, os sedans prezam pela distribuição harmônica dos três volumes. É justamente essa fórmula que permite alcançar um desenho tão prático, capaz de conciliar simetria estética com funcionalidade, que existe sob a forma de amplo espaço interno e capacidade do porta-malas.
Imponência
Tecnicamente, sedans são veículos que tendem a ter um baixo centro de gravidade. São bólidos longos, potentes e próximos ao chão. Inclusive, essa é a combinação de fatores que promove intimidação e deslumbramento ao olhar para modelos como o Mercedes-Benz Classe S, o BMW Série 7 e o Audi A8.
Luxo
Os sedans são veículos historicamente luxuosos. Por muito tempo, as montadoras escolhiam essa carroceria para abrigar suas principais novidades e comodidades tecnológicas, justamente por ser o nicho com a maior etiqueta de preço, fundamentando a atenção especial na concepção desses modelos.
Tecnologia
Já aqui, temos um detalhe que complementa o ponto anterior. Hoje em dia, as marcas concentram seus esforços em três categorias específicas: os SUVs, os sedans e os esportivos. Mais do que nunca, é importante distribuir tecnologia aplicada, gerando referência e autoridade em torno do emblema.
Por fim, vale notar o fator distinção. Atualmente, vivemos no reinados dos SUVs. A postura imponente, alta e robusta dos utilitários conquistou o mercado a ponto de torná-los um sucesso de venda. É nesse cenário de favoritismo que os sedans se tornam cada vez mais raros e, portanto, distintos, imponentes e exclusivos.
Agora que você conhece os melhores sedans importados do mercado, aproveite o momento para dividir essas informações com os seus colegas e familiares que também são entusiastas do tema. Para isso, basta compartilhar este post nas suas redes sociais!