Curiosidades do Mundo Automobilístico

7 dicas para evitar problemas ao deixar o carro parado

Manter um carro parado por muitos dias não é algo muito interessante para o sistema e o perfeito funcionamento da parte mecânica do automóvel. Veículos foram feitos para trafegar, entretanto, alguns muito luxuosos costumam ficar mais tempo parado que o normal.

A longa vida útil e o bom funcionamento de um veículo dependem, principalmente, dos cuidados que o proprietário tem com ele. Por isso, é fundamental que quando for manter o seu carro parado por muito tempo você tome alguns cuidados para evitar problemas no seu sistema.

Pensando nisso, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos quais são esses principais cuidados com carro parado. Acompanhe!

1. Tente andar com o carro pelo menos uma vez por semana

Se uma pessoa mantém um carro parado por muitos dias ela deve ter um bom motivo para isso. Entretanto, mesmo que você tenha seus motivos para deixar seu veículo estacionado, é importante se conscientizar e, pelo menos, uma vez na semana tirar ele da garagem.

Uma voltinha pela cidade de aproximadamente 20 minutos já vai fazer muito bem para o seu carro. Lembre-se sempre de que os veículos foram projetados e construídos para estarem em frequente movimento. Interromper esse fluxo de funcionamento pode prejudicar seus sistemas.

Fonte Reprodução do site BMW.com.br

Quando for fazer isso, antes de sair da sua casa fique com o carro ligado por volta de 1 a 2 minutos. Assim, todos os fluidos do motor e as outras peças circularão e aquecerão para funcionarem em perfeito estado.

Uma coisa precisa ficar muito bem esclarecida em sua mente. Jamais ligue o carro em uma garagem fechada. Além de ser ineficiente para o funcionamento dos sistemas do veículo essa prática pode gerar um grande acúmulo de monóxido de carbono, que é extremamente nocivo ao corpo humano.

2. Tenha cuidado com os pneus

Uma coisa muito comum de acontecer com veículos parados é ter seus pneus esvaziados espontaneamente. Quando isso acontece, eles podem perder sua cinta e o formato original dos pneus fica comprometido.

Fonte: Reprodução do site Fletcher Jones Motorcars

Além disso, você também não poderá trafegar para fazer a “saidinha semanal” de 20 minutos. Portanto, sempre observe os pneus e se notar algo de estranho corra para um posto para fazer a calibragem.

3. Verifique os níveis de óleo com frequência

Os fluidos de um veículo são essenciais para manter a lubrificação de seus elementos e o bom funcionamento das peças. Portanto, é muito importante analisá-los com frequência, especialmente o óleo do motor. Além de verificar se ele está no nível correto — de acordo com o manual da montadora —, também é preciso ver se o aspecto está dentro do aceitável. Se notar sujeira nele vale a pena procurar uma loja especializada para fazer a troca.

Fonte: Reprodução do site Britt Auto Center

4. Evite deixar a gasolina parada por muito tempo

Uma coisa muito importante que várias pessoas nem fazem ideia é que a gasolina tem prazo de validade. As características desse elemento começam a se alterar a partir de 25 a 30 dias que está dentro de um recipiente.

Fonte: Reprodução do site: Blog Posto 214

Depois desse tempo ela começa a produzir impurezas que não são protegidas pelo filtro de combustível e podem gerar problemas nos bicos injetores de combustível no motor. Portanto, a dica é consumir o combustível em, no máximo, 20 dias para evitar esse tipo de problema.

5. Mantenha o veículo limpo

A manutenção da limpeza de carro parado também é algo que precisa ser mencionado. É inevitável o acúmulo de poeira em veículos que ficam muito tempo estacionados. Portanto, você deve sempre fazer a manutenção de limpeza no carro, tanto na parte externa quanto interna.

Fonte: Reprodução do site Car Parts Clean and Disinfect

6. Tenha atenção ao ar-condicionado

O ar-condicionado é um item indispensável nos carros hoje em dia, entretanto, em veículos que ficam parados por muitos dias é importante ter alguns cuidados para manter o perfeito funcionamento do sistema, bem como evitar que ele prejudique a saúde do proprietário e dos ocupantes do carro quando for ligado.

Sendo assim, mesmo com o carro parado é necessário fazer as devidas manutenções, como verificação dos níveis de gás e óleo, limpeza e troca de filtros, entre outras. Dessa forma, você não será pego de surpresa com o ar-condicionado sem funcionar na hora que for pegar o carro para fazer um passeio.

Fonte: Reprodução do site Youse

7. Observe a saúde da bateria

Sem dúvidas, de todos os componentes de um carro parado o que mais sofre com essa prática é a bateria. Contrariando o pensamento de muitas pessoas, não basta ligar o carro com certa periodicidade para que ela receba carga e se mantenha cheia.

Na verdade, é necessário avaliar a situação do fluido ou solução ácida que fica instalada na parte interior da sua bateria. A movimentação que é gerada pelo deslocamento de um veículo é totalmente suficiente para evitar a concentração desse elemento na base do recipiente que, na maioria dos casos, é feito de material plástico.

Fonte: Reprodução do site: Youse

Entretanto, quando ocorre de um carro ficar muito tempo parado a história muda totalmente de figura, tendo em vista que esse mesmo elemento ácido começa a corroer o plástico das placas e tudo o que estiver pelo seu caminho.

E como evitar isso? Simples! Basta ligar o carro — sempre em um ambiente aberto e com circulação de ar — e se movimentar um pouco com o veículo, nem que seja para frente ou para trás.

As baterias mais novas costumam suportar até 3 semanas sem movimentação do fluido ácido, entretanto, as que já estão em uso por mais anos tendem a durar apenas 3 a 5 dias antes de iniciar o processo de deterioração.

Algumas pessoas retiram os cabos que conectam a bateria nos sistemas elétricos do carro. Isso pode até ajudar a evitar uma descarga, entretanto, pode desconfigurar totalmente o painel, central multimídia e computador de bordo.

Além de adotar essas medidas para evitar problemas com carro parado é fundamental ter em mente que, mesmo não utilizando tanto o veículo, ainda será necessário levá-lo a um mecânico com frequência para avaliar a situação e evitar que ele sofra um problema maior que poderia ser detectado e tratado com antecedência.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais. Dessa forma, mais pessoas terão conhecimento da importância de ter cuidado com o veículo quando ele fica muito tempo parado.

Comentários

  1. Igor camilo Prates zimerer disse:

    Boa noite, conteúdo de estrema importância para que gosta de carros, pois foram projetados para andar infinitos km , carro muito parado você só vai ter muitos problemas desde a bateria até o motor que pode sofrer danos muito sérios,excelente conteúdo .Abrcs TMJ .

    1. blogpaito disse:

      Muito obrigado amigo! Sempre estamos pensando no melhor conteúdo para podermos passar as melhores informações para os amantes de carro, velocidade e do mundo automotivo que tanto amamos também! Muito obrigado por nos acompanhar!

  2. Muito bom o artigo, como já fui proprietário de vários carros ao mesmo tempo, antigos e modernos, tudo que foi dito está correto e aconselho a seguir as orientações. Os antigos até fica mais fácil devido à simplicidade eletrônica, nos modernos o efeito garagem prolongada pode ser sério e caro. Se não tiver tempo para fazer o funcionamento periódico melhor estalerar corretamente ou vender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!