Curiosidades do Mundo Automobilístico

Stock Car: Conheça a história da corrida

A Stock Car é uma das competições automotivas mais conhecidas do Brasil. Recentemente, no ano de 2019, ela completou 40 anos e nada mais justo que dedicar um artigo completo sobre ela. Afinal, categorias que resistem tantos anos devem ter algo em especial, não é verdade?

Mesmo que ela tenha começado de forma sutil, atualmente é reconhecida no mundo inteiro e já recebeu grandes nomes do automobilismo mundial, como o ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 Rubens Barrichello, entre outros nomes de peso Ingo Hofman, Caca Bueno etc.

Fonte Reprodução do site Critica Stock Car

Pensando na importância da competição nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos como foi seu início, os carros mais marcantes, seus principais pilotos entre outras informações. Acompanhe!

Como a Stock Car começou?

A história daí Stock Car Iniciou na década de 70, entretanto, para entender a sua criação é importante voltar no tempo é discorrer sobre o contexto da época. Nos anos de 1960 foram formadas as primeiras equipes profissionais de competição no Brasil.

Nesse período, surgiu uma verdadeira explosão de talentos de pilotos em todo o país. Um dos nomes que marcou época foi Bird Clemente, o primeiro piloto a fazer de sua profissão a própria paixão. Ele correu com as equipes Vermag e Willys.

Anos mais tarde, Emerson Fittipaldi se consagrava como campeão da Fórmula 1. Nessa etapa, cresceu muito a transmissão é cobertura da imprensa nesses eventos, o que atraiu muita gente para o universo do automobilismo.

Com o efeito desse sucesso, surgiram algumas categorias chamadas de “Turismo”, conhecidas como por utilizar carros de rua — geralmente, desejados pelo grande público — para competir entre si em autódromos profissionais.

Essa modalidade foi inspirada na Nascar dos Estados Unidos e quem se interessou em criar algo parecido no Brasil foi a Chevrolet, estudando uma competição “monomarca” que iniciou no ano de 1977, dando início a categoria que seria chamada de Stock Car.

Fonte Reprodução do site Pinterest Stock Car Racing

A primeira corrida aconteceu no dia 22 de abril do ano de 1979 no Rio Grande do Sul. Na ocasião, todos os veículos tinham a mesma concepção mecânica dos veículos de passeio, porém, sem os revestimentos internos. Afinal isso aliviaria bastante o peso. Com o passar dos anos a categoria cresceu muito e já na década de 80 revelava grandes nomes que destacaremos em outro tópico deste artigo.

Quais foram os principais momentos da Stock Car?

Um dos momentos que foi um verdadeiro divisor de águas foi a agregação de itens de segurança nos veículos. Além disso, ocorreram adequações na motorização para fazer com que os carros chegassem a velocidades mais elevadas.

No ano de 1982 a Stock Car rompeu as fronteiras nacionais e fez sua primeira corrida no exterior em um autódromo chamado de Estoril Em Portugal. Com o tempo, os veículos foram perdendo as características dos carros de passeio mantendo apenas a carenagem de alguns veículos do mercado.

Fonte Reprodução do site Auto Show Collection Stock car

Um dos feitos mais marcantes da Stock Car aconteceu no ano de 2005 quando um evento competitivo teve a participação de 40 pilotos em uma única corrida. Isso nunca havia acontecido em nenhuma outra categoria automotiva.

Apenas 3 anos depois, a estocar realizou uma competição chamada de “Corrida do Milhão”. Basicamente, o objetivo era premiar o vencedor com um valor de R$ 1.000.000,00 de reais. O primeiro a vencer a prova foi o piloto Valdemar de Brito. No ano seguinte, estreando em circuitos de rua com uma prova em Salvador, o vencedor da corrida do milhão foi o piloto Cacá Bueno.

Fonte Reprodução do site Moto Esporte Stock Car Corrida do Milhão

Os números impressionantes não param por aí, atualmente o grid da Stock Car é um dos mais competitivos que existem, tendo a presença de nada mais nada menos que 8 pilotos com passagens pela Fórmula 1 competindo no mesmo local.

A partir do ano de 2.000, mesmo depois da Stock Car ter se consagrado como uma das modalidades de automobilismo mais assistidas do Brasil, ela continuou inovando para tornar as corridas ainda mais emocionantes e, principalmente, seguras para os pilotos.

Um exemplo disso foi as adaptações chamadas de bolhas que simulavam um veículo sobre o chassis tubular. Logo em seguida, no ano de 2001 a categoria passou por mais uma série de mudanças e a empresa Vicar passou a ser a organizadora do evento até os dias atuais.

Fonte Reprodução do site Blow The Engine Raio X Chassi JL G-09

A partir do ano de 2003, os veículos passaram a utilizar um motor de 8 cilindros importado dos Estados Unidos o que proporcionava ainda mais esportividade e emoção durante as corridas

Quais foram os carros mais emblemáticos utilizados?

Um dos veículos mais icônicos utilizados pela Stock Car foi o Opala. A carenagem utilizada era praticamente a mesma do veículo comercializado nas concessionárias Chevrolet. Entretanto, com alguns equipamentos de segurança bastante sofisticados e alguns detalhes aerodinâmicos que proporcionavam mais desempenho nas curvas é frenagens.

Outro veículo que também marcou época na Stock Car foi o famoso Ômega, que passou a ser utilizado no ano de 1994. A Chevrolet também emplacou outros modelos de veículo na competição como o Astra e, recentemente o Cruze.

Porém, não foi somente a montadora que disponibilizou carenagens para veículos da Stock Car. O Bora da Volkswagen também já fez parte da competição além do Mitsubishi Lancer, Peugeot 307 e outros veículos.

Fonte Reprodução do site Pinterest Stock Car Mitsubishi Lancer

Quais foram os principais pilotos que já passaram por ela?

A Stock Car já teve grandes nomes do automobilismo mundial correndo pelas pistas do Brasil e do mundo. Alguns deles nós já citamos anteriormente, como Rubens Barrichello e Cacá Bueno.

Entretanto, temos outros que também são considerados grandes pilotos que passaram pela categoria, entre eles:

  • Paulo Gomes
  • Ângelo giombelli
  • Chico Serra
  • Daniel Serra
  • Giuliano losacco
  • Ricardo Maurício, entre outros.

Entretanto, nem mesmo os grandes nomes o que já passaram por categorias como a Fórmula 1 marcaram tanto a Stock Car como um piloto em especial. Ingo Hoffmann, conquistou um feito histórico entre os anos de 1990 e 2000.

 

Ele foi o vencedor de todos os 8 títulos no período, sendo que 6 deles foram consecutivos. Apenas o piloto Paulo Gomes no ano de 1995 e Chico Serra em 1999 conseguiram interromper a hegemonia desse grande piloto que é conhecido até hoje pelo apelido de alemão.

Por fim, podemos concluir que a Stock Car é uma modalidade que ganhou seu espaço no concorrido universo das competições automobilísticas. Especialmente no Brasil, essa categoria conquistou o coração dos brasileiros, que dividem sua paixão com outras, como a Fórmula 1, por exemplo.

Se você gostou deste artigo e quer que mais pessoas conheçam essa incrível história compartilhe o artigo em suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

PPF: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

PPF: entenda o que é e como funciona

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

VER MAIS

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!

VER MAIS

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!