Curiosidades do Mundo Automobilístico

Tuning de carros: o que é e quais são as regras e limites para a personalização

Mesmo que já existam veículos muito bem equipados no mercado o tuning de carros ainda é uma alternativa muito buscada pelos amantes de automóveis totalmente personalizados e com acessórios exclusivos.

Por mais que seja interessante ser o proprietário de um veículo único é necessário que você esteja atento ao que a legislação de trânsito brasileira permite nesse aspecto. Afinal, não há nada mais constrangedor que gastar dinheiro equipando um carro e não poder trafegar com ele, não é verdade?

Pensando nisso, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos quais são os limites para o tuning de carros para que você possa equipar o seu veículo sem ter problemas no futuro. Acompanhe!

Porque é importante ter cuidado com o tuning de carros?

O tuning de carros é um tipo de personalização que existe há muito tempo. Esse tipo de trabalho é uma alternativa de grande valor para as pessoas que querem ter um veículo único e totalmente personalizado, daqueles que, verdadeiramente, arrancam os olhares quando passam na rua.

Entretanto, como estamos tratando de carros, não há como deixar de lembrar que existem leis que regulamentam as ações dos motoristas no dia a dia das cidades e rodovias. Sendo assim, o Código de Trânsito Nacional, no Artigo 98 determinou que qualquer tipo de modificação deve ser precedido de uma autorização prévia do órgão de trânsito da região que, no caso, é o DETRAN.

Além disso, é importante que o proprietário tenha em mente que, mesmo solicitando a autorização no órgão competente, nem sempre certas alterações são aprovadas. Por isso, você precisa consultar o DETRAN da sua região antes de iniciar qualquer processo de mudanças no seu carro.

O foco principal da regulamentação é evitar que o veículo, ao perder sua condição original, se torne inviável para trafegar nas ruas e rodovias, podendo, inclusive, colocar em risco a vida e o bem-estar de outras pessoas.

Por isso, os agentes de trânsito estão sempre de olho nesses carros que, obviamente, sempre chamam a atenção. Se algo estiver em desconformidade com a lei você será multado e o veículo apreendido. Portanto, vale a pena conferir quais são os limites do tuning de carros para não passar por essa situação que, além de constrangedora, vai lhe custar muito caro.

Quais são os pontos que devem ser observados no tuning de carros?

Entendida a importância das regras que recaem sobre a personalização de carros, mostraremos os principais detalhes que você deve prestar atenção antes de começar o tuning. Continue lendo!

Personalização de rodas

Quando se fala em personalização de carros as rodas são o que vem a mente da maioria de pessoas. Afinal, elas influenciam e muito no design do carro. Além de atribuir um grande valor estético elas também podem interferir no funcionamento de alguns elementos do veículo, como suspensão e, até mesmo, desempenho do motor.

Nesse caso, não há muito o que se preocupar com relação à lei. Você apenas deve respeitar o limite de distância mínima entre o para-lamas e o pneu para que ele possa rodar sem raspar na lataria do carro.

Cores e pintura

A personalização de cores é um assunto que vai impactar no documento do seu veículo. Se você refizer a pintura em mais de 50% do veículo será necessário alterar o documento do mesmo. Afinal, essa informação está escrita no documento.

Outro ponto importante é o adesivamento. Ele acompanha a mesma regra da pintura. Se for feito em mais da metade do seu carro o documento também precisa ser modificado. Porém, existem alguns casos em que a pintura e envelopamento pode ser feito sem muitas preocupações.

Por exemplo, aqueles condutores que pintam o teto de outra cor ou colocam o adesivo fosco, porém, na mesma cor do carro e toda a lataria também não precisam se preocupar com a mudança na documentação do seu veículo.

Iluminação

A iluminação é um grande problema e que gera muita polêmica entre condutores, tanto os que têm carros tunados quando os que preferem os originais vindo das fábricas. A resolução n° 384 do CONTRAN fez algumas determinações quanto ao uso de lâmpadas de xênon, que emitem 3 vezes mais luz que as tradicionais.

Nesse caso, apenas veículos que já saem de fábrica com esse tipo de lâmpada podem trafegar com elas. Logo, a instalação desse tipo de iluminação é proibida para o restante dos veículos. Entretanto, existem algumas opções interessantes que podem ser incluídas, a principal delas é o Led.

Quanto a essas lâmpadas não há nenhum tipo de exigência ou impedimento e elas também são bem fortes e proporcionam um aspecto muito bonito a noite.

Rebaixamento da suspensão

Os carros rebaixados também chamam muito a atenção dos amantes de carros tunados. No caso, não há uma regra ou limite fixado em lei para que ocorra o rebaixamento da suspensão. Entretanto, existe um caso em que você deve ter muita atenção e que acaba sendo uma grande “pegadinha” para os proprietários desse tipo de veículo.

No caso de o processo de rebaixamento ocasionar alterações nos freios originais do seu carro ele estará fora das regras, pois esse tipo de mudança é totalmente proibido. Sendo assim, é importante ter atenção ao limite de rebaixamento que seu carro possui.

Outra coisa que é proibida na suspensão é o sistema que permite a regulagem de altura desse sistema tão importante para os carros.

Sistema de som

Por fim, temos o sistema de sonorização dos carros. Nesse caso, é preciso ter atenção ao limite máximo de 104 decibéis, que é permitido pelo CONTRAN. E já que estamos tratando desse tipo de entretenimento, é importante que o condutor saiba que DVDs, TVs digitais e outros equipamentos semelhantes só podem ser instalados para os ocupantes do banco do carona ou atrás do motorista.

Essas são as principais regras para o tuning de carros. Se você equipar o seu veículo e conseguir se manter dentro dessas determinações não terá problemas com multas e impedimento de circular e aproveitará de todos os equipamentos instalados, sempre pensando na segurança e proteção de todos que trafegam nas vias e que dividem espaço no veículo com você.

Gostou das dicas deste artigo? Que tal ficar por dentro de tudo que postarmos a partir de agora? Então, siga nossos perfis nas redes sociais para não perder nenhuma nova postagem. Facebook, Instagram, YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã

VER MAIS

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã

[agosto/2021] Os 10 carros importados mais vendidos 2021

VER MAIS

[agosto/2021] Os 10 carros importados mais vendidos 2021

Novo MINI: conheça as versões One, Cooper e Cooper S

VER MAIS

Novo MINI: conheça as versões One, Cooper e Cooper S

Conheça os melhores SUVs de luxo mais vendidos do Brasil

VER MAIS

Conheça os melhores SUVs de luxo mais vendidos do Brasil