Curiosidades do Mundo Automobilístico

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã

Tecnologia, sofisticação e performance são características comuns aos carros importados. Mas hoje, é momento de falar sobre um utilitário de destaque: o Audi Q4 e-tron — nada mais, nada menos do que o primeiro SUV inteiramente elétrico da bela marca alemã. 

Como você perceberá a seguir, a Audi não mediu esforços na concepção do modelo, que apresenta recursos, comodidades e funções que apontam para o futuro da indústria automotiva. Por isso, elaboramos este artigo especial sobre o tema, comentando a ascensão dos elétricos e os destaques desse lançamento. Acompanhe!

Como ocorreu a ascensão dos elétricos?

Sustentabilidade é o nome do jogo. Como todos sabemos, o mundo atravessa um período delicado nas pautas climáticas. Por conta disso, a indústria automotiva está se adaptando rapidamente, fazendo uma transição acelerada dos combustíveis fósseis para as soluções renováveis.

Estímulos governamentais

Na vanguarda desse movimento, estão as tecnologias da indústria automotiva. Aqui falamos de marcas referenciais como Audi, BMW, Tesla e Volvo, que lideram a inovação no segmento, propondo soluções ainda mais eficientes, sustentáveis e confortáveis que os veículos híbridos.

Outro detalhe que incentiva a eletrificação é o estímulo governamental contundente realizado por alguns países europeus, como Alemanha, França, Espanha, Itália e Inglaterra — todos mercados expressivos para a indústria automotiva europeia e global. 

Tendência de consumo

Mas muito além das preocupações climáticas e estímulos governamentais para incentivar essa transição, a eletrificação também conta com o maior gatilho em uma mudança provocada pelo consumidor: o interesse explosivo em torno desses produtos. Os elétricos não são meras soluções ambientais. 

Mais do que isso, a eletrificação representa a nova geração da indústria. A maior virtude é o desempenho, e a potência dos elétricos está disponível a todo momento. Já os motores à combustão, mesmo que turbinados, ainda precisam alcançar uma certa faixa de rotações para aproveitar o máximo da sua aceleração. 

É por conta de maravilhas técnicas como essa que a eletrificação é capaz de produzir anomalias da engenharia automotiva. O exemplo mais representativo disso é o Tesla Model X, um SUV com quase duas toneladas e meia que acelera de 0 a 100 km/h em meros 2,5 segundos — uma marca digna de carros superesportivos. 

Por conta disso, os elétricos são a nova tendência do mercado, apontando para um futuro em que é possível atingir mais com menos. Marcas como a Tesla demonstraram que é possível conciliar sustentabilidade com apelo de mercado, apresentando um argumento muito forte de como a tecnologia é o amanhã desse mercado. 

Foi nesse momento que as demais líderes em luxo e desempenho, como Audi, Porsche, BMW, Jaguar e Mercedes-Benz, reconheceram a importância de transformar seus lineups. É essa epifania generalizada que está nos presenteando com maravilhas como Audi RS e-tron GT, Porsche Taycan e muito mais.

Orientação do mercado

Por último e não menos importante, o fator ESG. Caso esteja à frente de uma empresa, você sabe a importância dessa sigla nos últimos anos. Hoje, a pauta Environmental, Social and Governance orienta os esforços para otimizar as empresas às novas diretrizes de responsabilidade ambiental, social e corporativa. 

Então, a caminho de se tornarem mais limpas, sustentáveis e diversas, as montadoras reconhecem que essa é a direção do futuro por inúmeras razões, como ética ambiental, tendência de consumo, estímulo governamental e reformulação da matriz energética, em uma transição há muito esperada do fóssil ao renovável.

Por que o Q4 e-tron é uma das principais apostas da Audi para a nova geração do mercado?

Como já destacamos antes, a montadora alemã está totalmente comprometida com a eletrificação de seu lineup que, no momento da redação deste artigo (12/09/21), já incluía oito belos modelos eletrificados, todos identificados pela grife e-tron. Aqui, falamos de modelos como:

No entanto, é fato que vivemos na era dos SUVs. Marcas de todas as faixas de preço depositam a maioria de seus recursos na criação de novos utilitários. Por isso, esse é um dos projetos mais esmerados da nova geração de veículos Audi. O Q4 e-tron recebeu toda a atenção disponível por sua equipe de talentos, desde a criação de um design fantástico até a revolução técnica dos seus motores.

Quais as principais curiosidades sobre o novo Audi Q4 e-tron?

Agora que você entende o panorama da eletrificação nos últimos anos, chega o momento de conhecer a principal aposta da Audi para o novo mercado. O belíssimo Audi Q4 e-tron não é uma simples reformulação do modelo à combustão, mas sim uma variante completamente diferente. 

Como pode ver no hotsite da montadora em Portugal, o Q4 eletrizado conta com um design diferenciado, abrigando linhas mais suaves e a emblemática grade frontal fechada, uma característica-chave dos veículos elétricos, que não precisam refrigerar a seção frontal, como os modelos à combustão. 

Lançamento

Na Europa, o Q4 e-tron começou a ser negociado ainda em junho, causando burburinho e alvoroço nas vendas, outra característica comum aos elétricos de marcas de luxo que vendem tão rápido quanto um item de moda ou tecnologia com produção absolutamente limitada. 

Desempenho

Em termos de performance, o Q4 e-tron é encontrado no mercado em três segmentações: 35, 40 e 50 quattro. O primeiro gera 170 cv de potência, o segundo 204 cv, e o terceiro, versão de topo, estupendos 299 cv de potência. Na versão com a maior autonomia, o alcance é de 520 km. 

Autonomia

Essa, inclusive, é uma das características mais destacáveis no modelo. Por muito tempo, o “calcanhar de Aquiles” dos elétricos foi a autonomia — leia-se: o quão longe é possível ir com a bateria cheia. Com tecnologia pioneira, a Audi conseguiu colocar a autonomia de um veículo à combustão em seu belíssimo elétrico. 

Design

Por fim, é importante falar de estilo. Pela primeira vez na linha Q4, há uma ramificação das soluções de design. Agora, o Q4 e-tron é encontrado em duas expressões de design: a tradicional, mais alta e imponente, característica de um SUV, e a Sportback, que inaugura uma nova tendência de SUVs coupés.

Para atingir esse estilo, há um recuo harmônico da linha de teto que cai sobre a terceira coluna. O resultado é absolutamente intrigante e encantador. Um veículo fantástico, imponente, veloz e o mais curioso de tudo: silencioso, outra característica tradicional e inusitada dos elétricos, que substituem os ruídos mecânicos pelos sons da sua vida e de quem os acompanha.

E aí, gostou do novo Audi Q4 e-tron? Então, não perca a oportunidade de continuar se atualizando no universo dos veículos de luxo, desempenho e sofisticação. Para isso, basta assinar a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

[Agosto/2021] Por que investir em um Sedan importado? Conheça as vantagens

VER MAIS

[Agosto/2021] Por que investir em um Sedan importado? Conheça as vantagens

Conheça a história da Audi

VER MAIS

Conheça a história da Audi

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã

VER MAIS

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã

[agosto/2021] Os 10 carros importados mais vendidos 2021

VER MAIS

[agosto/2021] Os 10 carros importados mais vendidos 2021