Curiosidades do Mundo Automobilístico

Por que investir em um Sedan importado? Conheça as vantagens

Elegância, luxo e sofisticação. Essas são as características mais marcantes em um sedan importado. Por isso, aproveitamos o momento para falar sobre uma das categorias mais clássicas, confortáveis e imponentes do mercado automotivo.

O objetivo é explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema. Aqui, você entenderá o que é um sedan, os principais modelos importados nessa categoria, suas melhores características e, por fim, quais as vantagens de ter um veículo referência em tecnologia e design. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é um sedan?

A origem da palavra sedan é repleta de teorias. A opinião mais aceita é de que ela deriva do italiano “sede”, equivalente a cadeira. Na indústria, o termo só veio a ser utilizado em meados de 1912, em dois modelos da Studebaker: o Six e o Four — uma nomenclatura que fazia referência ao número de assentos disponíveis.

Com o desenvolvimento da indústria automotiva e das várias escolas de design, a terminologia sedan passou a ganhar ainda mais significado. Hoje, a categoria denomina veículos compostos por três volumes. Para entender isso, imagine a lateral de um carro e a divida em três terços:

  • o terço frontal é onde está o capô, o alojamento do motor;
  • o terço central é onde está a cabine e os seus ocupantes;
  • o terço traseiro é onde está o bagageiro.

Atualmente, os sedans abrigam, até mesmo, as carrocerias de dois volumes e meio. Nessa classe, o caimento do terço central se funde com a tampa do porta-malas em uma linha harmônica, criando o clássico estilo fastback — que flerta com a traseira esportiva de um coupé, sem abandonar a amplitude espacial de um sedan.

Do ponto de vista técnico, um sedan precisa apresentar essa composição dos volumes, além de duas fileiras de banco. Na fileira de trás, é necessário espaço pleno para três adultos. É por isso que muitos coupés não se encaixam na segmentação, pois apresentam a configuração 2 + 2 (dois assentos na frente e dois atrás).

Além disso, um sedan é característico por seu espaço e praticidade. O terceiro volume é dedicado ao bagageiro. Tecnicamente, a tampa não deve fazer parte do volume central, mas ser um componente à parte. Esse é o principal ponto de distinção entre hatches, sedans e coupés.

Os hatches sequer têm um terceiro volume, pois a linha se encerra abruptamente no final do terço central. Já os sedans acrescentam um terço final, abrigando o porta-malas e resultando no visual alongado. Os coupés fazem uma fusão do segundo com o terceiro terço, derrubando a linha de teto, que é a tampa do porta malas.

Essa decisão de estilo dos coupés, além da carroceria de duas portas, acaba resultando em um veículo mais baixo, enxuto e propositalmente esportivo. Por fim, existem os sedans fastbacks, que se inspiram no estilo dos coupés, mas conservam as quatro portas e a boa capacidade de armazenamento.

Quais os principais modelos de sedan importado da atualidade?

Embora estejamos vivendo durante o reinado dos SUVs, é importante notar que as montadoras não abandonaram a produção de seus sedans. Na realidade, as principais marcas responsáveis pelo segmento continuam a produzir novidades expressivas nesse campo.

Aqui, falamos das “suspeitas usuais”: Audi, BMW, Jaguar e Mercedes-Benz. Em comum, essas quatro europeias apresentam um legado histórico na produção de veículos belos, audaciosos e imponentes. Abaixo, listamos os principais modelos em produção. Dê uma olhada!

Audi

BMW

Jaguar

  • médio: XF.

Mercedes-Benz

Quais as principais características de um sedan importado?

Agora que você conhece os principais representantes no mercado atual, chega o momento de discernir suas qualidades. As características-chave de um sedan estão em seu estilo, espaço, imponência, luxo e tecnologia.

Estilo

A começar pela principal: sem as tecnicalidades que fazem um carro ser sedan, ele não apresenta o mesmo aspecto dessa categoria. É por isso que deixamos tantos BMWs de fora da lista, pois eles assumem a nova identidade Gran Coupé criada pela marca, que foge da proposta original dos sedans.

Espaço

Desde a concepção do estilo, os sedans prezam pela distribuição harmônica dos três volumes. É justamente essa fórmula que permite alcançar um desenho tão prático, capaz de conciliar simetria estética com funcionalidade, que existe sob a forma de amplo espaço interno e capacidade do porta-malas.

Imponência

Tecnicamente, sedans são veículos que tendem a ter um baixo centro de gravidade. São bólidos longos, potentes e próximos ao chão. Inclusive, essa é a combinação de fatores que promove intimidação e deslumbramento ao olhar para modelos como o Mercedes-Benz Classe S, o BMW Série 7 e o Audi A8.

Luxo

Os sedans são veículos historicamente luxuosos. Por muito tempo, as montadoras escolhiam essa carroceria para abrigar suas principais novidades e comodidades tecnológicas, justamente por ser o nicho com a maior etiqueta de preço, fundamentando a atenção especial na concepção desses modelos.

Tecnologia

Já aqui, temos um detalhe que complementa o ponto anterior. Hoje em dia, as marcas concentram seus esforços em três categorias específicas: os SUVs, os sedans e os esportivos. Mais do que nunca, é importante distribuir tecnologia aplicada, gerando referência e autoridade em torno do emblema.

Por fim, vale notar o fator distinção. Atualmente, vivemos no reinados dos SUVs. A postura imponente, alta e robusta dos utilitários conquistou o mercado a ponto de torná-los um sucesso de venda. É nesse cenário de favoritismo que os sedans se tornam cada vez mais raros e, portanto, distintos, imponentes e exclusivos.

Agora que você conhece os melhores sedans importados do mercado, aproveite o momento para dividir essas informações com os seus colegas e familiares que também são entusiastas do tema. Para isso, basta compartilhar este post nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!